Raniele e Newton - Foto: Vítor Silva/Botafogo
Depois de um primeiro tempo de boas chances, o Botafogo não conseguiu sustentar a atuação no segundo tempo e cedeu o empate para o Corinthians perto do fim da partida, ficando no 1 a 1 no Estádio Nilton Santos neste sábado (26/7). O Glorioso, que começou com uma formação bastante diferente, passou o segundo jogo seguido em casa sem conseguir vencer e se manteve na quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos. E recebeu vaias ao apito final do jogo, dos mais de 31 mil torcedores presentes.
O jogo
O Botafogo entrou em campo com muitas surpresas na escalação, mas o que foi visto no gramado foi um futebol ofensivo do Glorioso. A equipe de Davide Ancelotti começou a partida sufocando o Corinthians, que mal conseguia trocar dois passes. Parecia questão de tempo para o Fogão conseguir superar a defesa do time paulista, que poupou alguns titulares.
Joaquín Correa achou Montoro, que fez um ótimo passe pra Newton que chutou e Hugo Sousa fez boa defesa.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥Amazon Prime Video pic.twitter.com/XFLCTjl60Y
Alexander Barboza fez lançamento, Arthur Cabral dominou e passou pra Montoro,que tocou pra Mateo Ponte que tabelou com Joaquín Correa,e cruzou pra área,Nathan Fernandes escorou e Arthur Cabral com um peixinho fatal,abriu o placar pro Botafogo contra o Corinthians.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥Amazon Prime pic.twitter.com/cduvVUuP8Y
Aos 18 minutos do primeiro tempo, Newton recebeu de Álvaro Montoro e arriscou de fora da área, obrigando Hugo Souza a trabalhar. Seis minutos depois, saiu o (belo) gol botafoguense: Mateo Ponte tabelou com Joaquín Correa na direita e cruzou, Nathan Fernandes, na segundo trave, cabeceou para o meio da área e Arthur Cabral, também de cabeça, abriu o placar em 1 a 0.
O bandeirinha Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) marcou um impedimento ilegal, Joaquín Correa do Botafogo estava com condição legal, não estava em impedimento, Charles dava condição.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
Como faz falta não ter a tecnologia de impedimento semiautomático.
🎥 Amazon Prime Video pic.twitter.com/XqJef4cmRD
Aos 31 minutos do primeiro tempo um grande erro de arbitragem do bandeirinha Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) que marcou um impedimento de forma errada, ao invés de ter deixado a jogada seguir, nitidamente o Joaquín Correa tinha condição de jogo. Rômulo Mendonça nem sequer fez pergunta sobre o lance para Nadine Basttos, comentarista de arbitragem.
André Carrillo empurrou Álvaro Montoro,em falta não marcada,e nem cartão amarelo o soprador de apito Rodrigo José Pereira de Lima mostrou no lance.Essa é a arbitragem arcaica do futebol Brasileiro. Samir Xaud vai consertar,ou vai ficar dando uma de síndico?!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥Amazon Prime Video https://t.co/ljRh89ZuDv pic.twitter.com/euLwQh5jsX
2 minutos depois, aos (33) foi a vez do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa/PE) não ter dado cartão amarelo para André Carrillo do Corinthians, que empurrou Álvaro Montoro, o Botafogo teve que aturar uma arbitragem bem tendenciosa.
O Botafogo colocou um pouco o pé no freio, esperando mais o rival, mas seguiu controlando bem. Só que o Corinthians, na única jogada que conseguiu construir no primeiro tempo, teve a chance de empatar. Em velocidade, a bola veio da esquerda e Luiz Gustavo Bahia, de frente para o gol, chutou mal, com a bola pegando na zaga e saindo pela linha de fundo.
O Corinthians voltou do intervalo com quatro substituições, com Dorival Júnior colocando os titulares (Yuri Alberto, Matheuzinho, Depay, e Bidon). Que foram poupados devido ao clássico contra o Palmeiras, pelo jogo de ida das Oitavas De Final Copa Do Brasil 2025.
