O Botafogo cedeu mais um empate em um jogo que parecia ganho, tal como foi contra Corinthians, Vitória, Vasco, Mirassol e Grêmio. Joaquín Correa desencantou e fez dois bonitos gols, mas o Fogão desperdiçou chances, deixou o Santos empatar duas vezes e ficou no 2 a 2 na tarde deste domingo (26/10), dentro do Estádio Nilton Santos. O Fogão perdeu a oportunidade de retomar a quinta posição e viu o Mirassol, próximo adversário, abrir oito pontos de vantagem no G-4.
Além disso, o resultado também ameaça a presença do Botafogo no G-6. O Fogão pode deixar a zona de Libertadores na próxima quarta-feira, caso o Fluminense vença o Ceará no Maracanã em jogo atrasado da 12ª rodada (veja a classificação no fim do texto). Um desastre que poderia ter sido evitado. Caso a vitória contra o Santos tivesse ocorrido.
O jogo
Num calor de 33 graus, e com alta sensação térmica, na cidade do Rio De Janeiro, onde até um torcedor aproveitou para se refrescar jogando uma água com gelo. Antes da partida iniciar.
Água com gelo pra se refrescar no Estádio Nilton Santos, aderiu um torcedor Botafoguense, antes da bola rolar entre Botafogo x Santos.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 Premiere pic.twitter.com/fsBjpOnQjq
Dandan, Eric Faria e Grafite comentaram o momento.
Não deu nem tempo pro Santos se posicionar em campo, Danilo fez bom passe pra Jeffinho que recebeu e fez ótimo passe em profundidade para Joaquín Correa marcar o gol aos 21 segundos do primeiro tempo,o primeiro dele com a camisa do Fogão,após fazer seu 21º jogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/tmkxrK8BEc
O Botafogo saiu na frente com um gol relâmpago. Danilo, de volta após uma lesão, recuperou a bola na intermediária defensiva, fez uma jogadaça, avançou fazendo bom passe para Jeffinho, que tocou em profundidade na medida para Joaquín Correa dar um bonito toquinho, vencendo o goleiro Brazão e marcando seu primeiro com a camisa alvinegra após 21 jogos de jejum, aos 21 segundos (o gol mais rápido do Brasileirão 2025): 1 a 0. E aí o Santos teve de partir para cima.
Luis Roberto se corrigindo por ter falado Turco Correa ao invés de Tucu Correa. Na sequência Santi Rodríguez levantou a bola na área e Chris Ramos perdeu boa chance de ampliar o placar pro Botafogo contra o Santos.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/6YS5GvYyPv
O Santos trocou passes de forma tranquila, a marcação do Botafogo totalmente leve, e desorganizada, após cruzamento que veio da direita desviado em Jeffinho, Newton afastou errado e Souza empatou a partida. Este é o Botafogo Way de John Textor após o desmanche.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ https://t.co/jqNXFUiIFp pic.twitter.com/HZGzL9fwlg
Apesar de ter a bola, o Peixe não chegou a assustar muito o Botafogo, que se defendeu bem. E o Glorioso teve ótima chance para ampliar aos 15: Santiago Rodríguez cruzou da direita e Chris Ramos, completamente livre, acabou errando o cabeceio, jogando para fora. Aí o Santos empatou. Aos 26, Igor Vinícius cruzou rasteiro da direita, a bola desviou em Jeffinho, Newton – improvisado na zaga – tentou cortar, mas Souza chegou dividindo e fez 1 a 1.
Pareceu até replay do primeiro gol, mas este é o segundo, Joaquín Correa e Jeffinho tabelaram e Tucu Correa fez um golaço, sem chance de defesa pra Gabriel Brazão.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/7S6NlTIBXV
Foi uma bobeira, e o Botafogo teve de correr atrás de novo. E voltou a ficar à frente no marcador com um golaço. Numa tarde Iluminada, Joaquín Correa tabelou com Jeffinho pelo lado esquerdo e deu um lindo chute que fez curva, com categoria, não dando qualquer chance de defesa para Gabriel Brazão: 2 a 1. Ainda no primeiro tempo, o Fogão teve outra chance claríssima que foi perdida: Marlon Freitas inverteu com a categoria de sempre e Cuiabano, livre, jogou de cabeça para fora. Não pode.
