O Botafogo correu atrás de 2 a 0 negativo no placar para empatar por 2 a 2 com o Cruzeiro na noite desta quinta-feira, no Mineirão, e manter vivo o objetivo de se classificar direto à fase de grupos da Conmebol Libertadores. Agora, são nove jogos sem perder, algo valorizado por Davide Ancelotti.
O técnico italiano também citou os desfalques superados pelo clube carioca para encarar a partida. O time tinha 11 jogadores fora de combate para o duelo.
Assista abaixo:
— Não é fácil enfrentar o Cruzeiro aqui, é um time muito organizado defensivamente. Não é só hoje, vivemos uma sequência de jogos que o time compete. O time competiu mesmo com vários desfalques. Agora temos um jogo que precisamos ganhar, temos que fazer tudo nas nossas mãos para ficar em quinto. Vamos precisar de todos, da nossa torcida no nosso estádio. Vai ser difícil contra um time que luta contra a sua sobrevivência.
Com tantos problemas, a opção foi iniciar o jogo com Cuiabano como ponta pela esquerda e o colombiano Jordan Barrera na parte central do meio-campo.
— A ideia do plano de jogo era tirar o espaço nas costas, porque (o Cruzeiro) é um time muito perigoso assim. Jogamos uma primeira etapa um pouco mais conservadora. No gol, tivemos pequenos detalhes. O Cruzeiro é um time que machuca com muito pouco. plano do jogo era esse: começar um pouco mais conservador para ser um pouco mais ofensivo com a entrada do Montoro na segunda etapa. O Montoro ainda não teve essa sequência, esse ritmo. Nos últimos dias não treinou, mas é um jogador muito importante pelo time. Entrou e o time melhorou com bola. O segundo tempo começou com um gol deles no contra-ataque, foi difícil. O time mostrou muito, muito caráter. Modificamos um pouco a estrutura e jogamos um pouco mais ofensivos, mas foi fundamental a determinação dos jogadores para remontarmos - analisou.
O Botafogo precisa vencer o Fortaleza e torcer por um empate entre Fluminense e Bahia, que se enfrentam no Maracanã, para terminar no G-5.
Mais declarações de Davide Ancelotti
Montoro é opção para iniciar contra o Fortaleza?
— Montoro não treinou depois do ultimo jogo quase. Teve um problema mas é uma opção seguramente pro próximo jogo. Vai ser um jogo diferente, contra um time diferente. Vamos ter a volta de Santi (Rodríguez), que é outro jogador importante. Vamos avaliar, mas seguramente Montoro é uma opção para começar o jogo.
Recado para a torcida do Botafogo após ano de altos e baixos em 2025
— O time está competindo. É verdade que foi um ano difícil, com muitos problemas e decepções para todos da família Botafogo. Mas o time compete e vai competir até o final, até o último segundo do último jogo. Acho que temos uma base boa para competir bem no próximo ano.
Volta de lesionados para domingo
— Sim, vamos avaliar eles amanhã. Vamos brigar para os jogadores que podem ajudar poderem estar até o final. Agora não posso dar uma resposta segura, mas seguramente até o ultimo minuto vamos procurar que possam estar com o grupo no próximo jogo.
Projeção para o jogo contra o Fortaleza
— É um jogo fundamental, que temos que vencer, assim como eles. Vai ser um jogo animador, belo para o torcedor. É um time vertical que está jogando bem, com confiança, mas o Botafogo também. É um time com confiança que sabe jogar bem e fazer grandes jogos dentro do seu campo. Esperamos poder fazer isso para acabar bem a temporada.
Explicação da escalação com Cuiabano na ponta e Allan
— Foi um jogo onde tivemos que tirar um pouco o espaço nas costas deles, porque são muito rápidos, especialmente com Kaio Jorge. Então, quando eles encaixaram o volante, era melhor entrar uma estrutura de 5-4-1, procurar dar pra ele (Cruzeiro) um pouco mais a bola e ter menos profundidade nas costas. Depois do primeiro gol tivemos um par de erros pontuais, mas o plano do jogo era esse. Por isso o Cuiabano jogou na ponta, também porque não tivemos muitas opções. O Montoro era mais uma opção para a segunda etapa.
