O panamenho José Kadir é uma das surpresas na relação do Botafogo para enfrentar o Grêmio. O atacante do sub-20 será a opção direta para Arthur Cabral no banco de reservas no jogo na Arena, às 19h30, em partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025.
Kadir está no Botafogo há um ano, mas só foi aparecer oficialmente há semanas por questões burocráticas. Ele foi captado pelo departamento de scout da base após se destacar em um torneio no Panamá em setembro do ano passado. Por ser um estrangeiro menor de idade na época, ele não poderia assinar contrato com um time brasileiro, mas o clube não quis perder a chance.
O Alvinegro viu potencial e assinou um pré-contrato com Kadir, que ficou apenas treinando e se ambientando ao Rio de Janeiro durante este intervalo. O panamenho fez 18 anos em junho, assinou o vínculo profissional até 2028 e estreou oficialmente em agosto, quando fora anunciado pelo clube. Desde então, são quatro gols em seis jogos pelo time sub-20. Kadir só pode assinar o contrato profissional em agosto deste ano, quando completou 18 anos. O acordo do atacante tem multa rescisória de US$ 30 milhões (R$ 159,1 milhões, na cotação atual) para clubes do exterior.
Com 1,83 m e atuando como atacante de referência e sabe jogar como ponta se precisar, o panamenho chamou a atenção tanto pela força física, chute forte, além da velocidade velocidade. Ele também atua pelos lados do campo.
Antes do Botafogo, Kadir fez um período de testes no Palmeiras. Apesar de não poder assinar de forma imediata, o clube acreditou no potencial e quis segurá-lo. Durante um ano, o Alvinegro custeou os salários do atacante como se ele estivesse normalmente no plantel, como qualquer outro jogador.
Durante o "ano de preparação", Kadir ficou aprimorando a parte física e técnica, atrelando visitas esporádicas ao Panamá para não ficar muito tempo longe da família.
A ascensão meteórica do centroavante para o profissional tem relação, claro, com os vários desfalques que o Alvinegro tem para o duelo. Só no ataque, Davide Ancelotti não tem Chris Ramos, Mastriani, Joaquín Correa, Barrera e Nathan Fernandes à disposição.
Mas Kadir fez por onde para conquistar espaço. Contratado no começo de agosto, ele já é o artilheiro do Botafogo no Campeonato Carioca sub-20, assumiu a titularidade da equipe comandada por Rodrigo Bellão e tem sido elogiado internamente pelas atuações.
Em campo, ele marcou gols nos clássicos contra Vasco e Flamengo (veja no vídeo no começo da matéria), além de Madureira e Boavista.
A força física e a explosão são os pontos fortes de Kadir, que ainda pode evoluir no acabamento de jogadas no terço final.
Coro por convocação
Os gols de Kadir pelo time sub-20 do Botafogo chegaram ao Panamá e há uma campanha nas redes sociais para que o atacante seja convocado para a Copa do Mundo sub-20.
A lista oficial ainda não saiu, mas o atleta não está na pré-lista. Em entrevista à imprensa local, o treinador Jorge Valdés afirmou que não considerou Kadir porque ele não fez parte do ciclo para o torneio.