Newton é horrível na marcação, se perdeu totalmente, o Lautaro Díaz só não fez o gol, porque o Vitinho conseguiu tirar um pouco ele do ângulo e Leo Linck fez uma ótima defesa de peito.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/wyOrgX5aTj
Aos 43 minutos do primeiro tempo o Santos já poderia ter empatado a partida, após troca de passes entre a zaga do Santos com Souza, Luan Peres e Adonis Frías que tocou pra Igor Vínicius, que fez ótimo lançamento para Lautaro Díaz que ganhou do fraco Newton improvisado na zaga, e só não fez o gol porque pasmém, o Vitinho conseguiu mudar o ângulo de chute do centroavante do peixe, e Leo Linck fez uma boa defesa de peito, no lance.
O Botafogo trocou bons passes, Marlon Freitas lançou Danilo Dos Santos que limpou a marcação de Souza, e quase marcou o terceiro do Botafogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/OTUsQtL9hs
Santiago Rodríguez cobrou bem o escanteio, e quase Alexander Barboza fez o terceiro do Fogão contra o Peixe.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/OSCosalTWA
O Botafogo voltou do intervalo disposto a decidir o jogo, mas não o fez. Aos três minutos do segundo tempo, Danilo recebeu na direita, deixou o Souza no chão e soltou a bomba para Gabriel Brazão salvar. Depois, aos 10, Santi cobrou escanteio, Barboza cabeceou e o goleiro defendeu mais uma. No minuto seguinte, Danilo pegou uma sobra dentro da área e encheu o pé, e Brazão voltou a salvar, em tarde inspirada.
O árbitro Rodrigo José Pereira De Lima marcou pênalti de Vitinho em Souza. O VAR Marco Aurélio Fazekas Ferreira não chamou pra revisar o lance.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/PKyfGbKalq
Barreal pareceu até que cobrou o pênalti com o gol vazio, como o Leo Linck é fraco pra pegar pênaltis.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ https://t.co/q64p0u5YZC pic.twitter.com/B3BG5y7PIf
O Santos conseguiu empatar, em cobrança de pênalti. Aos 21 minutos, o árbitrou Rodrigo José Pereira De Lima apontou falta dentro da área de Vitinho em Souza, o VAR não chamou pra revisão, Barreal foi para a cobrança e, com muita força, deixou tudo igual em 2 a 2, após Leo Linck ter escolhido o canto. Era um jogo para o Botafogo estar até com uma vantagem confortável no placar, mas entregaram de novo.
Joaquín Correa queria o Hat-Trick mas Gabriel Brazão fez mais outra defesaça.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/AslSRRUBzK
No último lance da partida, quase Alex Telles marcou o terceiro gol do Botafogo, mas a bola bateu no travessão.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/HbT7T8O4xA
Novamente, o Fogão teve que ir para cima. E quase voltou a marcar aos 37 mintos do segundo tempo. Em linda jogada, Allan tabelou com Vitinho pelo lado direito e inverteu, Savarino cruzou da esquerda para trás e Joaquín Correa finalizou bonito, para mais uma defesaça de Brazão. No fim, o Botafogo não conseguiu mais chegar com efetivo perigo, a não ser numa finalização de fora de Alex Telles que triscou o travessão, e colecionou um doloroso tropeço dentro de casa.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo no próximo sábado (1/11) para visitar o Mirassol, às 18h, no Estádio José Maria Campos Maia, em confronto direto pelo G-4. Depois, o Glorioso faz clássico contra o Vasco, dia 5 de novembro, às 19h30, no Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 2 SANTOS
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 26/10/2025 – 16h
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (Fifa/PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (VAR-Fifa/MG)
Renda e público: R$ 721.803,00 / 17.504 pagantes / 20.533 presentes
Cartões amarelos: Chris Ramos, Marlon Freitas, Allan e Alexander Barboza (BOT); Alexis Duarte, Gabriel Brazão, Souza e Luan Peres (SAN)
Cartões vermelhos: –
Gols: Joaquín Correa 22″/1ºT (1-0), Souza 26’/1ºT (1-1), Joaquín Correa 38’/1ºT (2-1) e Barreal 24’/2ºT (2-2)
BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Newton, Alexander Barboza e Cuiabano (Alex Telles 33’/2ºT); Danilo (Allan 33’/2ºT), Marlon Freitas e Joaquín Correa; Santiago Rodríguez, Chris Ramos (Arthur Cabral 43’/2ºT) e Jeffinho (Savarino 26’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.
SANTOS: Gabriel Brazão; Alexis Duarte (Guilherme – Intervalo), Luan Peres e Adonis Frías; Igor Vinícius, João Schmidt, Victor Hugo (Willian Arão 33’/2ºT), Barreal (Caballero 39’/2ºT), Rollheiser e Souza (Escobar 26’/2ºT); Lautaro Díaz (Tiquinho Soares 26’/2ºT) – Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
