Um gol com 14 segundos definiu o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, entre Botafogo e LDU, nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos. Artur Victor foi quem marcou, e a vitória por 1 a 0 e numa vantagem mínima ao Fogão no confronto.
A torcida do Botafogo deu show novamente. Desta vez, com um inédito mosaico em movimento na entrada do time para o jogo com a LDU, na noite desta quinta-feira (14/8), no Estádio Nilton Santos, na ida das oitavas de final da Libertadores 2025.
Mosaico feito pela torcida do Botafogo antes da bola rolar em Botafogo x LDU. De um lado a caveira da TJB, e do outro cachorro Bira. Ser autêntico e original é pra poucos!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 14, 2025
🎥 Paramount+ pic.twitter.com/BtqIVB3MHg
O mosaico da torcida do Botafogo pic.twitter.com/hrrf7MWHA1
— Thiago Pinheiro 🌲 (@othiagopinheiro) August 14, 2025
Lindo mosaico da torcida do Botafogo! Peça em movimento aos gritos de “sou Botafogo”. Times em campo! pic.twitter.com/M9nqb8e5fB
— Bárbara Mendonça (@barbaramendoncc) August 14, 2025
Pero mirá lo que es este video del mosaico en movimiento de la torcida del Botafogo ante Liga de Quito en Rio de Janeiro 🏆🚬
— Out of Context Libertadores (@OC_Libertadores) August 14, 2025
LA BENDITA COPA LIBERTADORES 😮💨pic.twitter.com/Lzi86r2CUg
O mosaico “se mexia” com o movimento sincronizado de torcedores ao som do grito “Sou… Sou… Bo-ta-fo-go!”.
¿Carlo Ancelotti? Presente el Nilton Santos en el duelo entre Botafogo y Liga de Quito 🏆🚬 pic.twitter.com/ytHsQ8oeFK
— Out of Context Libertadores (@OC_Libertadores) August 14, 2025
👋🤓 ¡Hola Míster! Carlo Ancelotti, presente en @Botafogo 🆚 @LDU_Oficial
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) August 14, 2025
#Libertadores #GloriaEterna pic.twitter.com/yPYAbr9gm0
Carlo Ancelotti, foi ver o filho e jogadores convocáveis do Botafogo para a Seleção Brasileira, e marcou presença no Estádio Nilton Santos.
Tiago Nunes ainda conversou algo com Davide
Antes da bola rolar, Tiago Nunes deve ter falado pra Davide Ancelotti, pegar mais leve, depois da goleada do Botafogo contra Renato Paiva, ex-treinador também do Fogão que também não deixou saudades, no último Domingo contra o Fortaleza.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 14, 2025
🎥 Paramount+ pic.twitter.com/AnPbWkzbyE
O Jogo
O início não poderia ser melhor para o Botafogo. Ainda no embalo de um mosaico em movimento e de uma recepção de gala, a torcida comemorou um gol com 14 segundos. Foi o tempo de Arthur Cabral roubar uma bola, Alex Telles cruzar na medida e Artur mandar para a rede.
Cenário melhor impossível, com gol cedo para desbloquar o jogo e abrir caminhos. Imaginava-se. Não foi o que ocorreu. A LDU conseguiu entrar na partida, e o Botafogo não foi bem nas transições e nos contra-ataques. Aos 6 minutos, Alzugaray finalizou por cima. Aos 12 minutos do primeiro tempo, John fez uma defesaça em veio de Cornejo.
Do outro lado, a LDU chegou perto duas vezes, mas Vitinho salvou. Ele cortou um contra-ataque com carrinho preciso dentro da área aos 28.
vitinho pic.twitter.com/KvqBjnH5t6
— SIGA: TÁTICA ALVINEGRA (@Videogui_tatica) August 15, 2025
Após o escanteio cobrado por Alzulgaray, Medina se antecipou o lance antes de Alexander Barboza e quase marcou, novamente o goleiro John ficou na dúvida em qual ação tomar.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 14, 2025
🎥 Paramount+ pic.twitter.com/VISB1BlZrV
Durante o tempo de acréscimo no fim do primeiro tempo, o Goleiro John falhou 2 vezes, na primeira com Vitinho salvando e a bola indo pra escanteio, e na sequência, pra sorte Medina não fez o gol de empate.
No segundo tempo, foi um cenário parecido. A diferença era que, embora pouco atacasse com perigo, o Botafogo mostrava mais equilíbrio defensivo. O técnico Davide Ancelotti, que havia perdido David Ricardo por lesão no primeiro tempo, fez alterações por opção, com as entradas de Joaquín Correa e Matheus Martins. Pouco depois, os acionados foram Allan e Nathan Fernandes.
Com dois pontas em campo, o Botafogo, enfim, achou um contra-ataque. Foi quando Matheus Martins, aos 26 minutos, arrancou em alta velocidade pela esquerda, invadiu a área e finalizou, mas Adé conseguiu travar na última hora. Já aos 32, Arthur Cabral limpou o lance bateu de canhota, Valle defendeu em dois tempos.
Faltava caprichar na última bola. Como foi com Nathan Fernandes, que avançou pelo meio e forçou demais o passe em Joaquín Correa, quando Matheus Martins passava livre na esquerda. Aos 41, Correa quase conseguiu concluir cruzamento de Nathan.
Ainda teve mais uma oportunidade. Matheus Martins acelerou pela esquerda e cruzou, Joaquín Correa pegou de primeira e o goleiro fez boa defesa. A impressão é que o Botafgo demorou a aumentar o ritmo e, por isso, não conseguiu ampliar a vantagem.
Próximos jogos do Botafogo
Botafogo e LDU voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (21/8), às 19h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casa Blanca, em Quito. Antes, o Glorioso tem compromisso importante pelo Campeonato Brasileiro, domingo (17/8), às 20h30, contra o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 LDU
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 14/8/2025 – 19h
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: John Alexander León (COL) e Sebastián Vela (COL)
VAR: David Rodríguez (COL)
Renda/Público: R$ 1.738.028,00 / 33.590 pagantes / 37.131 presentes
Cartões amarelos: Marçal (BOT); Richard Mina, Cornejo e Gruezo (LDU)
Cartões vermelhos: Luca Guerra 44’/1ºT (BOT)
Gol: Artur 13″/1ºT (1-0)
BOTAFOGO: John; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo (Marçal 36’/1ºT) e Alex Telles; Danilo (Allan 25’/2ºT), Marlon Freitas e Savarino (Nathan Fernandes 25’/2ºT); Artur (Joaquín Correa 16’/2ºT), Arthur Cabral e Álvaro Montoro (Matheus Martins 16’/2ºT) – Técnico: Cláudio Caçapa / Davide Ancelotti.
LDU: Valle; Adé, Richard Mina (Aimar 30’/2ºT) e Leonel Quiñónez; Quintero, Gruezo, Cornejo (Alvarado 25’/2ºT), Villamil e Bryan Ramírez (Erique 39’/2ºT); Alzugaray (Pastrán 39’/2ºT) e Jeison Medina (Michael Estrada 25’/2ºT) – Técnico: Tiago Nunes.
Assista Abaixo: