O Botafogo busca a terceira vitória seguida atuando no Estádio Nilton Santos neste Campeonato Brasileiro encarando o Flamengo nesta quarta-feira (15/10), às 19h30, pela 28ª rodada. O Fogão é o quinto colocado, com 43 pontos, e precisa vencer para tentar voltar ao G-4.
O técnico Davide Ancelotti teve uma semana e meia livre para fazer ajustes na equipe durante a data Fifa, mas os desfalques seguem atrapalhando. A começar por Vitinho, que esteve com a Seleção Brasileira nos amistosos na Ásia e não conseguirá voltar a tempo de jogar o clássico.
Outra ausência será a do volante Newton, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Internacional no Beira-Rio. Mateo Ponte será o titular na direita, e Allan deve fazer dupla com Marlon Freitas no setor de contenção.
Por outro lado, Davide Ancelotti terá o retorno de Marçal, recuperado de uma dor muscular, e ainda há uma dúvida se Alex Telles e Nathan Fernandes poderão ser relacionados. Na frente, Cuiabano deve atuar como ala-esquerdo, ganhando a vaga de Jeffinho.
✖️ Desfalques do Botafogo
Neto (ruptura total no reto femoral da coxa direita)
Vitinho (Seleção Brasileira)
Kaio Pantaleão (lesão multiligamentar no joelho esquerdo)
Bastos (cirurgia no joelho esquerdo)
Newton (suspenso)
Danilo (lesão muscular na posterior da coxa esquerda)
Álvaro Montoro (fratura na clavícula pela seleção sub-20 da Argentina)
Jordan Barrera (seleção sub-20 da Colômbia)
🟨 Pendurados
Mateo Ponte, Alexander Barboza, David Ricardo e Marlon Freitas são os jogadores pendurados com dois amarelos. Se algum deles levar cartão nesta quarta-feira, vai desfalcar o Botafogo contra o Ceará, domingo, na Arena Castelão.
🔍 O adversário
O Flamengo não deve poder contar com Saúl, com dores no tornozelo, Allan, com fascite plantar, e De La Cruz, com um problema crônico no joelho – os dois últimos não costumam jogar em gramados sintéticos, mas atuam no pasto do Maracanã. Danilo e Wallace Yan estão suspensos, enquanto Léo Pereira e Alex Sandro retornam após cumprirem suspensão. Pulgar, recuperado de lesão, volta e pode começar jogando. Àquele mesmo que sentiu o impacto do furacão Harry Kane no Estádio Hard Rock em Miami, no Super Mundial De Clubes 2025, e fez gol contra.
🎟️ Ingressos
Cerca de 17 mil ingressos haviam sido vendidos até o começo da tarde desta terça-feira. Os bilhetes seguem à venda em botafogo.com.br/ingresso e na bilheteria Oeste do Nilton Santos, das 11h às 20h15. O Botafogo fez promoção para sócios para o clássico, com check-in grátis, acompanhantes gratuitos e até seis ingressos com preços promocionais, de acordo com o plano.
📺 Onde assistir
A partida terá transmissão da Record, com narração de Cléber Machado, com comentários de Maurício Noriega, Dodô e sobre a arbitragem, falará Sálvio Spínola, na apresentação de Bruno Laurence e reportagens de Bruno Piccinato e Duda Gonçalves; do Premiere, com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Lédio Carmona e Junior; da CazéTV; e do Desimpedidos, com narração de Chico Pedrotti, comentários de Rudy Landucci, Bira, Yara Fantoni e Madson, apresentação de Zé Luiz e reportagens de Gabi Martins, Danilo Soto e Marília Galvão.
📋 Arbitragem
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ)
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
AVAR 2: Diego Pombo Lopez (BA)
Observador de VAR: Alicio Pena Junior (MG)
Inspetor: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assessor: Kleber Lucio Gil (SC)
Quality manager: Arnaldo Jasson Araujo Santos (RJ)
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 15/10/2025 – 19h30
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Ingressos: botafogo.com.br/ingresso
Onde assistir: Record, Premiere e CazéTV
BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, David Ricardo, Alexander Barboza e Marçal; Allan, Marlon Freitas e Savarino; Santi Rodríguez, Arthur Cabral (Chris Ramos) e Cuiabano – Técnico: Davide Ancelotti.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Evertton Araújo), Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Pedro e Samuel Lino – Técnico: Filipe Luís.