Joaquín Correa fez ótimo passe, mas o Mateo Ponte não conseguiu ampliar o placar para o Botafogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥 Amazon Prime Video pic.twitter.com/PvmDgrp18h
Aos 2 minutos e 50 segundos do segundo tempo, o goleiro John fez um bom lançamento, Arthur Cabral ajeitou para Joaquín Correa, que na sequência fez bom passe em profundidade para Mateo Ponte, que não conseguiu chegar a tempo, e finalizar ao gol de Hugo Sousa, não ampliando o placar para o Botafogo.
Após o segundo gol desperdiçado por Mateo Ponte, o Botafogo tomou pressão na partida, e as alterações feitas por Dorival JR, no Corinthians, surtiram efeito.
O Alexander Barboza aqui foi muito bem, Angeleri levantou a bola na área, após péssima marcação de Mateo Ponte, o goleiro John afastou mal, Barboza cabeceou, Pantaleão cercou Talles Magno, que teve que fazer o passe pra trás, Bidon chutou pra fora.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 27, 2025
🎥Amazon Prime Video https://t.co/KlQmy6PTTk pic.twitter.com/vllDzf0sNS
Aos 5 minutos do segundo tempo, Alexander Barboza deu uma cabeçada e protegeu, do empate ter ocorrido antes, na sequência Bruno Bidon chutou pra fora.
John falhou feio nesta aí, pra sorte o Memphis "cachaça" Depay estava com o pé pesado na hora do chute.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥 Amazon Prime Video pic.twitter.com/vFjyMX3JP1
Savarino errou um passe bobo, e quase Yuri Alberto marcou o gol de empate pro Corinthians, o Botafogo está numa noite de muita sorte, no Niltão. Se continuar deste jeito aí, o Savarino pode pedir pra sair, tá jogando nada em 2025 pelo Fogão. Está acomodado!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥 Amazon Prime Video pic.twitter.com/YYaUJ8CuM6
Depois, aos 18 minutos do segundo tempo, o goleiro John falhou, e a bola ficou no pé de Memphis Depay, mas ele desperdiçou o presente. Aos 29 minutos após passe errado de Savarino, Yuri Alberto recebeu enfiada de Raniele e avançou livre, mas finalizou para fora, perdendo uma ótima oportunidade de empatar.
Angeleri fez a cobrança de falta, Alexander Barboza afastou a bola, Allan infelizmente falhou, após a bola ter dado um toque em Cuiabano, e Depay empatou a partida.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) July 26, 2025
🎥 Amazon Prime Video pic.twitter.com/gjZUAY1bx4
O Corinthians conseguiu empatar a partida aos 39 minutos. Após cobrança de falta feita por Angeleri, que levantou a bola na área, Allan e Cuiabano falharam, a bola prosseguiu, e Memphis Depay finalizou para as redes: 1 a 1. E não houve mais tempo para que o Botafogo conseguisse pressionar para tentar a vitória. Um resultado que evidencia o quanto falta elenco.
Assista aos melhores momentos abaixo:
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo vira a chavinha e foca na Copa do Brasil, já que na terça-feira recebe o Red Bull Bragantino, às 19h, no Estádio Nilton Santos, pela partida de ida das oitavas de final. Depois, o Glorioso recebe o líder Cruzeiro, domingo, às 16h, também no Niltão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 CORINTHIANS
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 26/7/2025 – 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa/PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa/SC)
Renda e público: R$ 1.807.000,00 / 27.087 pagantes / 31.402 presentes
Cartões amarelos: Alexander Barboza, Mateo Ponte e Allan (BOT); João Pedro Tchoca, Angileri e Dorival Júnior (COR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Arthur Cabral 24’/1ºT (1-0) e Memphis Depay 39’/2ºT (1-1)
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Vitinho 31’/2ºT), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 31’/2ºT); Allan, Newton e Joaquín Correa (Savarino 18’/3ºT); Álvaro Montoro (Jordan Barrera 41’/2ºT) , Arthur Cabral e Nathan Fernandes (Santi Rodríguez 18’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.
CORINTHIANS: Hugo Souza; Léo Mana (Matheuzinho – Intervalo), Cacá, João Pedro Tchoca e Angileri; Raniele, Charles (Breno Bidon – Intervalo) e Luiz Gustavo Bahia (Memphis Depay – Intervalo); Carrillo, Talles Magno (Matheus Bidu 29’/2ºT) e Ángel Romero (Yuri Alberto – Intervalo) – Técnico: Dorival Júnior.
Tabela do Brasileirão Série A 2025: