PVC, ODDI, ZÉ ELIAS: Comentaristas da TV, opinam sobre derrota do Botafogo para o Corinthians



O Botafogo teve uma estreia decepcionante no Campeonato Brasileiro, ao perder para o Corinthians por 3 a 1 neste domingo no Estádio Nilton Santos lotado. O Glorioso sofreu 3 a 0 no primeiro tempo, melhorou no segundo, mas não conseguiu evitar o revés. Para o comentarista Paulo Vinícius Coelho, as substituições no intervalo foram fundamentais. PVC destacou, em especial, a saída do meia-atacante Lucas Piazon.


– O Botafogo cresceu no segundo tempo pelas alterações no Corinthians e pelas mudanças do Botafogo também. Saiu o Jonathan, muito vaiado, e o Piazon, que é um jogador que tem que provar que pode funcionar. Foi um jogador muito promissor que não jogou em lugar nenhum. Ele vai ter que se provar aqui. Quando ele sai e entra o Diego Gonçalves, o Botafogo cresceu – destacou PVC, no “Troca de Passes”, do SporTV.


– O Erison fez um grande jogo contra o Fluminense, mas o Matheus Nascimento é mais jogador que ele. É menino, vai ter oscilações, mas encorpou – completou o jornalista, citando outra mudança feita por Betinho no intervalo.


PVC alertou a torcida sobre o processo longo que o Botafogo terá de passar para construir um time – neste domingo, cinco jogadores atuaram pela primeira vez pelo Glorioso em 2022.


– Foi uma frustração muito grande para os 37 mil botafoguenses, mas tem dois pontos a se pensar. Vimos muitos torcedores brincando: “Ah, agora sou milionário”. Mas não é assim, você vai construir a casa a partir do alicerce, e o alicerce está sendo montado na primeira rodada. Se tivesse sido montado durante o Estadual, você chegaria no Brasileiro com mais certeza de que a casa iria crescer – opinou.


– O maior patrimônio do Botafogo é a torcida, que comprou a ideia e esse ambiente se transformou. Outro patrimônio é os jogadores irem para o treino sabendo que no final do mês o salário vai cair em dia. Só que tem que montar um time, e isso não é estalando um dedo – concluiu o comentarista.



Gian Oddi: ‘Botafogo não tem motivo para entrar em depressão por causa desse jogo’


Comentarista da “ESPN”, Gian Oddi adotou um tom mais sóbrio ao analisar a derrota do Botafogo por 3 a 1 para o Corinthians, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Para o jornalista, é preciso dar tempo a Luís Castro e não se desesperar por conta do resultado.


– Luís Castro sabe que vai precisar de reforços e nova peças. Olhando do ponto de vista do torcedor, eu ficaria satisfeito com a visão dele de futebol, de como explicou por que tomou cada decisão. Não quer dizer que deu certo. Muitas vezes se faz e dá errado. Acho que a única coisa é que precisa entender que o contexto do futebol brasileiro é único no planeta, pela quantidade de jogos, datas Fifa, viagens, pouco tempo de treino. Aqui tem um monte de particularidades que ele vai se acostumar. É o ônus do técnico estrangeiro. Não tem jeito, vai pegar com o tempo – acredita Gian Oddi.


– Tinha quatro estreantes em campo, é óbvio o time que ia sentir. O Luís Castro talvez tenha ficado impressionado com o Corinthians dos últimos jogos, que vinha jogando muito mal. O Botafogo não tem motivo para entrar em depressão por causa desse jogo – acrescentou.


Ex-treinador de futebol, Silas também falou sobre a estreia de Luís Castro.


– Gostei muito da sinceridade dele, muito claro nas suas ideias. Fala de dinâmicas instaladas, fala de pré-época que não teve, não vai ter tempo para treinar. No Atlético-MG, Mohamed aproveitou muita coisa que Cuca fez. Alguns por quererem trabalho autoral jogam tudo para o lado, ele falou que tem as ideias dele. Sai com jogo apoiado, vira um lateral para o outro ou sai com bola longa e adianta todo mundo. De repente faz o mais simples no começo, ganha o espaço. Confiança só vem com as vitórias. Não vai ter tempo, vai ter dificuldades. Mas falou que pode mudar para outras situações se não conseguir o que tem pensado. Acho isso legal. É dar tempo para ele. Gostei da clareza – disse Silas.


Zé Elias alerta para ausência de tempo para Luís Castro no Botafogo e critica Lucas Piazon: ‘3 a 0 na cabeça e ele tocando a bola de lado’


O trabalho de Luís Castro no Botafogo está apenas no início, mas passou por um revés por 3 a 1 para o Corinthians, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, na estreia no Campeonato Brasileiro. Comentarista da “ESPN”, Zé Elias fez um alerta durante o programa “Sportscenter”.


– O problema é que não tem tempo, tem que trocar pneu com carro andando, colocar pneu ótimo. É difícil. Demorou 45 minutos, estava 3 a 0 Corinthians. Já sabemos de tudo isso que ele falou, de Chay vir por dentro e o lateral passar. A abordagem tem que ser acelerada também pelos caras que estão ao lado dele. O Campeonato Brasileiro não te dá essa oportunidade. Infelizmente, os clubes vivem à base de resultado, especialmente o Botafogo, que vem da Série B e tem John Textor. Criou-se a possibilidade de time mais forte e competitivo – explicou Zé Elias, que criticou a atuação de Lucas Piazon.


– Piazon passou o tempo todo na Europa, mas aqui o ritmo também é intenso. Nunca foi cara de destaque, ficava um ano em um clube e ia para outro. 3 a 0 na cabeça e ele tocando a bola, de um lado para o outro, com tranquilidade. Não funciona assim o futebol brasileiro – disse.


Para Zé Elias, um caminho para Luís Castro pode ser optar por uma estratégia mais simples.


– O Corinthians hoje tinha um time simples, competitivo, que se impôs no início. Era fazer o simples. Tentou construção com três, apoiada, o time é novo, faz o simples. Às vezes é bom. Disputa a segunda bola no campo do Corinthians, transforma a pressão no meio-campo, deixa o time mais próximo. Mas o trabalho que sempre fez de começo, meio e fim, de construir no próximo jogo, como esperar se não ganhar o próximo? Infelizmente o futebol brasileiro tem isso. O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Peço que alguém o ajude a mostrar o processo de forma mais clara – completou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem