Domingo de Carnaval tempo de bandidagem e demônios soltos com tamanha libertinagem, turismo sexual, apelação, invocação, além do nascimento de crianças que futuramente em 9 meses, não saberão nem quem é o pai; num país que se outrora declara como cristão, e possui boa base católica e nos últimos anos também com uma grandiosa vertente evangélica. Ironias do Brasil muita teoria, pouca prática. Deus tenha misericórdia e que haja justiça sempre contra os hereges. O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) autorizou o Botafogo x Flamengo de domingo, às 17h30 (de Brasília), pelas quartas de final do Campeonato Carioca, com torcida dividida no Estádio Nilton Santos depois de quatro anos.
A última vez que esse clássico foi disputado com torcida dividida no Nilton Santos aconteceu há quatro anos, no Botafogo 1 x 3 Flamengo do dia 23/02/2022, pela oitava rodada da Taça Guanabara. O jogo teve público de 12.743 e não houve relatos de confusão dentro ou fora do estádio.
Mas foi justamente em um Botafogo x Flamengo com torcida dividida, em fevereiro de 2017, que uma briga do lado de fora terminou com uma morte: do alvinegro Diego Silva dos Santos, assassinado com golpes de espeto de churrasco por integrantes de uma torcida organizada rubro-negra.
O histórico faz o Bepe prever um planejamento reforçado por 500 policiais para o jogo deste domingo. Câmeras de monitoramento equipadas com software de reconhecimento facial estarão instaladas em locais estratégicos, como também a bordo de drones e do helicóptero do Grupamento Aeromóvel da PM (GAM). Um carro-comando, equipado com monitores, também estará estacionado nas proximidades do estádio e funcionará como um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, segundo explicou o tenente-coronel Sandro Aguiar, comandante do Bepe:
— O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios, junto com o estado maior da corporação, efetuou um grande planejamento visando a utilização de cerca de 500 policiais militares, além de inúmeras unidades especiais, visando a proteção do nosso torcedor. Para esse importante clássico, também serão empregadas inúmeras ferramentas de tecnologia, uma delas será o carro-comando com um drone de reconhecimento facial. Toda a nossa área de policiamento estará monitorada. Torcedores, vocês e os jogadores são peças importantes desse espetáculo, diga não à violência.
O Bepe terá apoio logístico de unidades especiais e especializadas da Corporação, além de um efetivo disponibilizado pelos batalhões de área do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área). Foram mobilizadas equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupamento Aeromóvel (GAM), Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e Regimento de Cavalaria (RPMont).
Somando os três jogos envolvendo os quatro clubes grandes do Rio entre sábado e segunda-feira, serão ao todo 1.100 policiais militares deslocados para a segurança nos estádios (ou seja, praticamente metade do efetivo estará no Botafogo x Flamengo).
No domingo, a torcida do Botafogo ficará localizada nos setores Norte e Leste Inferior, enquanto a do Flamengo estará nos setores Sul e Oeste Inferior. Os ingressos já estão à venda com preços de R$ 90 a R$ 120 (sócios-torcedores dos dois clubes têm desconto em cima dos valores).
