Neto Murara em apresentação oficial no Botafogo - Vítor Silva/Botafogo
Contratado em meio à possível saída de John para o West Ham, que acabou não acontecendo por causa da contratação de Mads Hermansen, Neto foi apresentado nesta segunda-feira (11/8) como novo reforço do Botafogo. Ele vestiu a camisa 22 e assinou contrato até junho de 2027.
Com 36 anos e passagens pela Seleção Brasileira, Neto chega sem custos vindo do Bournemouth e já está regularizado no BID da CBF, podendo fazer sua estreia quando o técnico Davide Ancelotti desejar.
– Muito feliz por fazer parte desse projeto, desse clube gigantesco. Espero poder ajudar e agregar, estando à disponibilidade de todos naquilo que eu puder fazer – afirmou Neto em suas primeiras palavras na coletiva de imprensa.
Neto começou a carreira no Athletico-PR e atuou por 15 anos na Europa, defendendo também Fiorentina, Juventus, Valencia, Barcelona e Arsenal. Ele se soma a John, Léo Linck, Raul e Cristhian Loor como opções no gol do Botafogo.
Assista abaixo:
Neto Murara chegou ao Fogão,O diretor de Head Scout do Botafogo,Alessandro Brito disse que estar feliz com a contratação concretizada,numa excelente oportunidade de mercado.Leo Coelho celebrou a chegada do goleiro.Neto disse estar feliz por fazer parte do projeito.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 11, 2025
🎥Botafogo TV pic.twitter.com/9EnAu82uuk
O que está faltando na sua carreira? - Neto respondeu:
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 11, 2025
Título todo jogador quer, é o que fica de legado... sempre busco estar num ambiente que faça sentido estar ali, sempre por decisão minha, do que eu sentia. Só conversei o clássico(básico) com Davide Ancelotti. pic.twitter.com/b8qGgPS2KZ
LEGADO DE PAI PARA FILHO! 🔥💪🏻
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 11, 2025
Neto destacou o projeto do Botafogo e ressaltou o exemplo do pai, Norberto Antônio, ex-goleiro do Clube e que abre caminhos para seguir o legado com a #GloriosaCamisa! Vamos juntos! 🧤🫂 #VamosBOTAFOGO
📺🔗 Assista na Botafogo TV:… pic.twitter.com/WjRhMybQhH
Confira outras declarações de Neto:
PAI EX-GOLEIRO DO BOTAFOGO
“É uma coincidência bastante grande. Sou muito grato por ter a família que eu tenho e conseguir me transformar num goleiro profissional é justo ao meu pai, e como a maioria de todos os brasileiros, crianças, saí do interior e meu sonho era ser jogador de futebol. Tendo meu pai como pilar e referência, isso me motivou e serviu como exemplo e motivação para lutar e buscar a ser alguém na minha vida.”
PROJETO DO BOTAFOGO
“Tenho pouco a falar, os resultados já vem demonstrado o que é o projeto, os resultados ano passado foram incríveis, tenho muito o que aprender com o que foi feito.”
DISPUTA COM JOHN
“Acredito que na própria pergunta já diz tudo. Venho fazer parte do Botafogo, desse projeto incrível que vem sendo construído, e em grandes projetos o nível é altíssimo. Já tive oportunidade de estar em outros vestiários com atletas de altíssimo nível, como é o John, que tem uma história muito importante no clube. Vim porque é o Botafogo, pelo clube que é, estou completamente à disposição do Botafogo.”
CONDIÇÃO FÍSICA
“Já foi passado, estou ótimo, já posso jogar, está tudo perfeito. Fisicamente, graças a Deus estou muito bem, estava em pré-temporada há mais de um mês, meu último jogo foi no domingo passado. Estou me sentindo muito bem, já tive dois treinamentos aqui. Agradecer ao clube por todo o suporte aqui, esse início é muito difícil, estou muito tempo fora e quando você chega você precisa dessa ajuda. Foi fundamental.”
TÍTULOS QUE FALTAM
“Todo jogador quer título, é o que fica de legado. Jogamos para vencer. O que carrego comigo é fazer parte e estar num ambiente que para mim faça sentido. Eu busco sentido na minha vida, sentido no meu trabalho, no meu dia a dia. Estar por estar para mim não é suficiente. Tive a sorte e a possibilidade de estar em vários ambientes, em vários clubes e ligas importantes, sempre por decisão minha, porque via sentido nas coisas. Vejo muito sentido e já me sinto completamente ambientado ao Botafogo.”
RODÍZIO NO GOL?
“Com relação ao mister, ao Davide, foi tudo muito rápido, conversei com ele rapidamente, pelo fato de eu falar italiano também ajuda bastante, mas eu cheguei e eles já viajaram, não tivemos tempo de conversar ainda.”
