Grande Novidade: Alessandro Brito detalha estruturação de novo Departamento de Informação do Botafogo


O Botafogo não está investindo apenas em contratações para fazer um bom Campeonato Brasileiro. Alessandro Brito, head scout do clube, vem liderando um projeto ambicioso para estruturar o novo Departamento de Informação, setor que vai unir todas as ferramentas e profissionais para tornar o Glorioso um “identificador global de talentos”, termo que John Textor já utilizou em suas entrevistas.


Em bate-papo com o site “GE”, Alessandro Brito contou os objetivos e como vai funcionar o novo departamento, que ainda não tem nome definido.


– É para auxiliar o executivo, com captação de atletas, mas também a comissão técnica, o desenvolvimento individual, a captação da base… Não é só o cara que vai contratar ou encontrar jogadores. O departamento tem que ser um núcleo de informação para abastecer o clube. Já tínhamos o Raphael Rezende, que continua sendo responsável pela parte de mercado. Por isso, a ideia é que eu seja um gerente englobando outras áreas, como a análise de desempenho, que é comandada pelo Alfie Assis. Já criamos uma área só para análise de dados, estamos apenas escolhendo as melhores ferramentas – explicou Brito.


– Também teremos captação de atletas para a base e a análise de desempenho e de mercado do futebol feminino. Tudo isso ficará sob minha responsabilidade, para distribuirmos para executivo, comissão técnica, John Textor… – completou.


Além de Alessandro Brito, o Botafogo tem hoje no departamento de mercado Raphael Rezende e Brunno Noce e quatro analistas de desempenho: Alfie Assis, Rodrigo Mira, Vinicius Bispo e Nuno Baptista – este último pertence à comissão técnica de Luís Castro. O número de profissionais ainda vai aumentar.


– Estamos tentando fechar uma sigla para o departamento de informação do Botafogo. E tem que ser em português e inglês, por isso a dificuldade (risos). Mas para que todos saibam que é o departamento de informação do clube, para que todas as áreas entendam e não tenha nenhuma separação de mercado, análise… – explicou Alessandro.


Relação com John Textor

Alessandro Brito deixou o Atlético-MG para se juntar ao Botafogo e foi a aposta de John Textor para liderar o projeto de análise de mercado e mapeamento de jogadores da Eagle Holdings na América do Sul. André Mazzuco, diretor executivo de futebol, também ajudou na contratação do head scout.


– Ele (John Textor) falou desde o primeiro contato que a pessoa dentro do projeto seria eu, para idealizar esse departamento para a Eagle Holdings na América do Sul, ter esse banco de dados no continente para auxiliar outros clubes no futuro também. Meu contato com ele é quase diário – afirmou Alessandro, falando sobre a relação com Mazzuco:


– Eu não sabia da chegada do Mazzuco, e o John já tinha feito dois ou três contatos comigo. Depois que acertou com o Mazzuco, ele comentou que buscava um head scouting, e o Mazzuco comentou que conhecia um muito bom, mas era difícil de tirar, porque estava com o Galo. E o John comentou: “Ah, você conhece o Alessandro? Então, só vou assinar o seu contrato se você o trouxer” – brincou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem