Treino do Botafogo no Espaço CT Lonier nesta quinta-feira 8/1 - Foto: Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo já se prepara de olho em sua estreia no Campeonato Carioca 2026, na próxima quinta-feira (15/01), no Luso Brasileiro, contra a Portuguesa. Vivendo os primeiros momentos com o técnico Martín Anselmi, o Fogão iniciará um novo trabalho e definiu seu planejamento para as primeiras partidas do ano.
Por causa do calendário extenso de 2026, numa temporada atípica devido à Copa do Mundo da FIFA (México, EUA e Canadá) em Junho e Julho, a diretoria e comissão técnica, de forma conjunta, repetirão o cenário dos últimos anos. Nos primeiros compromissos, a tendência é de um time bastante modificado e repleto de jovens.
Muitos jovens das categorias de base foram convocados para o período de treinamentos no CT Lonier, que teve início no último domingo (4/1). Destacam-se nomes como Marquinhos, Juninho, Arthur Novaes e Kadir Barría. Há ainda chance de jogadores que estão na Copinha, em São Paulo, retornarem ao Rio de Janeiro para oportunidade com Martín Anselmi, após o fim da competição em 25 de Janeiro, caso o Botafogo chegue pela segunda vez na final da competição, algo que não ocorre até então, desde 1971.
Pela ausência de peças do antigo time B, da categoria sub-23, que jogou o início do Cariocão em 2023 e 2024, o Botafogo, desta vez, deve ter mais jogadores do grupo principal, mas considerados reservas na última temporada.
Botafogo foca em parte física
Em contrapartida, os jogos do Campeonato Carioca podem servir de preparação em alta intensidade para jogadores que vêm de lesões e passam por recondicionamento. São os casos do goleiro Neto Murara, o zagueiro Bastos e o volante Danilo.
O cenário indica um Botafogo mais dedicado no Estadual, o que não aconteceu na era SAF sob gestão e planejamento de John Textor no comando desde 2022-Atualmente. Com o Brasileirão tendo início no fim de janeiro, o Fogão deve levar mais a sério o calendário oficial e, desta vez, brigar por posições melhores; em 2025, a equipe amargou o nono lugar, sendo essa a pior campanha na história do Cariocão. O Botafogo não chega numa semifinal de Carioca desde 2022, e não chega numa final ou conquista o título desde 2018.
