Especulado semanas atrás como um possível parceiro de John Textor na tentativa de recomprar a SAF do Botafogo, o magnata grego Evangelos Marinakis confirmou a intenção de investir no futebol brasileiro. Em entrevista exclusiva ao jornalista Marcelo Bechler, da TNT Sports Brasil, durante o sorteio da fase de pontos corridos da Liga dos Campeões, o controlador de Olympiacos, Rio Ave e Nottingham Forest não citou o nome do Botafogo.
Assista abaixo:
SERÁ QUE VEM AÍ UM INVESTIMENTO BILIONÁRIO NO SÃO PAULO? 🚨👀 Empresário grego dono de clubes como Nottingham Forest e Olympiacos, Evangelos Marinakis contou com exclusividade ao nosso @marcelobechler que conversa com o Tricolor sobre as categorias de base! 🇾🇪💶 #CasaDaChampions pic.twitter.com/APWcksXHCd
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) August 28, 2025
– Temos examinado vários clubes. O que eu gostaria de fazer… Nós temos um grande interesse nas categorias de base, nos jovens talentos. Como eu disse, estamos buscando unir forças com uma das maiores categorias de base do Brasil, em São Paulo. Tivemos sérias discussões e negociações. O Brasil é um país que amo, eu realmente valorizo o talento, o espírito, o fato do futebol ser um estilo de vida – disse Marinakis.
O grego confirmou que existem conversas para um aporte nas categorias de base do São Paulo.
– Estamos interessados nas categorias de base do São Paulo. Tivemos conversas, eu estive em São Paulo, também tivemos um grande jogo no Maracanã com nosso time sub-20 no ano passado. Como eu disse, não posso dar muitos detalhes agora, mas o Brasil é um país que queremos investir. Amamos esse país e respeitamos muito os talentos e as tradições do futebol – encerrou Marinakis.
O projeto ainda precisa passar também pelo Conselho Deliberativo para ser oficialmente aprovado. Caso o trâmite seja concluído, a expectativa é que o fundo comece a operar em outubro, influenciando diretamente o planejamento do clube para 2026.
A entrada de Marinakis, empresário grego que já demonstrou interesse no São Paulo, não está em pauta nas votações. Inicialmente, ele pretendia investir R$ 100 milhões, mas o modelo final permite a participação de outros investidores, sem dependência exclusiva dele.
Um Fundo de Investimento em Participações (FIP) reúne recursos de investidores para aplicar em empresas em desenvolvimento. Regulamentado pela CVM, o modelo permite participação ativa na gestão e decisões estratégicas, diferentemente de fundos tradicionais de renda fixa.
Melhor base do Brasil
No caso do São Paulo, o objetivo é canalizar investimentos diretamente na base, garantindo recursos para potencializar Cotia. Além disso, o formato prevê que investidores tenham participação minoritária em decisões estratégicas ligadas a jovens atletas.
O São Paulo acredita que o Fundo de Cotia pode inaugurar uma nova era no futebol brasileiro. Mais detalhes serão definidos após a votação, que promete ser determinante para o futuro econômico e esportivo do clube.
Em dezembro de 2024, o empresário estava interessado em investir no Vasco da Gama, segundo informações da 'Sky Sports', mas teria desistido do investimento devido ao imbróglio judicial do clube com a "777 Partners".