O Botafogo começa a decidir sua vida na Libertadores na noite desta quarta-feira 14/5, contra o Estudiantes, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos. O duelo marca o encontro entre dois times que brigam para avançar na competição, a diferença é que os argentinos estão na frente, com nove pontos, na liderança, e o Alvinegro tem seis, na terceira posição, com risco de eliminação precoce.
Mas se tem algo que o Alvinegro pode se apegar para seguir sonhando com a vaga nas oitavas é no retrospecto da fase de grupos em 2024, edição em que conquistou seu título inédito.
Ao chegar na quinta rodada no ano passado, o time de Artur Jorge tinha, também, seis pontos, com duas derrotas e dois empates. Hoje, o cenário se repete, mas com outro toque de esperança: esses dois jogos decisivos serão em casa, diante da sua torcida.
Jogos do Botafogo na fase de grupos em 2024
Botafogo 1 x 3 Junior Barranquilla
LDU 1 x 0 Botafogo
Botafogo 3 x 1 Universitario
Botafogo 2 x 1 LDU
Universitario 0 x 1 Botafogo - classificação antecipada
Junior Barranquilla 0 x 0 Botafogo
O Botafogo chegou a 10 pontos e classificou em segundo do grupo, atrás do Junior Barranquilla, com 10, que ficou com a liderança. LDU, com 7, e Universitario, 5, completaram a tabela, mas ficaram pelo caminho na Libertadores.
Jogos do Botafogo na fase de grupos em 2025
Universidade de Chile 1 x 0 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Carabobo
Estudiantes 1 x 0 Botafogo
Carabobo 1 x 2 Botafogo
Botafogo x Estudiantes
Botafogo x Universidad de Chile
O Estudiantes garante classificação se vencer o Botafogo, pois na última rodada enfrentará o Carabobo, que não tem jogado bem. O Universidad De Chile venceu o Carabobo, e estar praticamente classificado. Botafogo e Estudiantes duelarão pelo segundo lugar do grupo.
O Botafogo precisa vencer do Estudiantes, para decidir a classificação em casa, contra o Universidad de Chile, que já está classificado.
A última vez que o Alvinegro foi eliminado na fase de grupos foi em 2014, quando terminou em quarto com sete pontos nos seis jogos. Unión Española e San Lorenzo, campeão daquela edição, avançaram.