Conforme nós da Gazeta Botafogo, antecipamos de forma exclusiva em 23/11, no Twitter/X, e nesta matéria que pode ser conferida aqui.
O Botafogo oficializou na noite desta quarta-feira (17/12) a saída do técnico Davide Ancelotti e de sua comissão técnica, formada pelos auxiliares Luis Tevenet e Andy Mangan e pelo preparador físico Luca Guerra.
Em nota oficial (leia abaixo), o clube agradeceu ao italiano “pelo profissionalismo e comprometimento”, desejou sucesso e informou que a nova comissão técnica será anunciada em breve.
Segundo o noticiado por diversos veículos de imprensa, Davide saiu por não concordar com a decisão da diretoria de demitir o preparador físico Luca Guerra, alvo de críticas por conta do alto número de lesões no elenco.
Davide Ancelotti, que teve seu primeiro trabalho como técnico efetivo na carreira, deixa o Botafogo após 33 jogos, com 15 vitórias, 11 empates e sete derrotas – aproveitamento de 56,6%.
Os bastidores da demissão de Davide Ancelotti, por insistência em não ter aceitado a demissão do preparador físico Luca Guerra
Devido ao desejo da diretoria do Botafogo de demitir o preparador físico Luca Guerra, o técnico Davide Ancelotti não deve seguir no clube para 2026.
A análise da diretoria alvinegra era positiva sobre o trabalho de Davide Ancelotti, que fechou o Campeonato Brasileiro com dez jogos de invencibilidade, mas entendeu-se por mudanças na comissão, algo que o treinador não concordou.
O Clima no CT Lonier e no dia-a-dia dos funcionários do Botafogo, com Luca Guerra não eram nada bons, ele era daquela espécie de pessoa folgada, que não dava bom dia, nem boa tarde, e se achava o melhor funcionário do clube, revelou uma fonte.
A decisão do Botafogo por mandar embora o preparador físico Luca Guerra não foi o único motivo para que Davide Ancelotti optasse por deixar o clube a um ano do fim do seu contrato.
O treinador italiano resolveu sair “a partir de uma reflexão sobre o projeto do time carioca para 2026 e seu futuro profissional”.
Davide Ancelotti não teve desentendimento com a diretoria e viaja nesta quinta-feira para a Espanha para passar férias com a família. Ele participava do planejamento para 2026, mas não vai permanecer. Existe um temor interno de que o Botafogo possa sofrer um transfer ban da Fifa em breve devido à condenação para pagar o Atlanta United pela contratação de Thago Almada, em 2024.
O desejo de Davide Ancelotti estar com seu pai (Carlo) na comissão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, como havia sido previamente acordado quando da ida para o Botafogo, também fez uma certa diferença, na escolha final.
Leia a nota oficial do Botafogo:
Davide Ancelotti não é mais o técnico do Botafogo
O Botafogo informa que Davide Ancelotti não é mais o técnico da equipe principal. O preparador físico Luca Guerra e os auxiliares Luis Tevenet e Andrew Mangan também estão de saída. A decisão foi tomada após reuniões nesta quarta-feira (17/12).
O Clube agradece o profissionalismo e comprometimento de Ancelotti durante o período em que liderou a equipe e fez parte da família alvinegra. O Botafogo deseja sucesso em desafios futuros.
NOTA OFICIAL
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 17, 2025
Davide Ancelotti não é mais o técnico do Botafogo.
O Botafogo informa que Davide Ancelotti não é mais o técnico da equipe principal. O preparador físico Luca Guerra e os auxiliares Luis Tevenet e Andrew Mangan também estão de saída. A decisão foi tomada após… pic.twitter.com/odSXlMXdSc
A nova comissão técnica será anunciada em breve.
