As quartas de final da Copa do Brasil 2025 terão os seus confrontos confirmados amanhã terça-feira (12/8), às 10h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ) na Barra da Tijuca. Além dos duelos, o chaveamento também será definido, desenhando o caminho dos times classificados até a grande final, marcada para 2 e 9 de novembro.
Nesta fase, todos os times podem se enfrentar, sem restrições. Os jogos de ida da próxima fase serão disputados em 27 de agosto, enquanto os da volta serão em 11 de setembro.
Veja o retrospecto dos classificados na história da competição
Athletico-PR
Esta é a 29ª participação do Athletico-PR na Copa do Brasil. O Furacão foi campeão em 2019 ao vencer o Internacional e vice em 2021, quando perdeu para o Atlético-MG, e em 2013, quando perdeu para o Flamengo.
Nas últimas quatro edições, o time paranaense chegou ao menos às quartas de final e nesta temporada é a única equipe da Série B do Brasileirão a chegar tão longe. Luiz Fernando, meio-campista, é o artilheiro do time com quatro gols e divide a artilharia da competição com Cano e Everaldo, do Fluminense, e Rayan, do Vasco.
Atlético-MG
O Atlético é um dos times com mais participações na Copa do Brasil, somando 36 das 37 possíveis — a única ausência foi em 1993. Em 2014, conquistou seu primeiro título da competição ao derrotar o rival Cruzeiro e, em 2021, foi bicampeão ao vencer o Athletico-PR.
Dono da maior goleada da história do campeonato, 11 a 0 sobre o Caiçara do Piauí, o Galo ultrapassou a marca das 100 vitórias na Copa do Brasil ao eliminar o Tocantinópolis na primeira fase desta edição. Com três gols, Rony lidera o ataque mineiro, o segundo melhor da competição (13).
Bahia
Com 34 participações na Copa do Brasil (ficou de fora em 1991, 1993 e 2004), o Bahia busca quebrar o tabu de nunca ter passado das quartas de final, sendo essa a 10ª vez em que chega nesta etapa. Seu maior algoz é o Grêmio, que o eliminou quatro vezes (1989, 2012, 2019 e 2023) — mas que caiu na terceira fase, para o CSA.
Devido aos investimentos recentes após a compra da SAF pelo Grupo City em 2023, o Tricolor de Aço passou a ser presença constantes no mata-mata, atingindo o feito histórico de chegar às quartas em três anos seguidos. O atacante Willian José é o artilheiro do time, com três gols marcados.
Botafogo
De volta às quartas de final após oito anos, o Botafogo tenta conquistar o título inédito da Copa do Brasil para sua galeria. A melhor campanha alvinegra foi em 1999, quando perdeu para o Juventude e ficou com o vice-campeonato. Outra campanha que o time foi bem, foi no ano de 2007, porém como não existia ainda o VAR, a bandeirinha Ana Paula Oliveira, impediu de ocorrer um Clássico Vovô na final daquela competição.
No retrospecto recente, 2017 foi o ano em que foi mais longe, caindo na semifinal para o Flamengo com falha bisonha de Victor Luis, que deixou Berrío cruzar pra área, e Paulinho marcar o gol da vitória do arquirrival. Depois disso, parou nas oitavas de final em todas as edições, quebrando o tabu em 2025. Depois do ano mágico de 2024 e a troca recente de treinador, o Glorioso busca seguir avançando na competição. E conquistar o inédito título com Davide Ancelotti.
Corinthians
Quinto maior campeão e segundo entre os classificados, o Corinthians busca seu quarto título da Copa do Brasil na 28ª participação. O último foi em 2009, quando derrotou o Internacional, tendo levantado a taça também em 2002 e 1995. Em outras quatro temporadas (2001, 2008, 2018 e 2022), foi vice-campeão.
Depois de correr o risco de não se classificar, o Timão chega às quartas de final confiante depois de eliminar o rival Palmeiras. Sob o comando de Dorival Júnior, é um dos dois classificados que não foi vazado na competição. O treinador tem repertório na competição com títulos em 2010 pelo Santos, 2022 pelo Fla, e em 2023 pelo São Paulo.
Cruzeiro
O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018) em oito finais disputadas, além de ser o único a conquista-la duas vezes consecutivas. Depois eliminações precoces nos últimos anos, o Cabuloso volta às quartas de final pela primeira vez desde 2019, quando chegou até as semifinais.
Apesar da grande fase de Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão, o atacante marcou apenas duas vezes pela Copa do Brasil. Quem lidera a artilharia do time, com três gols, é Eduardo.
Fluminense
Esta é a 28ª participação do Fluminense na Copa do Brasil, que já levantou a taça em 2007 e ficou com o vice em 1992 e 2005. O título conquistado pelo Tricolor foi justamente com Renato Gaúcho no comando, técnico que retornou ao clube para sua sétima passagem em 2025.
A última vez que o Flu chegou às quartas de final foi em 2022, quando foi eliminado na semi pelo Corinthians. Com Cano e Everaldo com quatro gols cada e brigando pela artilharia do campeonato, o time tem o melhor ataque da competição e vai em busca de seu segundo troféu.
Vasco
Participando da Copa do Brasil pela 34ª vez, o Vasco briga pelo segundo título do campeonato, tendo vencido em 2011 em final contra Coritiba. Em 2006, foi derrotado pelo Flamengo e ficou com o vice-campeonato.
Em 2024, voltou à chegar as semifinais, o que não acontecia desde 2015 e, no meio tempo, acumulou eliminações em fases precoces da competição. Nesta temporada, conta com Rayan, que já marcou quatro vezes e disputa a artilharia com Cano, Everaldo e Luiz Fernando, e Phillippe Coutinho, cria da Colina que retornou ao clube e já balançou as redes duas vezes.
O Atlético-MG, finalista da última edição da Copa do Brasil, garantiu a vaga para as quartas de final após eliminar o Flamengo, atual campeão. Com empate por 1 a 1 no placar agregado, o Galo levou a melhor nos pênaltis.
Veja o caminho dos times classificados às quartas de final da Copa do Brasil
Athletico-PR (eliminou Pouso Alegre, Guarany de Bagé, Brusque e São Paulo)
Atlético-MG (eliminou Tocantinópolis, Manaus, Maringá e Flamengo)
Bahia (entrou na 3ª fase e eliminou Paysandu e Retrô)
Botafogo (entrou na 3ª fase e eliminou Capital-DF e Bragantino)
Corinthians (entrou na 3ª fase e eliminou Novorizontino e Palmeiras)
Fluminense (eliminou Águia de Marabá, Caxias, Aparecidense e Internacional)
Vasco (eliminou União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário-PR e CSA)
Cruzeiro (entrou na 3ª fase e eliminou Vila Nova e CRB)
Veja como será o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil
O regulamento do sorteio das quartas de final é semelhante ao das oitavas de final, e, assim como antes, os clubes não serão divididos por potes. Desta forma, não há restrição de confrontos, podendo haver clássicos. A grande novidade é que já definirá o chaveamento até a final, que está prevista para ser disputada entre 2 e 9 de novembro.
Desde o ano passado, a CBF estabeleceu que as finais da Copa do Brasil não serão mais durante a semana, mas aos fins de semana.
Próximas datas da Copa do Brasil
Sorteio das quartas de final: terça-feira, dia 12 de agosto, às 10h;
Quartas de final: 27 de agosto e 11 de setembro;
Semifinais: 5 e 19 de outubro;
Finais: 2 e 9 de novembro.