VOLTA AO BRASIL
“Saí muito jovem do Brasil, passou muito rápido, parece que foi ontem… Se tivesse me perguntado há algum tempo atrás, não saberia dizer se voltaria ou não. Só que nossa profissão é muito dinâmica e temos que tomar decisões muito rápidas. O último ano foi bastante interessante, no qual tive um amadurecimento muito grande. Hoje o que pesa muito é a minha família. Tenho dois filhos maravilhosos e sempre pensei muito em dar experiências a eles, fazer com que pudessem participar da minha carreira, porque não é para sempre. Meu pai foi um norte para mim e eu poder ser isso para eles vai ajudar bastante, gostaria que eles pudessem participar dessa fase, ver e sentir isso. Acho que isso foi o fundamental nessa decisão.”
TRABALHO COM OS PÉS
“A dinâmica do futebol vem evoluindo muito nos últimos anos. Já tive experiência em jogar em clubes na Europa, em que você tem que estar disponível em ajudar, fazer parte do jogo. Em praticamente todos os clubes que joguei foi assim, Barcelona, Juventus, na Inglaterra. Depende do estilo do treinador, mas por mais que se jogue mais ou menos com os pés você tem que estar disponível. É o que eu jogo, de participar, fazer parte do jogo, estar ativo. Me sinto muito confortável e para minha característica do jogo acredito que é bastante interessante também.”
15 ANOS NA EUROPA
“Isso vai me ajudar bastante, não só por eu estar aqui, se estivesse em outro lugar também ajudaria, pelo tempo, pela experiência. A gente acaba aprendendo com os anos, com os erros. Acho que vai ser interessante, vou poder também aprender muito, eu saí jovem e vou chegar aqui para aprender com essa nova geração, com o futebol brasileiro, com esse vestiário fantástico que há no Botafogo. O que espero para o futuro são só coisas boas. Ano passado o Botafogo colocou a régua bastante alta e para isso vamos ter que trabalhar muito, estar muito concentrados no que a gente busca.”
RETORNO À SELEÇÃO BRASILEIRA
“Meu objetivo principal e único é o Botafogo, performar no Botafogo, me sentir bem. Em todos os clubes em que tive possibilidade de ter sequência, mais do que isso, mostrar minha personalidade, meu jeito, sempre consegui grandes resultados. Seleção Brasileira acaba sendo consequência do trabalho, daquilo que demonstramos no dia a dia. Não tem como colocar o objetivo Seleção Brasileira na frente do Botafogo nesse caso. Meu foco é completamente no Botafogo, trabalhar, ser feliz, que é um dos meus objetivos principais. O que tiver que acontecer vou estar de braços abertos para receber.”
ESTRUTURA DO BOTAFOGO
“Fiquei bastante impressionado, não só pela estrutura. A estrutura você acaba acreditando que são só os prédios, o CT, o estádio, mas existem muitas coisas por trás disso, as pessoas que trabalham, que precisam dar apoio aos jogadores para que a gente possa performar, no meu caso me ambientar, entender como funciona. Partindo desse ponto de vista, desde o momento que cheguei, foi incrível, me deixaram super à vontade, me ajudaram, sempre disponíveis a mostrar o melhor caminho. Só posso agradecer. Nesse ponto a estrutura é incrível. A nível de estádio, é a primeira vez que venho como jogador do Botafogo, já joguei aqui, o estádio é ótimo. O CT tem todas as condições, tudo do bom e do melhor, continuando fazendo reformas e melhorando. Não tenho do que me queixar. A profissionalização do futebol brasileiro vem acontecendo e com muita velocidade. Eu saí do Athletico-PR há 15 anos, era uma referência em estrutura, e estamos vendo todos os clubes acelerando e já estão na frente, já está ficando no passado essa questão de estrutura, todos estão aperfeiçoando.”
NÍVEL DO FUTEBOL BRASILEIRO
Como bom brasileiro, não tem como não acompanhar nosso campeonato. Estive muito tempo fora, minha família é apaixonada por futebol, sempre acompanhei o Campeonato Brasileiro, os jogos. É uma liga muito competitiva, eu sempre explicava isso para os jogadores dos outros países sobre como é a nossa liga, o primeiro pode jogar contra o último e pode perder, tudo pode acontecer, e lá fora isso dificilmente ocorre. Essa imprevisibilidade no jogo é um fator muito interessante, um fator atrativo para a competição.”
DESFECHO RÁPIDO COM O BOTAFOGO
“Foi tudo muito rápido. Tudo o que foi me apresentado bateu muito com a minha filosofia, a ideologia que eu tinha para esse momento da minha carreira. Quando as coisas se encaixam e o cavalo está selado, você tem que montar e seguir. Não tem o que pensar. Foi tudo muito rápido.”