![]() |
Bastos Quissanga em treino do Botafogo no CT Lonier em Junho de 2025 - Foto: Vítor Silva/Botafogo |
O clima nos bastidores do Botafogo ficou ainda mais tenso após a ausência do zagueiro angolano Bastos Quissanga na reapresentação do elenco nesta semana. A postura do defensor angolano provocou forte insatisfação entre dirigentes do clube, que estudam quais medidas disciplinares e jurídicas poderão ser adotadas diante do caso.
O FUTURO É DE SAÍDA!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 25, 2026
Bastos Quissanga não se reapresentou junto do elenco do Botafogo nesta semana, e a diretoria avalia a demissão do zagueiro angolano que está em decadência técnica e que viveu no Departamento Médico do clube, nos últimos tempos.
📸Mauro Pimentel/AFP pic.twitter.com/EQUUrVJAzn
Segundo informações apuradas pela Gazeta Botafogo, a diretoria alvinegra considera a ausência injustificada um episódio grave, principalmente pelo momento vivido pelo clube e pelo histórico recente do jogador. Entre as possibilidades em análise estão a aplicação de multa prevista em contrato e, em um cenário mais extremo, a rescisão contratual por descumprimento das obrigações profissionais, caso sejam preenchidos os requisitos legais e contratuais.
Diretoria demonstra irritação
Internamente, o sentimento é de grande descontentamento com a atitude do defensor. A avaliação é de que a não reapresentação representa uma quebra de compromisso com o planejamento esportivo da equipe, que retomou suas atividades visando a sequência da temporada.
Dirigentes entendem que todos os atletas têm a obrigação de cumprir os cronogramas estabelecidos pelo departamento de futebol, sobretudo em um período considerado importante para a preparação física e técnica do elenco.
Embora o clube ainda não tenha oficializado qualquer punição, a tendência é que Bastos seja chamado para prestar esclarecimentos antes da definição das medidas administrativas.
Multa é considerada o primeiro passo
Entre as alternativas avaliadas, a aplicação de uma multa disciplinar aparece como a medida mais imediata. Esse tipo de sanção costuma estar previsto nos contratos de atletas profissionais e pode ser utilizado quando há ausência sem justificativa considerada válida pelo clube.
O departamento jurídico do Botafogo também acompanha o caso para verificar quais instrumentos previstos na legislação esportiva e trabalhista podem ser aplicados.
Rescisão contratual entra em análise
Além da punição financeira, uma eventual rescisão contratual passou a ser discutida internamente.
A possibilidade, entretanto, dependeria de uma análise detalhada sobre os motivos da ausência do jogador, eventual apresentação de justificativas e do cumprimento das cláusulas previstas no vínculo entre as partes.
O clube busca agir com cautela para evitar futuros questionamentos jurídicos, mas não descarta nenhuma alternativa caso considere que houve descumprimento contratual.
Momento esportivo pesa na avaliação
A situação de Bastos também é influenciada pelo seu momento dentro de campo.
Nos bastidores, existe a avaliação de que o zagueiro vive uma queda de rendimento técnico em comparação às atuações que o consolidaram como peça importante do sistema defensivo alvinegro.
Além disso, o defensor enfrentou uma sequência de problemas físicos nos últimos meses, passando longos períodos sob os cuidados do departamento médico, o que reduziu sua participação na equipe e dificultou uma sequência de jogos.
Essa combinação entre desempenho abaixo do esperado, limitações físicas e, agora, a ausência na reapresentação aumentou o desgaste da relação entre atleta e clube.
Departamento de futebol acompanha o caso
A comissão técnica e o departamento de futebol aguardam uma definição da diretoria antes de qualquer decisão envolvendo o futuro do defensor.
Até que haja um posicionamento oficial, Bastos permanece com situação indefinida, enquanto o Botafogo busca preservar o planejamento do elenco para a sequência da temporada.
Próximos passos
A expectativa é que o clube conclua nos próximos dias a apuração interna para definir quais providências serão tomadas.
As possibilidades incluem:
aplicação de multa disciplinar;
abertura de procedimento interno para apuração da ausência;
solicitação formal de explicações ao atleta;
avaliação jurídica sobre eventual rescisão contratual, caso haja fundamento legal e contratual.
Com a provável rescisão contratual ocorrendo, Bastos seria mais um jogador campeão em 2024 da Libertadores e do Brasileirão deixando o time.
