O Botafogo dá sequência ao sonho do título inédito da Copa do Brasil, prioridade na temporada 2025, enfrentando o Vasco nesta quarta-feira (27/8), às 21h30, em São Januário, na partida de ida das quartas de final. A volta acontece no dia 11 de setembro, no Estádio Nilton Santos, e quem passar enfrenta Fluminense ou Bahia na semifinal.
O Glorioso aposta no ótimo retrospecto fora de casa com Davide Ancelotti. Passado a eliminação na Libertadores na altitude de Quito, no Estádio Casa Blanca, o Botafogo vem de cinco vitórias seguidas como visitante, sendo uma na Copa do Brasil e quatro no Brasileirão – a última deles no domingo, sobre o Juventude, com dois gols do estreante Chris Ramos.
Na partida em Caxias do Sul, inclusive, Davide poupou alguns titulares. A expectativa é de que ele tenha força máxima, com o retorno de Artur, que não viajou no fim de semana. Outros poupados devem voltar a ser titulares, como o goleiro John, o volante Danilo e o meia-atacante Savarino, que rejeitou ofertas de Al-Rayyan e Trabzonspor após conversas com a esposa, e permaneceu no Botafogo.
✖️ Desfalques do Botafogo
Kaio Pantaleão (problema muscular na coxa direita)
Bastos (cirurgia no joelho esquerdo)
Cuiabano (problema no tornozelo esquerdo)
🟨 Pendurados
O zagueiro Alexander Barboza é o único jogador do Botafogo pendurado com dois amarelos. Se ele receber cartão nesta quarta, será desfalque no jogo de volta, dia 11 de setembro, no Estádio Nilton Santos.
🔍 O adversário
O Vasco vem de duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, para Juventude e Corinthians. O técnico Fernando Diniz pode ter o retorno de Paulo Henrique, poupado nestes dois jogos, mas Tchê Tchê é dúvida, com dores na coxa. Recém contratados, Robert Renan e Matheus França estão regularizados, mas não devem começar como titular.
🎟️ Ingressos
Os ingressos para o clássico estão esgotados, tanto para a torcida do Vasco quanto para a do Botafogo. A capacidade total do Estádio São Januário é de 21.880, nesta noite teremos números próximos disso. Com mais de 20 mil pessoas presentes.
📺 Onde assistir
O clássico terá transmissão da TV Globo para RJ, AC, AL, AM, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MT, PA, PB, PI, RN, RR, RO, RS, SC, SE, TO, DF e as cidades mineiras de Araxá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, com narração de Luis Roberto e comentários de Junior e Roger Flores; SporTV e Premiere, com narração de Gustavo VIllani e comentários de Ana Thais Matos, Ledio Carmona e Richarlyson; e Amazon Prime Video, com narração de Napoleão de Almeida e comentários de Marcelo Raed.
📋 Arbitragem
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ)
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
4º árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
5º árbitro: Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
AVAR 2: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Observador de VAR: Alicio Pena Junior (MG)
Inspetor: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Quality manager: Lucas Dias Almeida (RJ)
FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO
Estádio: São Januário
Data-Hora: 27/8/2025 – 21h30
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Ingressos: esgotados
Onde assistir: Globo (RJ, AC, AL, AM, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MT, PA, PB, PI, RN, RR, RO, RS, SC, SE, TO, DF e Araxá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia), SporTV, Premiere e Amazon Prime Video
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Pumita Rodríguez), Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair, Cauan Barros (Thiago Mendes) e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Vegetti (David) – Técnico: Fernando Diniz.
BOTAFOGO: John; Vitinho, David Ricardo (Marçal), Alexander Barboza e Alex Telles; Danilo, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Arthur Cabral e Álvaro Montoro – Técnico: Davide Ancelotti.