Com 13 desfalques, o Botafogo saiu na frente, mas sofreu o empate nos minutos finais do segundo tempo num pênalti infantil feito por Matheus Martins. O 1 a 1 com o Tricolor Gaúcho nesta quarta-feira (24/9), na Arena do Grêmio, em partida atrasada da 16ª rodada. O Fogão perdeu mais uma chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, mantendo-se na quinta posição, com 40 pontos.
O jogo
A partida começou com Artur tomando uma rasteira de Dodi, logo no primeiro minuto da partida.
O Artur Victor tomou uma rasteira logo no começo de Grêmio x Botafogo. O árbitro Lucas Torezin não marcou falta.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/2Oj2S2ilEp
O Botafogo teve mais a posse de bola no primeiro tempo, enquanto o Grêmio buscava os ataques mais rápidos.
Leo Linck e Alexander Barboza trocaram passes, o zagueiro lançou, Arthur Cabral escorou pra Jeffinho que fez ótimo passe longo pra Matheus Martins que chutou, e carimbou à trave de Tiago Volpi, após Kannemann pressionar na marcação.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/h36fQzSMES
Ótima defesa de Leo Linck após cabeçada de Kannemman; quando a bola foi pra Edenílson estava em impedimento.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/jZTB7XHCk0
No começo do jogo, duas jogadas perigosas para cada lado. Aos cinco minutos, após cobrança de escanteio, Kannemann finalizou livre de dentro da área e Léo Linck fez uma defesaça no chão. No lance seguinte, Jeffinho recebeu o pivô de Arthur Cabral e deu enfiada na medida para Matheus Martins, que avançou, mas acabou não conseguindo finalizar direito, pressionado por Kannemann. Era bola de gol.
Mais uma defesaça de Leo Linck, lembrou o goleiro Wagner, conseguiu se recuperar bem no lance, e evitou tomar gol de Edenílson. No lance Alex Telles falhou, só não foi pior, porque que Alexander Barboza conseguiu dar um leve desvio.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥Premiere pic.twitter.com/gLvD3UAvR7
Aos 15 minutos do primeiro tempo, Léo Lick fez mais uma defesaça. Marlon cruzou do lado esquerdo e Edenílson chegou cabeceando entre os zagueiros, e o goleiro alvinegro voou no canto para uma defesa espetacular. O Botafogo melhorou na parte final.
Tinha endereço!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
Artur Victor cobrou ótima falta, mas Tiago Volpi fez ótima defesa, a popular "ponte" feita pelos goleiros em décadas passadas. Um Grêmio x Botafogo onde os goleiros vão sendo os destaques até aqui.
🎥 Premiere pic.twitter.com/P5Hjrd7Tba
Aos 35 do primeiro tempo, Artur Victor cobrou falta e Tiago Volpi fez difícil defesa no canto. Depois, Arthur Cabral recebeu de Artur Victor dentro da área e chutou em cima do goleiro. O Botafogo teve outras boas chegadas, mas faltou capricho, mas faltou coragem.
Essa jogada começou após o Artur Victor ter dado um passe de bandeja pro William. Um absurdo este pseudo jogador usar a camisa 7 do Botafogo. pic.twitter.com/KXXRA6Skfg
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
Aos 44 minutos do primeiro tempo, Artur Victor fez passe errado pra trás, William recebeu a bola, conduziu e fez passe pra André, que quase conseguiu abriu o placar pro Grêmio.
O segundo tempo começou com um vacilo total do Botafogo. Jeffinho tocou para trás e deu um presente, o árbitro Lucas Torezin não deu falta, Alexander Barboza conseguiu se virar entre dois, mas se atrapalhou no lance, Dodi dominou livre e chutou em cima de Léo Linck, desperdiçando uma chance incrível.
Jeffinho e Alexander Barboza se atrapalharam, e Leo Linck fez mais outra ótima defesa.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/fSLtyKvmVZ
Após ótimo lançamento de Marlon Freitas, finalmente o Cuiabano depois que voltou pro Botafogo, por empréstimo, após ter sido vendido pro Nottingham Forest, voltou a marcar pelo Fogão, fazendo a lei do ex, prevalecer!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥Premiere pic.twitter.com/7jR6loCzbR
Aos 7 minutos e 30 segundos do segundo tempo, o Fogão foi lá e fez valer a famosa Lei do Ex. Marlon Freitas descolou um lindo lançamento, Cuiabano invadiu a área e tocou na saída de Volpi: 1 a 0 e comemoração em frente à torcida gremista, que vinha vaiando o camisa 6. É o segundo dele contra seu ex-clube – já tinha feito um em 2024.
Desta vez não foi o Leo Linck, mas foi o Kaio Pantaleão que cortou bem o lance de cabeça, após chute de Marlon. Evitando o gol de empate.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 24, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/N2KeXB3aYl
Aos 16 minutos do segundo tempo, William pela direita passou por Cuiabano, cruzou a bola na área, a bola passou por todo mundo que estava na área, e chegou para Marlon que chutou de fora da área, e Kaio Pantaleão com ótimo desvio de cabeça, evitou o que seria o gol de empate Gremista.
Até o auxiliar técnico Andrew "Andy" Mangan perdeu a paciência com as indefinições de Davide Ancelotti, sobre as últimas 2 substituições que restam pro Botafogo realizar.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 25, 2025
🎥Premiere pic.twitter.com/OLMddIHBGH
Aos 27 minutos do segundo tempo, um dos auxiliares de Davide Ancelotti, Andrew Mangan ficou insatisfeito com a indefinição de Davide, sobre substituir. (Este era o momento para entrar o garoto promissor Kadir Barría) além de Cauã Zappelini.
A camisa 7 do Botafogo pesa pro Artur Victor, neste lance faltou ter físico, e velocidade pra ir na cara do gol de Tiago Volpi ou conseguir uma opção de passe. O pseudo jogador de pernas curtas se atrapalhou, e o lance ficou fácil pro zagueiro Gustavo Martins.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 25, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/uM4zWTz8IG
Outra chance de contra-ataque, aos 30 minutos Artur Victor mostrou pura incompetência e perdeu ótimo lance pro Botafogo, ficou fácil demais pro zagueiro Gustavo Martins.
Alexander Barboza fez ótimo desarme, correu, e lançou pra Artur Victor, que chegou atrasado, e foi interceptado pelo goleiro Tiago Volpi.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 25, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/KpMx3QOQKa
Aos 36 minutos do segundo tempo, o zagueiro Alexander Barboza ganhou desarme, correu, e fez ótimo passe longo, porém o Artur Victor, novamente se perdeu na jogada, e não surpreendeu o goleiro Tiago Volpi.
Por não ter feito as 2 substituições no tempo correto, Davide Ancelotti, viu Matheus Martins fazer penalidade, aos 39 minutos do segundo tempo. O Árbitro Lucas Torezin foi chamado pelo VAR Ilbert Estevam, e assim o Botafogo deixou espacar outra vitória.
O árbitro Lucas Torezin foi ao VAR, após Ilbert Estevam pedir pra checar o lance, após a bola ir no ombro e na mão esquerda de Matheus Martins.
🎥 Premiere pic.twitter.com/d36kSCCkTn
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 25, 2025
PÊNALTI PARA O GRÊMIO! Árbitro checa toque de mão de Matheus Martins e marca a penalidade! pic.twitter.com/5TtRySsNwK
— ge (@geglobo) September 25, 2025
UM DOS MELHORES BATEDORES DE PENALTI DO FUTEBOL BRASILEIRO SE CHAMA TIAGO VOLPI
— Noite de Copa (@Noitedecopa) September 25, 2025
ELE EMPATA O JOGO DE NOVO! GELADOOO!
Que cobrança fria. pic.twitter.com/tgG9dTDMpX
Com a vantagem no placar, o Botafogo teve contra-ataques, mas não aproveitou, e viu o Grêmio aumentar a pressão à medida em que as substituições eram efetuadas. Já no fim, aos 41 minutos, após intervenção do VAR, o árbitro Lucas Torezin deu pênalti após Matheus Martins levar a mão à bola dentro da área numa cobrança de falta do Grêmio. O goleiro Tiago Volpi foi para a batida, deslocou Léo Linck e deixou tudo igual em 1 a 1.
Depois que a "vaca 🐄 foi pro brejo" o Davide Ancelotti iria colocar o Kadir Barría, porém o destino é sempre cruel para quem é incompetente e indeciso. Matheus Martins fez pênalti, e o Davide foi só se irritar tardiamente. Quando o Botafogo perdeu 4 gols.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 25, 2025
🎥Premiere pic.twitter.com/VW4MhWoIZl
Depois que Davide Ancelotti errou, e não ouviu Andrew Mangan, aos 27 minutos do segundo tempo, foi querer ficar revoltado, já era tarde pra isto.
Mesmo em impedimento, o Kadir Barría mostrou ter talento, uma pena que o Davide Ancelotti colocou ele tarde demais no Botafogo. Um jogador com talento e bom chute, mesmo sendo promessa, é pra ser o décimo segundo jogador do time.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) September 25, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/YK4SDtXQQG
Nos acréscimos, o placar poderia mudar. Aos 48 minutos, Cuiabano lançou, o panamenho Kadir – que acabara de entrar para fazer sua estreia – arrancou e finalizou na trave.
#Grêmio quase vira a partida com Alex Santana, na trave.
— Diego Torbes (@DiegoTorbesBage) September 25, 2025
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/pPhHEAjpdk
Na sequência, aos 49 minutos do segundo tempo, Marlon do Grêmio cruzou uma bola da esquerda e Alex Santana, de ombro, acertou o travessão de Léo Linck. E a partida, bem movimentada, acabou terminando mesmo em 1 a 1. E o que parecia que estava ruim, ainda iria piorar, quando o Kaio Pantaleão foi expulso após o apito final, o Botafogo não terá nem Kaio e nem Alexander Barboza, que estava pendurado, e recebeu mais um amarelo, contra o Fluminense, no próximo Clássico Vovô.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo agora terá dois jogos seguidos no Rio de Janeiro, contra Fluminense, no próximo domingo (28/9), às 16h, no Maracanã; e Bahia, na quarta-feira (1/10), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 BOTAFOGO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 24/9/2025 – 19h30
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Renda e público: R$ 895.231,00 / 18.353 pagantes / 18.551 presentes
Cartões amarelos: Marlon Freitas, Alexander Barboza e Kaio Pantaleão (BOT); Marcos Rocha (GRE)
Cartões vermelhos: Kaio Pantaleão 53’/2ºT (BOT)
Gols: Cuiabano 7’/2ºT (0-1) e Tiago Volpi 44’/2ºT (1-1)
GRÊMIO: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega (Alex Santana – Intervalo), Dodi, Pavon (Alysson – Intervalo), Edenilson (Cristian Olivera 21’/2ºT) e Willian (Cristaldo 24’/2ºT); André Henrique (Jardiel 32’/2ºT) – Técnico: Thiago Kosloski.
BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexanderson Barboza e Alex Telles (Cuiabano 25’/1ºT); Newton e Marlon Freitas; Artur (Kadir 48’/2ºT), Jeffinho (Mateo Ponte 17’/2ºT), Arthur Cabral e Matheus Martins – Técnico: Davide Ancelotti.