Com algumas mudanças no 11 inicial e uma grande atuação coletiva, o Botafogo goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 1 neste sábado (30/8) e conquistou a primeira vitória no Estádio Nilton Santos sob o comando do técnico Davide Ancelotti no Campeonato Brasileiro. O Glorioso foi a 35 pontos, permanecendo na quinta colocação, mas colando no G-4.
Danilo, Newton, Savarino e Álvaro Montoro fizeram os gols do Fogão, que contou com excelentes atuações de Jeffinho e, principalmente, Santi Rodríguez. O resultado também dá uma amenizada no clima de apreensão da torcida alvinegra sobre o futuro da SAF – nas últimas horas, mais dois jogadores deixaram o clube: John e Cuiabano, ambos para o Nottingham Forest.
O jogo
O Botafogo entrou em campo com sete mudanças no time e, num começo bastante burocrático, o time surpreendeu. Aos cinco minutos do primeiro tempo, Santi Rodríguez recuperou a bola no lado direito, após um erro de passe feito por Arthur Cabral; Santi passou pra Danilo, o volante passou por dois marcadores e finalizou de fora da área abrindo o placar, após contribuição do goleiro Cleiton: 1 a 0 Fogão.
Arthur Cabral errou passe, de maneira eficaz Santiago Rodríguez recuperou a bola, fez bom passe pra Danilo Dos Santos, que conseguiu conduzir bem a bola, e abriu o placar com um chute cheio de efeito, sem chance pro goleiro Cleiton.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 PREMIERE pic.twitter.com/Rqe1vOQ3Ix
Só que a alegria alvinegra do primeiro gol durou pouco. Numa bobeada geral do sistema defensivo aos 14 minutos e 47 segundos – David Ricardo, Newton e Kaio Panteleão -, Nathan Mendes cobrou lateral, Jhon Jhon recebeu dentro da área livre e só teve o trabalho de deslocar o goleiro Neto, deixando tudo igual em 1 a 1.
Nathan Mendes cobrou lateral, Newton e David Ricardo mal posicionados, não marcaram Jhon Jhon, que entrou na área, conduziu a bola com ótimo domínio e chutou com facilidade pra empatar a partida, em 1 a 1.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/3rqcGQRkHR
A partida voltou a ficar num perde e ganha, mas o Botafogo aos poucos foi se impondo. Aos 31 minutos da primeira etapa, Arthur Cabral quase marcou, de cabeça, após cruzamento de Danilo. No minuto seguinte, o volante roubou a bola, Jeffinho tabelou com Santi Rodríguez e Arthur Cabral e chutou, a bola rebateu e Newton aproveitou a sobra e chutou no cantinho direito, também de fora da área: 2 a 1 pro Fogão.
Jeffinho fez ótimo passe pra Danilo, que rapidamente cruzou e Arthur Cabral cabeceou ao lado do gol. Até as líderes de torcida (Fogocheers) pensaram que foi gol.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/IbAnQG50il
— Muito bacana que após o segundo gol marcado por Newton, o Jeffinho foi conversar sobre o posicionamento em campo, com o Luis Tevenet, enquanto Davide Ancelotti fala algo com o Caçapa, no banco de reservas.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 PREMIERE pic.twitter.com/F8zPn4f8lt
Depois do segundo gol, o Red Bull Bragantino se abriu e o Botafogo fez uma coletânea chances perdidas. Aos 36 minutos, Savarino cobrou escanteio e David Ricardo, livre, cabeceou por cima. Aos 40 minutos, Santiago Rodríguez – um dos melhores em campo – cruzou da direita e Arthur Cabral, totalmente livre, errou o cabeceio. No lance seguinte, Vitinho recebeu lindo lançamento de Savarino, matou no peito e, sem ângulo, chutou para fora. Perdendo o nono gol da temporada dentro da área.
Newton errou passe pra Savarino, depois Vitinho conseguiu corrigir jogada, o mesmo Newton correu e passou pra Santi Rodríguez que fez ótimo cruzamento pra área, e Arthur Cabral perdeu mais um gol na partida.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/OMp1DvjtaY
Savarino fez ótimo levantamento pra área, e a Coletânea humana Vitinho perdendo gols foi acionada. Já é o nono gol perdido pelo Vitinho na cara do gol, nesta temporada.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/CBDpyCWQOd
Foram muitas oportunidades desperdiçadas, mas o Botafogo conseguiu ampliar o placar ainda no primeiro tempo, nos acréscimos. E com outro golaço. Aos 46 minutos do primeiro tempo, Santi Rodríguez deu um lindo drible na intermediária defensiva e puxou o contra-ataque, Jeffinho recebeu do lado esquerdo, fez passe pra Savarino, que dominou, ajeitou e chutou bonito, no ângulo, fazendo 3 a 1 e alegrando o Niltão, como uma nostalgia de 2024.
