Em mais um jogo animado numa tarde de Domingo, o Botafogo venceu o Fortaleza de virada por 4 a 2 no Estádio Nilton Santos neste domingo (7/12), rebaixou o adversário e fechou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, com 63 pontos e dez jogos de invencibilidade. O Glorioso não conseguiu a vaga direta na Libertadores, já que o Fluminense venceu o Bahia no Maracanã e foi a 64.
Porém, ainda existe uma chance do Botafogo fugir da pré-Libertadores. Caso Fluminense ou Cruzeiro conquiste o título da Copa do Brasil, abre-se mais uma vaga direta, que seria herdada pelo Botafogo. As semifinais da competição mata-mata começam já no meio de semana: a Raposa pega o Corinthians, enquanto o Tricolor enfrenta o Vasco.
O jogo
O Zorro Alvinegro se refrescou com mais um banho de gelo.
Antes da bola rolar em Botafogo x Fortaleza, devido ao sol e o forte calor, o Zorro Alvinegro tomou outro banho de água gelada. O terceiro nesta temporada no Estádio Nilton Santos haha
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥Globo RJ pic.twitter.com/pWOm4ez34c
Vitinho errando cruzamento na sequência, a bola sobrou pra Arthur Cabral, que por empurrão cometeu falta.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥 Globo RJ pic.twitter.com/wANblkXXTv
Com muito calor no Rio, o Botafogo começou a partida tendo mais a bola e procurando o ataque, até teve boa chance, após bom cruzamento de Vitinho, porém Arthur Cabral cometeu falta. Porém quem saiu na frente foi o Fortaleza, na base da vontade.
Que falha bisonha, Marçal dando balão pra frente da intermediária, Jordan Barrera cabeceou errado, Pikachu levantou pra área, depois do desvio a bola foi pra Breno Lopes que chutou a bola desviou em Marçal, Raul saltou e nada achou. Botafogo 0 x 1 Fortaleza.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥Globo RJ pic.twitter.com/Ybl8r3HtTi
Após uma cobrança de “latereio”, a bola ficou viva, Bareiro ganhou no alto entre três jogadores alvinegros – Marlon Freitas, Gabriel Bahia e Marçal – e Breno Lopes pegou a sobra, acertando um chutaço da altura da meia-lua no ângulo direito do goleiro Raul Steffens: 1 a 0.
Faltou altura!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
Vitinho fez bom cruzamento pra área, Artur Victor cabeceou e a bola foi no travessão.
🎥 Globo RJ pic.twitter.com/dXTVKplrbM
Álvaro Montoro fez bom domínio da bola, e passou pra Marlon Freitas, que na sequência tabelou com Jordan Barrera, mas na hora do chute... Desperdiçou a jogada.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥 Globo RJ pic.twitter.com/siGSIxqnQD
Depois disso, o Fortaleza se fechou ainda mais, já que a vitória valia muito para escapar do rebaixamento. E o Botafogo foi com tudo para buscar o empate. Aos 26 minutos do primeiro tempo, o Botafogo quase empatou: Vitinho cruzou da direita e o baixinho Artur cabeceou no travessão. Logo depois, Marlon Freitas tabelou com Jordan Barrera dentro da área e finalizou no lado externo da rede, com muito perigo.
Mancuso recebeu cartão amarelo por um pisão no tornozelo de Marçal, lance que gerou reclamação dos jogadores do Botafogo, que pediram a expulsão do argentino.#futebol #botafogo #fortaleza #brasileirão #ge pic.twitter.com/WbCD2P5YFu
— ge (@geglobo) December 7, 2025
Aos 39 minutos da primeira etapa, o Botafogo deveria ter ficado com um a mais, depois da pregada que Mancuso deu em Marçal, mas o árbitro Paulo Zanovelli mostrou apenas cartão amarelo e o VAR Wagner Reway não recomendou revisão do lance.
Apreciem Álvaro Montoro, na arte do possível em fazer golaços. Na comemoração ele e Jordan Barrera usaram óculos 👓
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
Botafogo 1 x 1 Fortaleza. Temos jogo!
🎥Globo RJ pic.twitter.com/uRjC1LxLlR
Nos acréscimos, enfim, saiu o empate: após cruzamento de Marlon Freitas, a zaga afastou parcialmente e Montoro fez um golaço, batendo colocado no ângulo: 1 a 1.
Depois de 14 jogos sem marcar, Arthur Cabral finalmente saiu da "Inhaca de gols". Apesar de ter sido revelado pelo Ceará, não comemorou o gol contra o Fortaleza, por não ter aguentado as críticas bem enviadas, da torcida do Botafogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥Globo RJ pic.twitter.com/J99cSwWliB
No começo do segundo tempo, o Botafogo conseguiu a virada. Após bonita jogada trabalhada pelo lado direito, Vitinho cruzou e Arthur Cabral, de peixinho, encerrou um jejum de 14 jogos sem balançar as redes: 2 a 1. O centroavante comemorou com desabafo, chutando a placa de publicidade, como quem tirava um caminhão das costas.
Seria um ótimo gol de Jordan Barrera, mas infelizmente o Marçal colocou tudo a perder.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥Globo RJ pic.twitter.com/nsAPDC5RyB
Marçal errou de novo tal como no primeiro gol do Fortaleza, desta vez, cometeu um pênalti infantil, erro também na conta de Davide Ancelotti que não colocou Alexander Barboza ou Marquinhos. O VAR Wagner Reway chamou Zanovelli pra revisar o lance.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥 Globo RJ https://t.co/hnaFQOPMqj pic.twitter.com/932Rk3z4rf
Adam Bareiro bateu o pênalti num lado, Raul caiu no outro canto.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥Globo RJ https://t.co/dqpBH3GLJk pic.twitter.com/wohhO6AqTa
Minutos depois, o Glorioso chegou a fazer o terceiro, em contra-ataque concluído com extrema categoria por Jordan Barrera, mas o VAR recomendou revisão, e o árbitro apontou pênalti para o Fortaleza na origem da jogada, por toque no braço de Marçal. Adam Bareiro foi para a cobrança e deixou tudo igual novamente: 2 a 2.
O Botafogo teve de novo de partir para o ataque, e Artur quase marcou, recebendo de Vitinho e chutando com perigo para fora. No Maracanã, o Fluminense abria o placar sobre o Bahia, resultado que não deixaria o Glorioso subir na tabela de qualquer forma. Mas o Fogão continuou em cima, contra um Fortaleza ameaçadíssimo pelo rebaixamento.
Se como zagueiro improvisado o Marçal falhou nos 2 gols marcados pelo Fortaleza, onde em um deles fez pênalti bobo. Como "centroavante", Marçal define ainda mais contra o Fortaleza, marcou gols na última rodada do primeiro turno também.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 7, 2025
🎥Globo RJ pic.twitter.com/gzEB5UeoZy
Uma LINDA jogada de Kauan Toledo para achar Mateo Ponte na área e decretar a vitória do Fogão! 🇺🇾🌟 #VamosBOTAFOGO
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 7, 2025
🎥 @tvglobo pic.twitter.com/5HEV4JKKuQ
Aproveitando-se do desespero do adversário, o Botafogo chegou ao terceiro gol, ativando o protocolo Fernando Marçal. Santi Rodríguez cobrou escanteio do lado esquerdo e o Bom, Velho e Artilheiro cabeceou para fazer 3 a 2. O Fluminense havia acabado de ampliar sobre o Bahia, e o Glorioso terminaria em sexto. Nos acréscimos, Mateo Ponte fechou a conta, completando passe de Kauan Toledo: 4 a 2.
Assista abaixo os melhores momentos de Botafogo 4 x 2 Fortaleza:
Próximos jogos
Agora é começar o planejamento para 2026, ano que terá começo de Campeonato Brasileiro já em janeiro. O primeiro compromisso oficial do Botafogo no ano será contra a Portuguesa, dia 14 ou 15 de janeiro, no Estádio Luso-Brasileiro, pelo Campeonato Carioca.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 X 2 FORTALEZA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 7/12/2025 – 16h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa/MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa/SC)
Renda e público: R$ 905.640,00 / 22.797 pagantes / 26.032 presentes
Cartões amarelos: Alexander Barboza e Kauan Toledo (BOT); Mancuso, Adam Bareiro, Rodrigo e Lucas Sasha (FOR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Breno Lopes 16’/1ºT (0-1), Álvaro Montoro 49’/1ºT (1-1), Arthur Cabral 2’/2ºT (2-1), Adam Bareiro 11’/2ºT (2-2), Marçal 38’/2ºT (3-2) e Mateo Ponte 49’/2ºT (4-2)
BOTAFOGO: Raul; Vitinho (Mateo Ponte 33’/2ºT), Marçal, Gabriel Bahia e Alex Telles (Cuiabano 22’/2ºT); Allan, Marlon Freitas e Jordan Barrera (Kauan Toledo 44’/2ºT); Artur (Santi Rodríguez 22’/2ºT), Arthur Cabral e Álvaro Montoro (Newton 44’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.
FORTALEZA: Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson 24/2ºT); Pierre (Lucas Crispim 36’/2ºT), Lucas Sasha e Pocchetino; Yago Pikachu (Matheus Rossetto – Intervalo), Breno Lopes (Rodrigo 36’/2ºT) e Adam Bareiro (Deyverson 18’/2ºT) – Técnico: Martín Palermo.
