Surreal. De acordo com “O Globo”, torcedores do Flamengo invadiram na noite deste domingo (18/5) o perímetro reservado pela Polícia Militar a botafoguenses que assistiam ao jogo no lado externo do Maracanã e tentaram roubar materiais dos alvinegros. O mais bizarro é foram detidos mais de 100 pessoas, todas elas da torcida do Botafogo.
A confusão aconteceu no meio do segundo tempo, o que gerou spray de pimenta que chegou a paralisar rapidamente o clássico pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A PM apareceu e levou os torcedores ao Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos (JETGE).
Para completar, houve um acordo para os torcedores não serem processados nem punidos, mediante o pagamento de R$ 200. Porém, mesmo quem quitou o valor ficou impedido por três meses de frequentar estádios, diferentemente do que foi combinado.
O Botafogo se posicionou e fez cobranças:
“Desde sábado, o Botafogo se posicionou sobre os graves riscos de uma operação precária e açodada para acomodar a torcida do Flamengo no Setor Sul do Maracanã, o mesmo destinado à nossa torcida.
A torcida do Botafogo se viu reduzida a um espaço exíguo na arquibancada e a um reduzido cordão de isolamento nas ruas de acesso ao Estádio.
Relatos indicam torcedores do Flamengo invadindo o espaço destinado à torcida do Botafogo e iniciando um conflito que resultou em ação policial com bombas de efeito moral, balas de de borracha e agressões físicas.
Mais de 150 torcedores foram detidos. Coincidentemente, todos do Botafogo.
O clube exige um posicionamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Polícia Militar, do clube mandante, do Consórcio FLA-FLU, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O Botafogo realizará todos os esforços necessários à responsabilização dos envolvidos na elaboração do plano de segurança deste Clássico.
Seguiremos firmes na defesa de nossa gente”.
Todos foram contidos na Rua Eurico Rabelo, pela rápida ação do esquema especial de policiamento preparado pela #SEPM, para o reforço de segurança nos arredores do estádio. pic.twitter.com/gIBKVBrjeP
— @pmerj (@PMERJ) May 18, 2025
Atualização! Ao todo, foram conduzidos 102 integrantes de torcida organizada, durante ação do #BEPE, nas proximidades do Maracanã. A informação preliminar dada anteriormente, de aproximadamente 40 torcedores, deve ser desconsiderada.#PMERJ #SempreAtuante #ServireProteger pic.twitter.com/A9Whn5JrIx
— @pmerj (@PMERJ) May 19, 2025