Vítor Severino: Conheça as ideias do braço direito de Luís Castro, além da comissão técnica que deve chegar ao Botafogo em 18 de Março de 2022

Vítor Severino está ao lado do provável novo técnico do Botafogo há nove temporadas

Quando partiu para o mercado em busca de um treinador para o "novo Botafogo", John Textor tinha em mãos uma lista de pelo menos três nomes que o agradavam. O de Luís Castro, porém, era o que mais saltava aos olhos por conta da reformulação da base do Porto, de Portugal, durante quase uma década - um projeto que parecia se encaixar perfeitamente nos planos alvinegros do Norte Americano.

E foi neste período no Porto, que começou em 2006 e terminou em 2014, que Luís Castro conheceu aquele que viria a ser seu braço direito até hoje: Vítor Severino. Aos 38 anos, ele é o profissional que integra a comissão técnica de Castro há mais tempo e deve chegar ao Botafogo junto com o treinador, segundo apurou ge junto a pessoas próximas do estafe do comandante.

Severino é o auxiliar de Castro desde o trabalho no Rio Ave, em 2016. Mas a relação de parceria começou três anos antes disso, quando se conheceram na Espanha, em um curso para treinadores da UEFA - a dupla, inclusive, tem a licença máxima para técnicos da entidade europeia.


O currículo do jovem de 30 anos impressionou Castro: Severino já havia desempenhado quase todos os cargos na base do clube português Académica de Coimbra. Ele estava no time há uma década e àquela altura era coordenador das categorias inferiores e treinador da equipe B. Além disso, era professor na Universidade de Coimbra, onde lecionava a disciplina de Metodologia do Treino em Futebol no curso de Ciências do Esporte.


Castro, então, convidou Severino para ingressar no Porto. O jovem, que já era mestre, abandonou a carreira de professor de universidade e passou a lecionar cursos pontuais para conseguir se dedicar seu tempo integralmente ao futebol. Como auxiliar técnico da equipe sub-19, Severino conquistou duas vezes o campeonato nacional - também foi técnico do sub-15, do sub-14 e auxiliar da equipe B.


Quando Castro deixou o Porto, levou Severino junto. Foi ali que o jovem se tornou auxiliar do treinador, cargo que ocupa até hoje, no Al-Duhail. O restante da comissão técnica atual foi sendo integrada ao longo da trajetória.


Apresentamos os demais integrantes e mostra alguns vídeos compartilhados por Severino em suas redes sociais. As imagens dão uma pista do tipo de jogo que a dupla gosta: quando há espaço, ir ao ataque. Quando não há, criá-lo.



Da esquerda para a direita: Pedro Brito, Daniel Correia, Luís Castro, Vítor Severino e João Brandão — Foto: Divulgação/Al-Duhail

Comissão técnica que deve vir ao Botafogo:

Vítor Severino, primeiro auxiliar técnico

João Brandão, auxiliar técnico

Daniel Correia, preparador de goleiros

Pedro Brito, preparador Físico

José Costa, analista de desempenho



Vitória de Guimarães (2018 a 2019)

O preparador físico Pedro Brito e o analista de desempenho José Costa faziam parte da comissão fixa do Vitória quando Luís Castro e Vítor Severino chegaram ao clube. Brito e Costa foram integrados ao grupo do treinador na transferência para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia



Shakhtar Donetsk (2019 a 2021)

Luís Castro chegou com uma comissão técnica quase completa no time ucraniano. Além de Vítor Severino, seu inseparável auxiliar técnico, o treinador levara Pedro Brito, preparador físico, e José Costa, analista de desempenho. Na Europa, porém, é normal que um técnico tenha dois auxiliares. E foi aí que João Brandão ingressou na equipe. Ele havia conhecido Castro nos tempos de Porto.



Al-Duhail (2021 até agora)

O "caçula" da comissão técnica de Luís Castro é o preparador de goleiros Daniel Correia. O profissional é outro oriundo da década em que o treinador trabalhou nas categorias de base do Porto.



A Nova comissão técnica de Luís Castro, Vítor Severino e CIA, tem previsão de chegada em 18 de Março de 2022, ao Botafogo. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem