Botafogo muda drasticamente elenco de 2021, pensando no futuro: Time de 2022 já possui 22 novos jogadores


As duas janelas do ano e as 22 contratações deram nova cara ao elenco do Botafogo. Vindo da Série B direto para uma nova etapa de mais investimentos, o clube promoveu reformulação considerável, comprovada pela comparação entre os elencos desta temporada e da que passou.


As diferenças não estão no número de jogadores (de 35 para 37) e nem na média de idade (de 25 para 26 anos). Mudou o perfil dos atletas e, principalmente, os valores envolvidos. Foram milhões gastos em todas as posições, de goleiro a centroavante, para montar uma base distinta de elenco.


Do grupo que conquistou a Série B de 2021, 15 jogadores continuam no plantel atual. Só que a maioria é coadjuvante. O clube promoveu algumas saídas ao longo do ano, e é provável que mais nomes deem adeus com o fim da temporada. O que consolidará a passagem de bastão.


Dois "veteranos" titulares

Entre os rostos que a torcida alvinegra já conhecia da temporada que passou, apenas dois nomes são titulares do Botafogo de hoje: o goleiro Gatito Fernández e o lateral-direito Daniel Borges. Alguns outros ganharam chances com frequência, como Kayque, Del Piage e Matheus Nascimento, mas os garotos sofreram com lesões ou perderam espaço.


Luís Castro faz dos reforços desse ano a base da equipe. Na verdade, alguns recém-chegados da segunda janela já foram promovidos aos titulares, casos de Marçal e Eduardo. Adryelson pode engrossar essa lista na próxima rodada do Brasileirão. Para a reta final da temporada, há expectativa por mais novidades, principalmente com Tiquinho Soares, Danilo Barbosa e Gabriel Pires.


Opções para Castro

John Textor planejou uma contratação de grande impacto para dar boas-vindas ao novo Botafogo. Não à toa nomes como Cavani, James Rodríguez e Marcelo entraram no noticiário ao longo do ano. Mesmo sem o nome estelar, a avaliação do mercado alvinegro foi positiva porque rendeu opções novas e mais seguras.


Não foram poucas as vezes em que o Botafogo precisou mudar o jogo, mas Luís Castro terminou a partida com duas ou até três substituições por fazer. Nem sempre se tratou de pura escolha. O próprio Castro abordou o assunto em entrevista coletiva recente.


- Muitas vezes eu ouço vocês (jornalistas) dizerem para mudar o rumo do jogo, mas com quem se faz? Tenho que resolver, sou o treinador, mas precisamos analisar o jogo a fundo. Vamos aumentar o número de jogadores no ataque, ok. Mas vamos usar jogadores que não estão preparados? Que têm qualidade, mas ainda não estão preparados - indagou no último dia 10 de julho.


Com 10 contratações apenas neste segundo semestre, o Botafogo se vê satisfeito com o grupo que montou para essa reta final de temporada. A janela de transferências já fechou, e a diretoria pode buscar apenas jogadores que estejam livres no mercado, algo que, de acordo com o diretor de futebol André Mazzuco, não está no radar até o momento.


Compare os elencos

2021

Goleiros: Diego Loureiro; Douglas Borges, Gatito, Igo Gabriel;

Zagueiros: Carli, Gilvan, Kanu, Mezenga e Ewerton;

Laterais: Daniel Borges, Jonathan, Rafael, Carlinhos, Hugo, Jonathan Silva;

Meio-campistas: Barreto, Kayque, Oyama, Frizzo, Del Piage, Cesinha, Luiz Henrique, Marco Antônio, Pedro Castro, Ricardinho, Chay;

Atacantes: Diego Gonçalves, Ênio, Felipe Ferreira, Ronald, Vitinho, Warley, Matheus Nascimento, Rafael Moura e Rafael Navarro.

Média de idade: 25 anos



2022

Goleiros: Gatito, Douglas Borges, Lucas Perri, Igo Gabriel;

Zagueiros: Sampaio, Cuesta, Adryelson, Carli, Kanu;

Laterais: Daniel Borges, Rafael, Saravia, Carlinhos, Hugo, Marçal;

Meio-campistas: Barreto, Kayque, Oyama, Patrick de Paula, Del Piage, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Lucas Piazon, Gabriel Pires, Danilo Barbosa, Gustavo Sauer, Eduardo, Jacob Montes;

Atacantes: Diego Gonçalves, Victor Sá, Luis Henrique, Jeffinho, Vinicius Lopes, Matheus Nascimento, Erison, Tiquinho, Júnior Santos.

Média de idade: 26 anos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem