O Botafogo já tem a programação para a Copa do Mundo de Clubes definida. A delegação alvinegra viaja para os Estados Unidos, palco da competição, no dia 9 de junho. O último compromisso da equipe comandada por Renato Paiva antes do torneio internacional será contra o Ceará, no dia 4, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025.
A atual projeção do Alvinegro é ter quatro dias de treinos em solo Norte-americano antes da estreia contra o Seattle Sounders. Será necessário reservar um dia para o deslocamento entre os estados da Califórnia - onde o Botafogo montará sua base para o Mundial, - e também no Estado de Washington, onde fica Seattle. A distância a partir de Santa Barbara na Califórnia é de cerca de 1.500 km.
Calendário do Botafogo na Copa Do Mundo de Clubes:
15/06 - Botafogo x Seattle Sounders - Lumen Field
19/06 - Paris Saint-Germain x Botafogo - Rose Bowl
23/06 - Atlético de Madrid x Botafogo - Rose Bowl
A delegação vai para os EUA em voos fretados. A empresa responsável por viabilizar o avião não será a mesma utilizada na Copa Intercontinental - no ano passado, no Qatar, houve queixas públicas de atletas sobre a aeronave do New England Patriots.
Quantos vão?
Conforme os artigos 23 e 24 do regulamento da Copa do Mundo de Clubes, todos os clubes participantes deverão enviar uma lista provisória contendo entre 26 e 50 jogadores, com a obrigatoriedade de que um mínimo de quatro sejam goleiros. A relação final terá entre 26 e 35 jogadores, com três ou mais goleiros.
O Botafogo prevê uma delegação de cerca de 70 pessoas nos Estados Unidos. O número é alto porque uma competição longa envolve mais treinos e, consequentemente, a participação de mais áreas, como uma quantidade maior de profissionais da área de saúde e logística.
Apesar do primeiro jogo ser em Seattle, a base do Botafogo será em Santa Bárbara, na Califórnia, palco das últimas partidas. O Alvinegro treinará no Westmont College (veja em foto acima) e vai se hospedar no The Ritz-Carlton Bacara.
Após empatar sem gols com o rival Flamengo, o Botafogo agora volta a campo nesta quinta-feira. O clube abriu vantagem de 4 a 0 sobre o Capital-DF pela terceira fase da Copa do Brasil; a volta será no dia 22 de maio, às 21h30, no estádio Mané Garrincha.