Davide faz planejamento para jogo com o Corinthians e vê bom índice físico; comissão se comunica em inglês, espanhol, italiano e português, por rádio transmissão
O técnico Davide Ancelotti recebeu o "presente" de quatro dias consecutivos de treinos, algo que não se repetirá nos próximos 30 dias em função do calendário agitado. A atividade do treinador tem sido, prioritariamente, focada em passar de forma mais clara - e em quatro idiomas! - sua ideia de jogo para o Botafogo sob seu comando. E, desde terça-feira, quando o time retornou da folga, já está pensando em como superar o Corinthians no próximo sábado pelo Brasileirão.
Como o time está em meio à temporada e vem de um sequência forte por causa da Copa do Mundo de Clubes, o treinador não deseja foco maior na parte física - apesar de sempre iniciar com um circuito de atividade sob o comando do italiano Luca Guerra, mas algo que é habitual de qualquer treinador. O diagnóstico inicial é que o time está com bom índice no condicionamento físico.
Mas há uma atenção especial - e diferente - nesse aspecto, e por isso a comissão tem priorizado o descanso dos atletas. De que forma? Concede folga no dia seguinte aos jogos, mas com a orientação de que os jogadores dediquem tempo para recarregar as baterias. Ou seja, com repouso na maior parte do tempo.
Pessoas do dia a dia do Alvinegro têm visto com bom olhos esses primeiros 15 dias com o italiano no comando. Ouve-se que ele valoriza os profissionais da casa, busca dados e prioriza a opinião de quem está fora da sua própria comissão técnica, o que demostra humildade.
Em campo, orientações estão voltadas para a estratégia de comandante: a macro, com aprimoramento do que já foi passado aos atletas sobre como Davide deseja ver o time, e outra já especificamente prevendo o enfrentamento diante dos paulistas.
Durante essa semana os treinos têm sido divididos, após o aquecimento e trabalho físico, em: trabalho técnico em campo reduzido, com troca de passes com no máximo um toque; outro técnico, em metade do gramado, mas com possibilidade de finalizações em gol; e outro tático, com jogadas envolvendo transição da defesa ao ataque e correção de erros no funcionamento do time.
Os auxiliares Andrew ¨Andy¨ Mangan (Inglês) e Luis Tevenet (Espanhol) são os responsáveis por conduzir os dois primeiros trabalhos, mas com observação de Davide. No trabalho tático e correções, é o italiano quem assume.
Rádios e idiomas
Uma curiosidade é todos os integrantes da comissão utilizam rádio transmissor com fones de ouvido, tanto em treinos quanto nos jogos. O equipamento serve para que eles se comuniquem durante a atividade, e para facilitar a rotina.
A comunicação. Entre os jogadores, os idiomas se dividem em português e espanhol, língua dominada por Davide. Na comissão técnica, porém, os auxiliares ainda estão no processo de aprendizagem da língua falada no Brasil. Isso faz com que haja diferentes idiomas ao longo da atividade, mas garantem que há entendimento de todas as orientações passadas.
- Não tem tradutor, falam inglês, italiano, espanhol, português... (risos) - revelou um funcionário do Botafogo.
O próximo compromisso do Botafogo é contra o Corinthians, sábado, no Estádio Nilton Santos, às 18h30.