Em noite de aniversário de Danilo Barbosa, e no segundo jogo sem Tiago Nunes: Botafogo vira a chave, exala confiança, mas precisa determinar maior foco para 2024


Além da grande vitória sobre o Aurora, o Botafogo apresentou um desempenho que há tempos não se via. Em diversos momentos, o Alvinegro parecia preso na reta final em 2023, onde acumulou um enorme fracasso no Brasileirão.


Embora não estivesse lotado, o Estádio Nilton Santos contou com mais de 21 mil torcedores empolgados com um início arrasador da equipe comandada pelo interino Fábio Matias. E deixou o local com a esperança e com o direito de se empolgar.


                                                     (Foto: Vitor Silva/Botafogo)



Pode ser que seja apenas uma coincidência, mas o Botafogo conquistou duas vitórias nos dois últimos jogos desde que Tiago Nunes foi demitido. O treinador não vinha fazendo um bom trabalho, além de ter tido problemas internos em seus últimos dias. O Volante Danilo Barboza foi aniversariante no dia de ontem 28/02, e completou 28 anos.


Com o ambiente mais leve, Fábio Matias pôde iniciar seu trabalho contra a pior equipe do Campeonato Carioca, onde a vitória era obrigação. E o interino afastou qualquer receio em relação a possível classificação na Libertadores, o que também era visto como uma obrigação. Pode parecer pouco, mas fazer o necessário é muito para o momento que o Alvinegro estava vivendo.


Nesse sentido, o comandante fez um pedido para que o que aconteceu em 2023 fosse página virada. E ressaltou que o elenco do Botafogo está focado no trabalho que vem sendo desenvolvido desde a reapresentação aos treinos.


- Toda a vez que a gente fala desse assunto é um pouco delicado. Quando a gente iniciou o trabalho, pouco a gente falou a respeito sobre. Tem muita gente remanescente do ano passado, mas tem muita gente nova. Esse período já passou. Dia sete de janeiro iniciou-se uma nova temporada. Temos que colocar um ponto final no passado. Já foi. Vamos para o próximo jogo, próximo dia de trabalho. A gente já recomeçou em janeiro. Isso é algo que tem que ficar bem claro.


Para tornar essa virada de chave ainda mais clara, o clube precisa definir uma prioridade rapidamente para a sequência da temporada, visto que o Glorioso ainda tem o Campeonato Carioca e a Libertadores pela frente.


Na próxima semana, o Botafogo encara o RB Bragantino em busca de uma vaga na fase de grupos da principal competição do continente. Mas também tem um clássico diante do Fluminense no fim de semana em que qualquer resultado que não seja a vitória deixará o clube pela segunda vez consecutiva fora da semifinal do estadual.


E mesmo que o triunfo venha sobre o Tricolor, a classificação do Alvinegro não é garantia, uma vez que os comandados de Fábio Matias dependem de um tropeço do Vasco. Com isso, o interino tem uma missão complicada entre optar por "abrir mão" do clássico e disputar a Taça Rio ou correr o risco de colocar o que tem de melhor em campo às vésperas do jogo mais importante da temporada.


Além de ser um sonho do torcedor, a Libertadores é uma competição que é incomparável do ponto de vista financeiro. Esportivamente é um torneio cujo é viável chegar longe, visto o investimento feito pelo Glorioso em relação a maioria dos rivais da América do Sul, que vivem crises há anos e não acompanham o crescimento do futebol brasileiro.


Com 100% de aproveitamento, Fábio Matias talvez precise deixar uma invencibilidade que vem sendo construída em seu início de carreira para encerrar de vez com as comparações com 2023. E focar no RB Bragantino. Até porque uma eliminação trará à tona a revolta dos torcedores e o desalento com quem tanto sonhou com coisas grandes para 2024 em determinado momento da temporada passada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem