Foi definido na tarde, desta segunda-feira (24/11), em evento realizado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a FFERJ, o regulamento do Campeonato Carioca para 2026.
Para a próxima temporada, em virtude do novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol, o Cariocão 2026 terá apenas 10 datas e será decidido em jogo único, no Maracanã. A abertura do campeonato está prevista para o dia 14 de janeiro.
No novo formato, os 12 participantes foram divididos em dois grupos – veja as chaves mais abaixo. Se classificam os quatro primeiros de cada um.
Nas quartas de final, também definidas em jogo único, o confronto será entre as equipes da mesma chave: 1º x 4º e 2º x 3º do Grupo A e B, respectivamente. As semifinais serão disputadas em dois jogos.
Em todas as fases do mata-mata não há mais a vantagem do empate para o melhor colocado. Em caso de igualdade no marcador, a decisão vai para os pênaltis.
O time que fizer menos pontos na primeira fase será rebaixado para a segunda divisão do Campeoanto Carioca. Já o segundo pior colocado irá disputar um jogo contra o segundo melhor colocado da Série A2 – o vencedor permanece ou sobe à Série A.
Grupos do Campeonato Carioca 2026
Grupo A: Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu.
Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.
Daz 10 datas do Campeonato Carioca, oito serão no final de semana, já que a competição será disputada em paralelo ao início do Campeonato Brasileiro.
As cabines do VAR ficarão do lado oposto do banco de reservas, e o árbitro de vídeo não terá comunicação com o árbitro de campo durante as revisões dos lances. A Ferj ainda não definiu o valor da premiação do Campeonato Carioca. Mas é certo que haverá.
"Nosso campeonato hoje tem 10 datas, na verdade, porque a final é em partida única. A expectativa é para que a gente inicie o campeonato dia 14 de janeiro, com a final no Maracanã, em partida única, dia 08 de março" afirmou Marcelo Vianna, vice-presidente de competições da FERJ.
“A forma do regulamento já estava definido desde o último Conselho Arbitral, mas o mais significativo foram as vantagens. Eles estabeleceram que as quartas de final e semifinal não terão mais vantagem (do empate ao melhor classificado na fase de grupos)”, completou o dirigente.
O Campeonato Carioca está previsto para começar no dia 14 de janeiro, e o Botafogo vai estrear fora de casa contra a Portuguesa, no Luso-Brasileiro. A final está prevista para o dia 7 ou 8 de março e vai acontecer no Maracanã.
Taça Rio e Grupo X
A Taça Rio será disputada pelos times eliminados nas quartas de final, em cruzamento olímpico em ida e volta. Quintos e sextos colocados da primeira fase disputarão o Grupo X, em jogos de ida e volta entre si, e o último será rebaixado para a Série A2.
O Ceo do Botafogo, Thairo Arruda, viu com bons olhos a mudança do formato, do Cariocão 2026:
Outrora sumido, após participação em reunião na sede da FERJ, Thairo Arruda CEO do Botafogo, vê com bons olhos novo formato do Campeonato Carioca de 2026.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 25, 2025
🎥Ronald Lincoln pic.twitter.com/a31Gqm8dCe
– Aqui a gente discutiu bastante sobre isso. Vão ser dois grupos de seis clubes. Os grupos enfrentam o grupo oposto, e a partir daí geram-se as quartas de final em um jogo só, depois a semifinal em ida e volta, e o jogo único da final. A gente também discutiu várias regras em função dessas mudanças. A gente debateu, a Ferj é uma instituição muito democrática. Tivemos algumas votações para entender ajustes finos em relação às regras do campeonato. Uma reunião super boa, super saudável. Acho que aqui tem um grupo muito legal que trabalhou a fundo na formatação desse campeonato novo. O diálogo e tudo mais foi bem satisfatório. A gente está ansioso para essa nova competição – declarou Thairo Arruda.
O CEO considerou positivo o Estadual ter menos datas a partir de 2026.
– A redução de datas é um passo de evolução no futebol brasileiro. A gente sabe como é desgastante quando se compara o futebol brasileiro com qualquer liga do mundo, a gente sabe que aqui a gente joga muito mais jogos. Ainda mais num país do tamanho de um continente, que as viagens são ainda mais desgastantes. Ainda tem as competições sul-americanas, que a gente joga muitas vezes em altitude, muitas vezes com logísticas horríveis. Então, ainda prejudica ainda mais a recuperação física do atleta. Qualquer redução de datas impacta significativamente mesmo a saúde física do atleta – explicou.
Tabela do Botafogo no Carioca-2026:
14 ou 15/1 – Portuguesa x Botafogo – Luso-Brasileiro
17 ou 18/1 – Sampaio Corrêa x Botafogo – Lourival Gomes
21 ou 22/1 – Botafogo x Volta Redonda – Nilton Santos
24 ou 25/1 – Botafogo x Bangu – Nilton Santos
31/1 ou 1/2 – Botafogo x Fluminense – Nilton Santos
7 ou 8/2 – Vasco x Botafogo – A definir
