Botafogo entrará em campo na noite deste domingo (18/1) para mais um compromisso pelo Campeonato Carioca. O time alvinegro enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ, às 20h30, no Estádio Lourival Gomes, o Lourivaldão, visando manter o bom início de campanha no estadual. Já o time de Saquarema busca seus primeiros pontos depois de uma estreia aquém das expectativas da torcida. O Botafogo chega confiante após estrear com vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, em duelo disputado no Estádio Luso-Brasileiro. Com atuação segura de um time formado em sua grande maioria por atletas do sub-20, o clube tenta confirmar o favoritismo e seguir somando pontos na competição.
Diferentemente do que aconteceu diante da Portuguesa, o Botafogo não deve relacionar jogadores do elenco principal na segunda rodada. A tendência é que o próximo jogo seja inteiramente com jogadores do sub-20, reforçando a aposta nas categorias de base neste início de temporada. No confronto de estreia, cinco nomes do grupo principal reforçaram a equipe no estadual: o meia Jordan Barrera, o volante Newton, o atacante Matheus Martins, o lateral-direito Mateo Ponte e o goleiro Raul, este último sendo o único a atuar durante toda a partida. A expectativa é que o grupo principal do Botafogo faça sua estreia no Campeonato Carioca apenas na próxima quarta-feira, dia 21 de janeiro, contra o Volta Redonda.
O técnico Rodrigo Bellão, responsável por dirigir o time sub-20, segue no comando para a próxima rodada. O comandante comentou sobre o início do Carioca e valorizou a entrega do elenco alvinegro neste início da campanha. "Para mim foi um orgulho muito grande representar o clube e fazer a minha estreia como treinador de uma equipe principal. Já fui auxiliar técnico em muitos lugares, tenho 18 anos de carreira, mas como treinador foi a primeira vez. Eu estou muito orgulhoso do que fizemos contra a Portuguesa, principalmente pela solidez defensiva. Os meninos tiveram muita coragem para jogar. Eu esperava um pouco mais de ansiedade do que eles tiveram", explicou Bellão.
O Sampaio Corrêa deixou a desejar na sua estreia e perdeu por 3 a 1 para o Nova Iguaçu, também no Lourivaldão. O time de Saquarema é comandado pelo experiente em jogos de estaduais, Alfredo Sampaio, campeão da Série A-2 do Campeonato Carioca na última temporada pelo Bangu. O treinador espera uma postura diferente do seu time diante do Botafogo.
"Espero que a equipe consiga manter a calma e competir mais. Precisamos ser mais competitivos. O time tem que disputar mais o jogo. A equipe se entregou na primeira rodada, mas não foi o suficiente. Agora é pensar no Botafogo e tentar achar a equipe ideal para entrar em campo." Entre os principais nomes do Sampaio Corrêa estão o ponta peruano Lecaros, que atuou pelo Botafogo em 2020, e o centroavante Elias, um dos destaques do Sampaio Corrêa na conquista da Taça Rio do ano passado, que teve também uma passagem pelo Botafogo em 2013.
✖️ Desfalques do Botafogo
Kaio Pantaleão (lesão multiligamentar no joelho esquerdo)
Kadir (convocado para a seleção do Panamá)
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA-RJ X BOTAFOGO
Estádio: Lourival Gomes de Almeida (Lourivaldão)
Local: Saquarema, RJ
Data-Hora: 18/01/2026 – 20h30
Arbitragem:
Árbitro: Júlio César de Oliveira (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Danilo Oliveira da Silva (RJ)
Quarta-árbitra: Jenifer Alves de Freitas (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
AVAR: Michael Correia (RJ)
AVAR 2: Thiago Ramos Marques (RJ)
Observador de VAR: Leandro Newley Ferreira Belota (RJ)
Quality manager: Robson Faria Martins (RJ)
Ingressos: https://www.inovatickets.com (Inteira: R$ 50,00, Meia-entrada: R$ 25,00)
Onde assistir: SporTV (tv paga), Premiere (Pay-Per-View) e GE TV (No Youtube)
Sampaio Corrêa-RJ: Zé Carlos; Ryan, Daniel, Lucas Marreta e Guilherme; Pablo, Alexandre e Luan Gama; Iacovelli, Elias e Octávio. Técnico: Alfredo Sampaio.
BOTAFOGO: Cristhian Loor; Kadu, Danillo, Justino e Gabriel Abdias; Marquinhos, Bernardo Valim e Caio Valle; Kauan Toledo, Arthur Izaque e Felipe Januário. Técnico: Rodrigo Bellão.
