John Textor, ainda dono da SAF do Botafogo com 90% das ações, quer adquirir um novo clube na Inglaterra. Segundo o jornal "The Guardian", trata-se do Sheffield Wednesday, que disputa a Championship, segunda divisão inglesa, segundo clube mais antigo da Inglaterra e que se encontra em uma grave crise financeira.
A equipe vive um clima de guerra entre os torcedores e o dono, Dejphon Chansiri. Por agora, o empresário americano sondou a situação e marcou uma reunião com a atual administração do clube, que quer receber 100 milhões de libras (cerca de R$ 731,7 milhões de reais).
O Sheffield Wednesday é o segundo time mais velho da Inglaterra e vive uma grave crise financeira. Os jogadores entraram em greve por conta de salários atrasados e ameaçaram boicotar a estreia na Championship, contra o Leicester, pela segunda divisão inglesa.
Por conta de toda essa situação, os Owls receberam um transfer ban, que bloqueava as transferências pagas para outros clubes. O embargo acabou sendo resolvido após o pagamento dos salários, mas a equipe ainda precisa de uma aprovação da EFL para poder fazer contratações.
John Textor registrou seu interesse no Sheffield Wednesday com o proprietário, Dejphon Chansiri, e está pronto para negociações sobre uma possível compra do tradicional clube inglês, que está na segunda divisão inglesa.
Entende-se que o empresário Norte-americano sondou os representantes de Chansiri nos últimos dias e quer agendar uma reunião com ele para a próxima semana depois de voar para o Reino Unido. Acredita-se que o preço pedido para quarta-feira seja de cerca de £ 100 milhões de libras (cerca de 731 Milhões De Euros), embora ainda não se saiba se Textor estaria preparado para oferecer tanto. Mas nesta negociação a família DuPont pode dar uma força, além dos cavaleiros vermelhos (Red Knights) magnatas de sucesso do Reino Unido, que Keith Reginald Harris conhece, e que John Textor poderá usá-lo na negociação, ambos tempos atrás queriam comprar o Everton em parceria.
Chansiri conversou com vários compradores em potencial neste verão europeu, e disse em junho deste ano de 2025 que rejeitou £ 40 milhões de libras (Cerca de R$296,1 Milhões) de um consórcio Norte-americano desconhecido, que não está ligado à Textor.
Textor vendeu sua participação de 44,9% no Crystal Palace para Woody Johnson no mês passado e está ansioso para reinvestir em um clube inglês o mais rápido possível. Diz-se que ele vê o Sheffield Wednesday, que não pagou salários aos jogadores e funcionários em dia nos meses de março, maio e junho, como uma oportunidade de reviver um clube histórico semelhante ao desafio que assumiu no Botafogo em 2022. O Botafogo estava definhando na segunda divisão, mas foi coroado campeão da Libertadores no ano passado, e depois conquistou o título brasileiro em 2024. Entende-se que Textor consultou o financista de futebol, Keith Reginald Harris na quarta-feira 20/8, mas decidiu por ora, que o ex-banqueiro de investimentos, que intermediou aquisições no West Ham, Manchester City e Aston Villa, não faça aportes, antes de tudo estar acertado.
Muitos torcedores do Sheffield Wednesday, boicotaram o jogo em casa de terça-feira à noite contra o Leeds na Carabao Cup em protesto contra Chansiri, que assumiu em 2015 o lugar de Milan Mandaric. A EFL disse este mês que estava profundamente preocupada com a situação financeira do clube. O técnico Danny Röhl e vários jogadores importantes saíram do clube em Julho. O Sheffield Wednesday começou a temporada com apenas 15 jogadores do time principal depois de ter um embargo de transferência suspenso, embora as contratações ainda precisem ser aprovadas pela liga.
Também há problemas no Estádio Hillsborough, com o conselho local tendo considerado o North Stand não seguro para os espectadores em julho, antes que o aviso de proibição fosse suspenso dias antes do primeiro jogo em casa da campanha contra o Stoke.
Entende-se que Textor – que também tem trabalhado com o banco suíço UBS em uma oferta pública inicial (IPO) para sua empresa de investimentos em futebol, a Eagle Football Holdings, e caso compre, conseguirá transferir Botafogo, Sheffield Wednesday e RWDM Brussels para a nova holding, Eagle Group Football das Ilhas Cayman. – se concentraria inicialmente em investir no time se sucedesse Chansiri.
Com informações The Guardian