Botafogo vence Grêmio por 3 a 2, e garante classificação para a Libertadores em 2026 pelo terceiro ano consecutivo

 
Marçal, Marlon Freitas e Cuiabano comemorando o terceiro gol do Botafogo contra o Grêmio - Foto: Vítor Silva/Botafogo


O Botafogo está classificado para a Libertadores 2026! Foi com emoção,e na estreia do quinto uniforme V-KIT em parceria com a Vbet, e Reebok na Coleção Aura 90, que o Fogão venceu o Grêmio por 3 a 2, na noite deste sábado (22/11), no Estádio Nilton Santos, e chegou a 58 pontos no Campeonato Brasileiro, na quinta colocação. Cuiabano, Artur e Marçal fizeram os gols alvinegros. Agora, falta ir em busca da vaga direta na fase de grupos.


O jogo

O início teve ritmo lento, por opção do Grêmio, que poupou titulares e optou por tentar esfriar a partida. Conseguiu por 14 minutos. 



 

Foi quando o Botafogo abriu o placar no Niltão. Após Savarino finalizar no travessão e Artur Victor ter chutado, e o goleiro Tiago Volpi ter feito espalmado, Cuiabano aproveitou a sobra para mandar para a rede pela terceira vez em três duelos contra seu ex-clube. Com direito a comemoração junto de Kadir Barría, pegando emprestado os pompons das Cheerleaders (líderes de torcida) do Botafogo.


 

E o que era bom, ficou melhor aos 18 minutos do primeiro tempo. Em ótimo contra-ataque iniciado por Savarino, Danilo Dos Santos, fez ótimo passe, Artur Victor recebeu, e fez bom domínio, limpou o marcador e fez seu terceiro gol nos três últimos jogos em que atuou, após uma batida firme, no cantinho, sem chance para Tiago Volpi defender.


 

A boa atuação do Botafogo teve um freio. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Danilo pediu substituição por dores na coxa esquerda, Newton o substituiu. Marlon Freitas e Newton viraram os volantes e arriscaram chutes de fora, que desviaram. Em chance um pouco melhor, Marlon lançou Savarino que finalizou para fora aos 31 minutos.


O Grêmio acordou no fim da primeira etapa e levou perigo em dois chutes de André Henrique, um por cima e outro para defesa de Léo Linck.


 




No segundo tempo, contudo, o Grêmio não demorou a reagir. Logo aos 3 minutos, Pavón conseguiu cruzar, sem nenhuma marcação, Cuiabano deu bobeira no lance, na sequência Barboza e Vitinho ficaram olhando, e André Henrique aproveitou a falha de Léo Linck e diminuiu. O goleiro foi bem aos 14 minutos do segundo tempo, em uma boa defesa em chute de Cuellar de fora da área.




O jogo poderia praticamente ter sido decidido aos 18 minutos da segunda etapa. Foi quando o árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou pênalti de Marcos Rocha em Savarino, em lance que ele viu de frente. No entanto, ele foi chamado no VAR, pelo controverso Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e anulou a própria marcação.




O Botafogo voltou a ameaçar. Após cruzamento de Artur Victor, Arthur Cabral cabeceou por cima e quase fez o terceiro. Aos 30, Marlon Freitas achou Cuiabano, que cruzou rasteiro, mas Viery cortou na hora exata. O lateral ainda fez uma belíssima jogada, driblou três e finalizou forte, parando em Volpi.


 

Aos 37, veio o gol da aparente tranquilidade. Após escanteio cobrado por Montoro, David Ricardo ajeitou para o meio e Marçal subiu bem para cabecear para a rede, fazendo 3 a 1. 


 

Carlos Vinicius ainda descontou aos 44. Colocando 3 a 2 no placar, Marçal e Alexander Barboza erraram no lance, e não marcaram de perto.


 

Com o placar de 3 a 2, aos 47, Vitinho foi inventar de comprometer a defesa do Botafogo, com um balão venenoso, pra sorte Leo Linck saiu bem do gol, afastando a bola.


 

No último lance da partida, quase Carlos Vinícius empatou o jogo em 3 a 3, pra sorte a bola passou ao lado da trave.


 

Após o apito final, a indignação de Álvaro Montoro foi visível com a defesa do Botafogo.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a jogar apenas no dia 30 de novembro (domingo, contra o Corinthians), na Neo Química Arena, pela 36ª rodada. Depois, o Glorioso terá o jogo contra o Cruzeiro, dia 4, no Mineirão, e a partida contra o Fortaleza na última rodada, no dia 7, no Estádio Nilton Santos.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3 X 2 GRÊMIO


Estádio: Nilton Santos

Data-Hora: 22/11/2025 – 19h30

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)

Assistentes: Daniella Coutinho Pinto (Fifa/BA) e Celso Luiz da Silva (MG)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)

Renda e público: R$ 550.830,00 / 14.324 pagantes / 16.755 presentes

Cartões amarelos: Vitinho (BOT); Dodi, Marlon e Gustavo Martins (GRE)

Cartões vermelhos: –

Gols: Cuiabano 14’/1ºT (1-0); Artur 18’/1ºT (2-0); André Henrique 3’/2ºT (2-1); Marçal (37’/2ºT); Carlos Vinicius (44’/2T)


BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano; Danilo (Newton 25’/1ºT), Marlon Freitas e Savarino (Álvaro Montoro 32’/2ºT); Artur (Marçal 32’/2ºT), Kadir (Arthur Cabral 9/’2ºT) e Joaquín Correa (Jordan Barrera 9’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.


GRÊMIO: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Erick Noriega (Viery 26’/2ºT) e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenilson (Aravena 22’/2ºT); Alysson (Cristaldo – Intervalo), André Henrique (Carlos Vinicius 26’/2ºT) e Lucas Esteves (Pavón – Intervalo) – Técnico: Mano Menezes.


VÍDEO | Gols e melhores momentos:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem