A experiência do Botafogo nos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes reafirmou ainda mais o sentimento de "família" dentro do elenco.
A convivência de praticamente 24 horas no resort à beira do Oceano Pacífico serviu para unir ainda mais os jogadores. Mais do que laços dentro de campo, eles também aumentaram as relações pessoais.
O Ritz-Carlton Bacara, resort de luxo em Santa Bárbara, não está sendo usado de forma exclusiva pelo Botafogo, mas o clube tem cinco acomodações, incluindo dormitórios completos e um refeitório, alugadas até o final da Copa do Mundo de Clubes. A intenção é conseguir separar os atletas dos demais hóspedes.
Os primeiros dias em Los Angeles e Santa Bárbara têm sido marcados, geralmente, por treino pela manhã, ativações físicas no começo da tarde e o resto do dia livre dentro do hotel - os jogadores não podem deixar o local.
Na terça-feira, boa parte do grupo se juntou na praia que beira o local. Em volta de uma fogueira armada por funcionários do hotel, os atletas começaram a conversar sobre histórias de vida pessoal, ultrapassando o campo do futebol. Cada um, pouco a pouco, contribuiu com um depoimento e as conversas duraram horas.
Fora dos compromissos de treinamentos, refeições ou mídias para com o clube, os jogadores têm liberdade para andar pelo hotel. E assim o fazem. O grupo dos uruguaios, formado por Santi Rodríguez, Ponte, Mastriani e Barboza, geralmente fica na parte externa do hotel bebendo mate durante a tarde.
E os treinos?
Nem só de lazer vive o Botafogo, é claro. Todos os treinos de Renato Paiva nos Estados Unidos ultrapassaram duas horas de duração até agora - uma das atividades, inclusive, bateu três horas.
O português tem focado muito em intensidade. Seguidas repetições dos mesmos movimentos e jogadas são pedidas e executadas pelos jogadores no forte calor que faz na parte da tarde em Los Angeles - na manhã e na noite, geralmente faz frio.
Paiva ainda não deu sinais de um time titular. O português terá o elenco completo pela primeira vez nesta quinta-feira com as chegadas de Joaquín Correa e Savarino.
Bastante participativo, Paiva orientou muito os jogadores, sobretudo em relação ao posicionamento. E foi taxativo sobre o papel dos defensores:
— Evitar recuar para dentro da área, aguentem o máximo possível!, pediu o técnico do Botafogo.
Assista abaixo imagens do Treino:
Primeiro treino do Botafogo no campus da Westmont College em Santa Bárbara/Califórnia,🇺🇲.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 11, 2025
🎥 Botafogo TV https://t.co/nWkV8yq9uv pic.twitter.com/lBwUwjLgJG
Treinamento do Botafogo em Westmont College seguiram nesta quarta-feira. Renato Paiva dividiu o time em equipes de ataque contra defesa. Para aprimorar os lances de ataque, e no sistema defensivo. Alex Telles foi bem nos 2 quesitos.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 11, 2025
🎥Litoral News Play https://t.co/Jnnj4cBaGh pic.twitter.com/Z90qr3Mrgb
O estilo professor tem sido uma constante com o treinador em Santa Barbara. Antes do treino, Renato Paiva reuniu os jogadores em um auditório do Westmont College, local que serve de centro de treinamento para o Botafogo nos Estados Unidos, para passar as primeiras instruções.
Arthur Cabral aprova desempenho em 1º treino pelo Botafogo
Um dos cinco reforços do Botafogo anunciados este mês para o Mundial de Clubes, Arthur Cabral já está totalmente integrado ao grupo. Ele se mostra bem à vontade em campo e demonstra estar em condições de jogo.
— Foi bom, foi bom o primeiro treino — disse o atacante ao entrar em campo, citando a atividade realizada na véspera.
O clima como um todo no elenco é agradável. Os jogadores interagem bastante e fazem brincadeiras, mas isso antes de pisarem no gramado. Quando Renato Paiva separa os grupos e inicia os trabalhos, o sorriso no rosto dá espaço a um semblante de concentração. Até mesmo a comemoração de gols é comedida. No treino desta quarta, por exemplo, Vitinho fez um belo gol por cobertura, esboçou um sorriso e voltou para recomeçar a atividade.
Savarino, que estava a serviço da seleção da Venezuela, e Joaquín Correa não participaram da atividade. Eles chegam nesta quarta a Santa Barbara e devem estar à disposição na quinta-feira, quando o Botafogo faz o terceiro treino com bola em preparação ao Mundial de Clubes da Fifa.