O Brasil já contabiliza 117 clubes registrados oficialmente como Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A nova marca foi revelada na segunda atualização do mapeamento das SAFs, divulgada na última terça-feira (29/7) pelo portal Migalhas, e elaborada por Rodrigo Monteiro de Castro, advogado, professor de Direito Comercial do IBMEC-SP e coautor da Lei da SAF. Desde a versão anterior, publicada em fevereiro deste ano, o número de SAFs saltou de 99 para 117.
A atualização considerou apenas SAFs com CNPJ ativo até 22 de julho de 2025, respeitando os critérios da Lei 14.193/21, que exige a presença do termo "Sociedade Anônima do Futebol" ou da sigla "S.A.F." na razão social da empresa. A metodologia identificou 19 novas constituições formais no período, mas também excluiu uma SAF anteriormente listada, que teve o CNPJ suspenso, o que resultou em 18 novas entidades incorporadas ao levantamento final.
Entre os estados que concentram o maior número de SAFs estão São Paulo (29), Paraná (15), Minas Gerais (13) e Santa Catarina (9), unidades da federação com forte presença estrutural e institucional no futebol, seja por meio de clubes tradicionais, mercados consolidados ou projetos de médio e longo prazo. Região com grande concentração de estados, o Nordeste aparece representado por Bahia (8), Rio Grande do Norte (4), Ceará (3), Pernambuco (2), Paraíba (2), Alagoas (1) e Sergipe (1).
Em termos de desempenho esportivo, apenas três das 18 novas SAFs disputam atualmente alguma divisão nacional: uma na Série B (Amazonas) e duas na Série C (Botafogo-PB e Brusque). As demais 16 estão fora das séries A, B, C e D do Brasileirão, atuando em competições estaduais ou ainda em fase de estruturação, o que reforça a adesão ao modelo também por clubes emergentes e projetos em desenvolvimento. Em novembro, o ge divulgou um levantamento que considerava apenas clubes organizados como SAFs que disputavam divisões nacionais ou competições estaduais de relevância.
Entre as novas SAFs já com CNPJ ativo, está a oficialização do Botafogo-PB, que havia anunciado a transformação em novembro de 2024. Agora formalizado, o Alvinegro da Estrela Vermelha tem projetado investimentos de até R$ 300 milhões ao longo de 15 anos. Outro destaque é o Amazonas, única novidade entre os que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro.
A tendência de crescimento do modelo se apoia em casos de sucesso que têm impulsionado o debate, como o do Botafogo, atual campeão da Série A e da Conmebol Libertadores. Ainda que a adesão à SAF não garanta resultados imediatos, o formato tem ganhado espaço como uma alternativa para a reestruturação financeira e profissionalização da gestão no futebol brasileiro.
Estado Clube
AC Santa Cruz
AL VS SAF
AP —
AM Amazonas e Sete FC
BA Bahia, Fluminense de Feira, Galícia, Itabuna, Industrial, Porto Seguro, Sakai e SSA FC
CE Clube Nacional do Ceará, Fortaleza e Tirol
DF Brasiliense, Capital, Ceilândia, GEB, Real Brasília e Samambaia
ES Nova Venécia e Rio Branco
GO Abecat Ouvidorense, Grêmio Anápolis, Anapolina, Atlético-GO, Centro Oeste, Itaberaí, Goiânia, Planalto e Rio Verde
MA —
MT Cuiabá, Novo Mixto e Tangará
MS Pantanal
MG América-MG, Araxá, Athletic, Atlético-MG, Boston City, Coimbra, Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito, North Esporte, Pouso Alegre, Uberaba e Venda Nova
PA —
PB Botafogo-PB e CSP
PR Araucária, Aruko, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Guarapuava, Krakatua, Londrina, Maringá, Milionários, P8, Paraná, Paranavaí, PSTC e Rio Branco
PE Flamengo-PE e Unibol
PI —
RJ Boavista, Botafogo, Vasco e Zinzane
RN América-RN, Laguna, Quinho e Rio Grande
RS Futebol com Vida
RO —
RR Monte Roraima
SC Atlético Hermann, Blumenau, Brusque, Camboriú, Figueirense, Hercílio Luz, Inter de Lages, Núcleo e Tubarão
SP América-SP, Araçatuba, Atlético Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Capivariano, Catanduva, EC São Bernardo, Ferroviária, Guaratinguetá, Juventude, Lemense, Meia Noite, Noroeste, Novorizontino, Pinda, Portuguesa, Prata da Casa, Primavera, Referência, São Bernardo, São José, Sfera, Tanabi, Terceiro Milênio, Ultra, União Suzano, Valinhos Huper, Vital Academia e XV de Piracicaba
SE Falcon
TO —