Com gol de Cuiabano marcado nos minutos finais do segundo tempo, Botafogo vence Sport e mantém Tabu na Ilha do Retiro



Cuiabano comemorando gol com parte do elenco do Botafogo - Foto: Vítor Silva/Botafogo


Tabu mantido contra o Sport na Ilha do Retiro e o time mandante ficou na lanterna com a pior participação registrada na história do Brasileirão Série A até aqui. Em um jogo bem disputado e com Cuiabano tal como Joselu, sendo oportunista após ter saído do banco de reservas, uma das especialidades do agora treinador, e ex-auxiliar técnico Davide Ancelotti. A vitória do Botafogo foi a primeira de Davide oficialmente como técnico do Botafogo, já que no jogo contra o Vasco, ele assinou na súmula como auxiliar de preparador de goleiros. 


O resultado fez o Fogão ultrapassar o Bahia e assumir a quinta colocação, com 25 pontos, mantendo a distância em oito pontos para o líder Cruzeiro, que tem um jogo a mais. O Botafogo segue no grupo de cima da tabela, mas nitidamente ainda precisa de ajustes e de reforços de impacto em determinadas posições do time titular, e melhorar o nível no banco de reservas.



O jogo


 

A partida na Ilha do Retiro, em Recife/PE começou sob um temporal, com muita chuva e vento, deixando a situação mais complicada. Mas o Botafogo, mesmo desfalcado de Allan e Savarino, foi o melhor time em campo, apesar de cometer muitos erros. Com 30 segundos, o Fogão já tinha finalizado a gol, com Arthur Cabral.


 

As melhores chances foram de fato do Botafogo. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Montoro fez bom passe longo na esquerda, pra Joaquín Correa que recebeu na área, limpou a marcação e chutou cruzado, para defesa de Gabriel Vasconcelos. Quatro minutos depois, Newton cruzou da direita, Montoro dominou no meio – ele poderia finalizar – e tocou para Arthur Cabral, impedido, marcar. Gol corretamente anulado.


 

Aos 27 minutos do primeiro tempo, Vitinho cortou bem lance, e na sequência Rafael Thyere perdeu gol para o Sport, após ter tentado uma finalização ao estilo ¨meia bicicleta¨.



 

Aos 31 minutos e meio do primeiro tempo, o Botafogo tentou outra jogada, Artur Victor levantou bola na área, Montoro finalizou de primeira, mas o goleiro Gabriel do Sport, fez boa defesa.


Logo na sequência, o sistema de irrigação provavelmente de forma proposital foi acionado, e atrapalhou contra-ataque do Botafogo.


O placar ficou em 0 a 0 após o fim do primeiro tempo.


 

Durante o intervalo, e alguns segundos da bola rolar pro segundo tempo, a repórter da Globo, Sofia Miranda revelou que perguntou para o técnico do Botafogo, Davide Ancelotti se ele já tinha visto alguma vez, o sistema de irrigação ser ligado, durante um jogo, ele disse que não, e falou foi uma ¨boa estratégia¨.


 

O Botafogo voltou pro segundo tempo já tendo ótima chance para abrir o placar, logo aos 4 minutos, Barboza achou Artur que levantou a bola na área, Arthur Cabral escorou, a bola veio à caráter pro Vitinho, livre, que isolou, desperdiçando uma chance clara de gol do Botafogo contra o Sport.


Depois disso, aos 25 minutos do segundo tempo, Vitinho cruzou, a zaga do Sport afastou e Alex Telles, no rebote, cabeceou procurando o ângulo, e a bola passou de novo muito perto da trave. 


 

Na sequência, aos 28 minutos, Santiago Rodríguez, que tinha acabado de entrar, fez uma jogadaça pelo lado esquerdo e rolou para trás, Montoro finalizou e a bola foi interceptada pelo zagueiro Chico.


 

Aos 46 minutos do segundo tempo, num jogo que a torcida do Botafogo já não esperava mais nada, finalmente o gol surgiu após o zagueiro Alexander Barboza ter feito bom passe em profundidade, para Nathan Fernandes, ele tocou pra Cuiabano (que saiu do banco de reservas, pra substituir Alex Telles) que conseguiu bom drible na marcação, e o gol da vitória surgiu.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a jogar apenas no próximo sábado (26/7), contra o Corinthians, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada – a partida contra o Grêmio, que seria no meio da semana, foi adiada devido à participação do time gaúcho nos playoffs da Copa Sul-Americana. Depois, o Glorioso recebe o Red Bull Bragantino, dia 29, no Niltão, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.


FICHA TÉCNICA

SPORT 0 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Ilha do Retiro

Data-Hora: 20/7/2025 – 17h30

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (SP)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Renda e público: R$ 408.735,00 / 11.609 presentes

Cartões amarelos: Matheus Alexandre (SPT); Marlon Freitas e Álvaro Montoro (BOT)

Cartões vermelhos: –

Gols: Cuiabano 45’/2ºT (0-1)



SPORT: Gabriel Vasconcelos; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon (Chico 20’/2ºT) e Igor Cariús (Kévyson 30’/2ºT); Rivera, Zé Lucas e Lucas Lima (Atencio 14’/2ºT); Chrystian Barletta (Matheusinho 14’/2ºT), Ignacio Ramírez e Derik Lacerda (Romarinho 30’/2ºT) – Técnico: Daniel Paulista.


BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte 27’/2ºT), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 37’/2ºT); Newton, Marlon Freitas e Álvaro Montoro (Rwan Cruz 37’/2ºT); Artur (Santi Rodríguez 27’/2ºT), Arthur Cabral e Joaquín Correa (Nathan Fernandes 16’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.


Classificação fornecida por Sofascore


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem