O Botafogo acertou a contratação do volante Cristian Medina, que estava no Estudiantes, e espera o fim do Transfer Ban para anunciá-lo oficialmente como reforço para 2026, segundo informou neste domingo (4/1) o jornal argentino “Crónica“.
A reportagem diz que já está tudo acertado entre o Botafogo e o jogador, a matéria acrescenta que o Estudiantes não receberá nenhuma compensação financeira, já que os direitos de Medina pertencem ao empresário Foster Gillett, que o colocou no clube de La Plata pagando a rescisão do contrato com o Boca Juniors. Porém o mesmo Foster Gillett numa futura venda do Botafogo terá direito a boa parte da comissão, com Medina vindo pro Botafogo e evoluindo, como apuramos ontem, e tuitamos no Twitter/X, na tarde de Domingo 4/1:
A contratação está encaminhada (adiantada) mas o Botafogo precisa sair do Transfer Ban, para que a contratação seja concluída.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) January 4, 2026
Medina já havia sido alvo do Botafogo em Dezembro de 2023, quando não houve acordo com o Boca Juniors. O meio-campista de 23 anos sagrou-se campeão do Clausura pelo Estudiantes e, na última temporada, fez 43 jogos, com duas assistências.
Oficialmente o Botafogo não confirmou ainda a negociação, porém segundo diretores do clube, ela está avançada. o clube adota cautela, mas tem otimismo em fechar com o volante. A razão da precaução é que o Botafogo ainda aguarda fechar todos os detalhes, como exames e assinatura de contrato, para ter o jogador. Do lado argentino, o negócio já é tratado como praticamente fechado. Medina deixará o Estudiantes, porque seu estafe acredita que o clube não tem como alcançar remuneração prevista e considera que ele se valorizará mais no Brasil.
O Transfer Ban que o Botafogo recebeu pelo não pagamento das parcelas restantes por Thiago Almada, ainda não tem uma data definida, mas é esperado que nas próximas semanas, Botafogo e Atlanta United se entendam, e o imbróglio seja resolvido.