A canetada de letra do Santi Rodríguez no Jhon Jhon pic.twitter.com/Um54Xg2ja6
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
Depois de um primeiro tempo em alta intensidade, o Botafogo controlou mais a vantagem na segunda etapa. O Red Bull Bragantino, por sua vez, pouco chegou. Aos 10 minutos, Eduardo Sasha finalizaria livre, mas David Ricardo fez um corte providencial, de meia bicicleta, dentro da área.
Se redimiu o David Ricardo que junto de Newton falharam no primeiro gol do Bragantino no primeiro tempo, agora no segundo tempo David Ricardo evitou o gol de Eduardo Sasha.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/aiyNivbAVQ
Depois, aos 14 minutos do segundo tempo, foi o Fogão quem chegou: Danilo tocou pra Marçal, que fez ótimo passe, Jeffinho – outro que foi muito bem – recebeu, limpo Nathan Mendes e chutou para uma boa defesa de Cleiton.
Danilo Dos Santos fez ótimo passe pro Marçal, que tocou pra Jeffinho, que dominou, limpou a jogada e chutou pra ótima defesa de Cleiton.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/4jaTvPjZMI
Aos 23 minutos do segundo tempo, durante uma pausa, para atendimento, o goleiro Neto Murara conversou com Davide Ancelotti, sobre outros jogadores em campo, do Botafogo.
O goleiro Neto Murara dando dicas pro técnico Davide Ancelotti, provavelmente em Italiano. Após pausa, durante escanteio a favor do Botafogo contra o Bragantino.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/FDSmRLBUTJ
Depois disso, pouca coisa aconteceu, com o jogo caindo bastante de ritmo e o Botafogo controlando muito bem a partida. Ainda houve tempo para alguns jogadores serem aplaudidos com substituições, como o convocado Vitinho, o volante Newton e o ídolo e camisa 10 Savarino. E para o Fogão transformar em goleada, nos acréscimos: Artur recebeu de Marlon Freitas, invadiu a área e serviu Montoro para fazer 4 a 1. O próprio Montoro ainda quase fez o quinto, acertando a trave no último minuto.
Marlon Freitas fez ótimo passe pra Artur Victor, que finalmente acertou um passe, a bola veio à caráter pra Álvaro Montoro, que marcou o quarto. Noite de goleada no Niltão. Botafogo 4 x 1 Red Bull Bragantino.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 PREMIERE pic.twitter.com/cpIixKf9tM
Arthur Cabral fez ótimo passe pra David Ricardo, que fez um passe em profundidade, na sequência, Artur Victor limpou a jogada, Cleiton defendeu, a bola sobrou pra Joaquín Correa que tocou pra Montoro, que carimbou a trave. Quase marcou mais um na partida.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) August 30, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/Co8PyHAlVX
O Fogão melhora o ambiente – pelo menos dentro de campo – para a pausa da data Fifa.
Assista aos melhores momentos:
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo agora terá um descanso na data Fifa até seu próximo (e importantíssimo) compromisso, dia 11 de setembro, contra o Vasco, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Depois, o Fogão visita o São Paulo, dia 14, no Morumbis, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 X 1 RED BULL BRAGANTINO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 30/8/2025 – 18h30
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR) e Maira Mastella Moreira (Fifa/RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (VAR-Fifa/BA)
Renda e público: R$ 711.675,00 / 11.037 pagantes / 13.165 presentes
Cartões amarelos: Lucas Barbosa e Nathan Mendes (RBB)
Cartões vermelhos: –
Gols: Danilo 5’/1ºT (1-0), Jhon Jhon 15’/1ºT (1-1), Newton 32’/1ºT (2-1), Savarino 47’/1ºT (3-1) e Álvaro Montoro 46’/2ºT (4-1)
BOTAFOGO: Neto; Vitinho (Mateo Ponte 39’/2ºT), Kaio Pantaleão, David Ricardo e Marçal; Newton (Marlon Freitas 30’/2ºT), Danilo e Savarino (Joaquín Correa 39’/2ºT); Santi Rodríguez (Artur 39’/2ºT), Arthur Cabral e Jeffinho (Álvaro Montoro 17’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Nathan Mendes, Gustavo Marques, Guzmán Rodríguez e Vanderlan; Fabinho (Praxedes 39’/2ºT), Eric Ramires (Gabriel – Intervalo) e Jhon Jhon; Nacho Laquintana (Henry Mosquera 16’/2ºT), Lucas Barbosa (Davi Gomes – Intervalo) e Sasha (Fernando 28’/2ºT) – Técnico: Fernando Seabra.
Classificação do Brasileirão 2025: