Head Scout: Alessandro Brito revela perfil traçado por reforços no Botafogo: ‘Objetivo são atletas com fome (vontade de jogar aqui)’



O Botafogo já contratou 12 jogadores na primeira janela, mas vai estruturando seu Departamento de Informação para mapear o mercado com a maior quantidade de dados e análises possíveis para seguir fortalecendo seu elenco. Em entrevista ao “GE”, Alessandro Brito, head scout do clube, revelou o perfil dos atletas que vem sendo traçado.


– A gente tem como principal objetivo traçar perfil de atletas “com fome”. Que venha com um perfil vencedor, que construa uma carreira que fique marcada. Fora a parte técnica, tática, física… Trabalhamos com muitos dados, de temporadas inteiras, jogos, títulos, tudo o que couber nos dados – explicou Alessandro Brito.


Como setor ainda sendo montado sob a nova gestão, Alessandro Brito admitiu que algumas contratações foram feitas ainda “à moda antiga”, através de indicações e sugestões de clubes e empresários. Mas que esse modelo será mudado.


– Nesse momento, ainda não temos um banco de dados do clube. Futuramente, o Botafogo terá as suas próprias informações para buscar de dentro para fora. Nesse momento, ficamos em uma posição de aceitar algumas indicações, contatos, seja com clubes ou empresários. Claro que sem deixar de fazer as próprias avaliações. Para frente, a ideia é o clube fazer esse movimento totalmente de dentro para fora. Saber exatamente o que o Botafogo quer buscar. Vamos buscar mais analistas para ver atletas in loco e termos estudos mais completos – esclareceu.


Na entrevista ao “GE”, Alessandro Brito falou sobre a relação com John Textor e como o empresário americano, dono de 90% da SAF do Botafogo, é entusiasta da área de scouting.


– Até brinco com o John que ele vai ser meu scout, porque no ano passado ele viu quase 300 jogos in loco, do estádio. Ele dá risada. É claro que ele não sabe de todos os atletas que nós observamos na América do Sul, mas ele entende de perfil de jogador. Quer saber como chegamos no nome, o que tem de interessante para o Botafogo, o que pode ser daqui a dois ou três anos. Nas renovações, quer entender o motivo para renovar, o interesse em permanecer, quer fazer contato com pais e empresários – contou Brito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem