Por demora do técnico Davide Ancelotti em substituições que restavam, Botafogo cede empate para o Grêmio e segue oscilando no Brasileirão 2025, clube ainda não conseguiu ficar fixo no G-4


Walter Kannemann em lance capital com apenas um toque no peito de Matheus Martins, o camisa 11 do Botafogo, foi deslocado e não conseguiu abrir o placar pro Botafogo, acertando a trave de Tiago Volpi aos 6 minutos do primeiro tempo - Foto: Vítor Silva/Botafogo



Com 13 desfalques, o Botafogo saiu na frente, mas sofreu o empate nos minutos finais do segundo tempo num pênalti infantil feito por Matheus Martins. O 1 a 1 com o Tricolor Gaúcho nesta quarta-feira (24/9), na Arena do Grêmio, em partida atrasada da 16ª rodada. O Fogão perdeu mais uma chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, mantendo-se na quinta posição, com 40 pontos.


O jogo


A partida começou com Artur tomando uma rasteira de Dodi, logo no primeiro minuto da partida.



O Botafogo teve mais a posse de bola no primeiro tempo, enquanto o Grêmio buscava os ataques mais rápidos. 



 

No começo do jogo, duas jogadas perigosas para cada lado. Aos cinco minutos, após cobrança de escanteio, Kannemann finalizou livre de dentro da área e Léo Linck fez uma defesaça no chão. No lance seguinte, Jeffinho recebeu o pivô de Arthur Cabral e deu enfiada na medida para Matheus Martins, que avançou, mas acabou não conseguindo finalizar direito, pressionado por Kannemann. Era bola de gol.


 

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Léo Lick fez mais uma defesaça. Marlon cruzou do lado esquerdo e Edenílson chegou cabeceando entre os zagueiros, e o goleiro alvinegro voou no canto para uma defesa espetacular. O Botafogo melhorou na parte final. 


 

Aos 35 do primeiro tempo, Artur Victor cobrou falta e Tiago Volpi fez difícil defesa no canto. Depois, Arthur Cabral recebeu de Artur Victor dentro da área e chutou em cima do goleiro. O Botafogo teve outras boas chegadas, mas faltou capricho, mas faltou coragem.



Aos 44 minutos do primeiro tempo, Artur Victor fez passe errado pra trás, William recebeu a bola, conduziu e fez passe pra André, que quase conseguiu abriu o placar pro Grêmio.


O segundo tempo começou com um vacilo total do Botafogo. Jeffinho tocou para trás e deu um presente, o árbitro Lucas Torezin não deu falta, Alexander Barboza conseguiu se virar entre dois, mas se atrapalhou no lance, Dodi dominou livre e chutou em cima de Léo Linck, desperdiçando uma chance incrível. 




 

Aos 7 minutos e 30 segundos do segundo tempo, o Fogão foi lá e fez valer a famosa Lei do Ex. Marlon Freitas descolou um lindo lançamento, Cuiabano invadiu a área e tocou na saída de Volpi: 1 a 0 e comemoração em frente à torcida gremista, que vinha vaiando o camisa 6. É o segundo dele contra seu ex-clube – já tinha feito um em 2024.


 

Aos 16 minutos do segundo tempo, William pela direita passou por Cuiabano, cruzou a bola na área, a bola passou por todo mundo que estava na área, e chegou para Marlon que chutou de fora da área, e Kaio Pantaleão com ótimo desvio de cabeça, evitou o que seria o gol de empate Gremista.


 

Aos 27 minutos do segundo tempo, um dos auxiliares de Davide Ancelotti, Andrew Mangan ficou insatisfeito com a indefinição de Davide, sobre substituir. (Este era o momento para entrar o garoto promissor Kadir Barría) além de Cauã Zappelini.



Outra chance de contra-ataque, aos 30 minutos Artur Victor mostrou pura incompetência e perdeu ótimo lance pro Botafogo, ficou fácil demais pro zagueiro Gustavo Martins.


 

Aos 36 minutos do segundo tempo, o zagueiro Alexander Barboza ganhou desarme, correu, e fez ótimo passe longo, porém o Artur Victor, novamente se perdeu na jogada, e não surpreendeu o goleiro Tiago Volpi.



Por não ter feito as 2 substituições no tempo correto, Davide Ancelotti, viu Matheus Martins fazer penalidade, aos 39 minutos do segundo tempo. O Árbitro Lucas Torezin foi chamado pelo VAR Ilbert Estevam, e assim o Botafogo deixou espacar outra vitória. 


 




Com a vantagem no placar, o Botafogo teve contra-ataques, mas não aproveitou, e viu o Grêmio aumentar a pressão à medida em que as substituições eram efetuadas. Já no fim, aos 41 minutos, após intervenção do VAR, o árbitro Lucas Torezin deu pênalti após Matheus Martins levar a mão à bola dentro da área numa cobrança de falta do Grêmio. O goleiro Tiago Volpi foi para a batida, deslocou Léo Linck e deixou tudo igual em 1 a 1.


 

Depois que Davide Ancelotti errou, e não ouviu Andrew Mangan, aos 27 minutos do segundo tempo, foi querer ficar revoltado, já era tarde pra isto.


Nos acréscimos, o placar poderia mudar. Aos 48 minutos, Cuiabano lançou, o panamenho Kadir – que acabara de entrar para fazer sua estreia – arrancou e finalizou na trave.



Na sequência, aos 49 minutos do segundo tempo, Marlon do Grêmio cruzou uma bola da esquerda e Alex Santana, de ombro, acertou o travessão de Léo Linck. E a partida, bem movimentada, acabou terminando mesmo em 1 a 1. E o que parecia que estava ruim, ainda iria piorar, quando o Kaio Pantaleão foi expulso após o apito final, o Botafogo não terá nem Kaio e nem Alexander Barboza, que estava pendurado, e recebeu mais um amarelo, contra o Fluminense, no próximo Clássico Vovô.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo agora terá dois jogos seguidos no Rio de Janeiro, contra Fluminense, no próximo domingo (28/9), às 16h, no Maracanã; e Bahia, na quarta-feira (1/10), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.


FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Nilton Santos

Data-Hora: 24/9/2025 – 19h30

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)

Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR)

VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)

Renda e público: R$ 895.231,00 / 18.353 pagantes / 18.551 presentes

Cartões amarelos: Marlon Freitas, Alexander Barboza e Kaio Pantaleão (BOT); Marcos Rocha (GRE)

Cartões vermelhos: Kaio Pantaleão 53’/2ºT (BOT)

Gols: Cuiabano 7’/2ºT (0-1) e Tiago Volpi 44’/2ºT (1-1)


GRÊMIO: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega (Alex Santana – Intervalo), Dodi, Pavon (Alysson – Intervalo), Edenilson (Cristian Olivera 21’/2ºT) e Willian (Cristaldo 24’/2ºT); André Henrique (Jardiel 32’/2ºT) – Técnico: Thiago Kosloski.


BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexanderson Barboza e Alex Telles (Cuiabano 25’/1ºT); Newton e Marlon Freitas; Artur (Kadir 48’/2ºT), Jeffinho (Mateo Ponte 17’/2ºT), Arthur Cabral e Matheus Martins – Técnico: Davide Ancelotti.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem