Assim como foi na final da Libertadores 2024, com um jogador a menos de novo, Botafogo vence Atlético Mineiro no Niltão com ótima atuação da dupla Santi Rodríguez e Álvaro Montoro


Santiago Rodríguez e Álvaro Montoro - Foto: Vítor Silva/Botafogo


Aconteceu de novo… Com um jogador a menos, desta vez “apenas” durante todo o segundo tempo, o Botafogo venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na noite deste sábado (20/9), no Estádio Nilton Santos, e se recuperou no Campeonato Brasileiro, subindo para a quarta posição, com 39 pontos.


Santi Rodríguez, no início do segundo tempo, fez o gol do Glorioso. O lugar no G-4 ainda não está garantido nesta 24ª rodada, já que o Mirassol recebe o Juventude neste domingo, no interior paulista, e pode ultrapassar o Botafogo com um simples empate (veja a classificação no fim do texto).


O jogo

O jogo começou feio, com as duas equipes se alternando na posse e sem criar. Aos 5 minutos do primeiro tempo quase Lyanco fez gol contra a favor do Fogão, porém o goleiro Everson conseguiu se recuperar, da trapalhada do zagueiro. 




Mas o Botafogo teve uma excelente chance de abrir o placar mesmo. Aos 19 minutos, Álvaro Montoro descolou um ótimo lançamento, mas Vitinho, de cara com o Everson, foi tentar dominar, ao invés de finalizar, a bola passou e saiu pela linha de fundo. Um lance bisonho, numa jogada clássica de gol feito, Vitinho perdeu o décimo gol feito, (e contando).




Depois, o Atlético-MG passou a dominar. Aos 21, Hulk cobrou falta lateral com perigo e Léo Linck espalmou bem. Aos 29 do primeiro tempo Leo Linck bateu roupa, pra sorte que a bola foi pra linha de fundo; Aos 32, Reinier tabelou com Hulk em boa jogada pelo meio e acertou a trave. Cinco minutos depois, Igor Gomes cruzou da direita e novamente Reinier finalizou, mas meio que sem ângulo, para fora.


O negócio não estava nada bom para o Botafogo, e ficou ainda pior (ou não, em se tratando de Atlético-MG). Aos 45 minutos do primeiro tempo, Chris Ramos acertou uma cotovelada em Igor Gomes, numa cobrança de escanteio a favor do Fogão. 



 

O árbitro Flávio Rodrigues De Sousa, não viu na hora, mas o VAR Tiago Duarte Peixoto recomendou a revisão e o camisa 9 foi corretamente expulso, por um lance irresponsável. E lá estava de novo o Fogão com 10 contra o Galo, tal qual como naquela final mágica de Buenos Aires também disputada num sábado…


Botafogo com 10 contra o Atlético-MG e num sábado? Pois é, deu tudo certo de novo. Davide Ancelotti não mexeu, e o Fogão abriu o placar logo aos dois minutos do segundo tempo. 




 



Marlon Freitas fez ótimo lançamento, Álvaro Montoro recebeu pelo lado esquerdo, fez boa jogada e cruzou na medida para Santi Rodríguez fazer um cabeceio certeiro e decretar 1 a 0. A bandeirinha Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa/SP) na hora deu impedimento de Montoro, mas o VAR Tiago Duarte Peixoto a corrigiu.


Depois o Botafogo buscou se defender, e o Atlético Mineiro por ter 1 jogador a mais, teve mais chances, aos 32 minutos do segundo tempo, Kaio Pantaleão errou bote, na sequência Vitinho se atrapalhou com Alexander Barboza e Rony não empatou a partida, por estar desligado no lance.


Aos 36 minutos da segunda etapa, Newton foi lançado, mas chegou atrasado no lance, a la Tchê Tchê, quando jogava no Botafogo, na maioria das jogadas ofensivas.


1 minuto e meio depois, foi a vez de Álvaro Montoro ficar indignado por ter sido substituído, o craque argentino, ficou visivelmente incomodado.


Nos minutos finais o Atlético Mineiro tentava empatar a partida, mas a zaga do Botafogo conseguiu ótimos bloqueios, e evitando chutes na área. No fim da partida, restou o técnico do Atlético, Jorge Sampaoli matar um bola no peito, antes do apito final ocorrer.


O árbitro Flávio Rodrigues De Sousa deu ainda sete minutos de acréscimo – outra coincidência com a final do Monumental de Núñez. E o Fogão venceu a partida por 1 a 0.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a jogar já na próxima quarta-feira (24/9), contra o Grêmio, às 19h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida atrasada da 16ª rodada. Depois, domingo que vem (28/9), o Glorioso faz clássico contra o Fluminense, às 16h, no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão.


Assista aos Melhores Momentos:



FICHA TÉCNICA


BOTAFOGO 1 X 0 ATLÉTICO-MG


Estádio: Nilton Santos


Data-Hora: 20/9/2025 – 18h30


Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)


Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)


VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)


Renda e público: R$ 395.180,00 / 9.923 pagantes / 11.816 presentes


Cartões amarelos: Marlon Freitas, Santi Rodríguez, Marçal, Álvaro Montoro e Léo Linck (BOT); Lyanco e Hulk (CAM)


Cartões vermelhos: Chris Ramos 45’/1ºT (BOT)


Gol: Santi Rodríguez 2’/2ºT (1-0)



BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Marçal; Newton, Marlon Freitas e Savarino (Joaquín Correa 27’/2ºT); Santi Rodríguez (Allan 42’/2ºT), Chris Ramos e Álvaro Montoro (Cuiabano 37’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.



ATLÉTICO-MG: Everson; Natanael (Bernard 30’/2ºT), Lyanco (Gustavo Scarpa – Intervalo), Junior Alonso, Vitor Hugo e Caio Paulista (Guilherme Arana – Intervalo); Fausto Vera, Alan Franco e Igor Gomes (Rony 23’/2ºT); Reinier (Biel 30’/2ºT) e Hulk – Técnico: Jorge Sampaoli.


Tabela do Brasileirão 2025 Série A

Classificação fornecida por Sofascore

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem