O que aconteceu no Estádio Monumental U em Lima, na tarde de sábado, no horário local na decisão de 2025, não se compara e nem chega perto do que foi a final de 2024, e falamos isto sem nenhum clubismo. A final de 2024 brilhou, encantou todo o continente das Américas (Sul, Central e Norte), além de todo o mundo. O Botafogo venceu na bola, na raça, o arquirrival motivado por inveja, decidiu plagiar na base da trapaça e do roubo, em 2025, isto ficou evidente quando um jogador deles (Plata) foi expulso, e no tapetão junto à CONMEBOL, teve a expulsão cancelada, e pôde jogar normalmente no jogo de volta contra o Estudiantes.
Pulgar atinge intencionalmente Bruno Fuchs. Lance para vermelho direto.
— VAR Check Brazil (@VAR_Brazil) November 29, 2025
VAR Fail ❌
pic.twitter.com/Te2e905PtI
"Escândalo", "polêmica", "erro grosseiro", "solada brutal", "sem dúvida para vermelho": A repercussão do título do Flamengo (e da entrada do Pulgar no Fuchs) em jornais argentinos e no espanhol As. pic.twitter.com/kCXs5DEKN5
— bazzan (@abazzan7) November 30, 2025
AS, Olé e Neuquén postaram o que aconteceu em Lima.
A inveja foi tanta por 2024, já que o Botafogo ganhou a Libertadores e o brasileirão na bola, e com um time super estrelado. Que 1 ano depois a mulambada ganha a libertadores e o brasileirão, na base da trapaça e do roubo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 29, 2025
Betano, Bruno Henrique que fez apostas e o escambau!
Era óbvio que na final da Libertadores 2025, o roteiro da inveja seria ainda mais explícito, quando aos 29:09 do primeiro tempo, Bruno Fuchs, que foi chutado e arranhado pelo Pulgar, não foi expulso da partida, pelo árbitro Darío Herrera, e o VAR Héctor Paletta não chamou pra revisar o lance. Mas esta matéria não é pra falar sobre lixo, para isso existe a reciclagem, que todos os outros times da América Do Sul, e do Brasil, quando for possível, se unam, e façam tal reciclagem, para que o lixo não fique em evidência (quem lê entenda).
Neste Domingo 30 de Novembro de 2025, completa exatamente 1 ano que o Botafogo era campeão da Conmebol Libertadores Da América, no Estádio Monumental De Núñez (Mâs Monumental) na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
Nada de Jairzinho ou Tardelli, quem carregou a taça foi o Tenista Sérvio🇷🇸 Novak Djokovic.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2024
🎥TV GLOBO pic.twitter.com/sIKSdQM6wJ
A final de 2024 foi tão especial e histórica, que teve a presença do Tenista sérvio Novak Djokovic, que carregou a taça da Libertadores antes da final ter começado no Estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires.
Vacilo total do Gregore parecia Leandro Guerreiro ou Túlio Souza, entrada desnecessária do volante do Botafogo em Fausto Vera. Que foi expulso merecidamente.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2024
🎥TV GLOBO pic.twitter.com/i3NeY2a9Tc
Há 1 ano atrás naquele 30 de Novembro de 2024, o Botafogo faria uma das melhores finais da história da Libertadores, jogando com raça, alma e emoção, mesmo com 1 jogador expulso, Gregore que levantou o pé demais e acertou a cabeça de Fausto Vera, aos 30 segundos do primeiro tempo, naquele momento, botafoguenses de toda as idades, ficaram apreensivos, nervosos e sem saber o que iria acontecer, sem qualquer tipo de perspectiva sobre os 89 minutos e 30 segundos restantes. Já que jogaria com 1 jogador a menos.
O técnico Artur Jorge teve que reorganizar o Botafogo, com Marlon Freitas tendo que voltar para marcar, e ora, jogando com se fosse um zagueiro, O Botafogo taticamente variou entre o 5-3-1 (sem a bola) e o 4-4-1 (com a bola). O goleiro John conseguiu fazer boas defesas, na medida que os minutos iam passando.
O Atlético Mineiro chegava chutando de fora da Área, principalmente com Hulk, e uma dessas finalizações, acertou a cabeça de Alexander Barboza.
Durante o atendimento médico, Artur Jorge chamou Luiz Henrique para que ele trocasse de lado do campo, saísse do habitual lado direito, e jogasse pelo lado esquerdo. E deu certo.
😍 El primer gol de la Final, desde el campo de juego: Luiz Henrique.
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) December 1, 2024
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/TBPasYq5Yk
A Camisa 7 mística e histórica do Botafogo apareceu, aos 34 minutos e 38 segundos começava a jogada do gol, com Telles, Thiago Almada e Marlon Freitas trocando passes, na sequência, Almada fez bom drible passou pra Luiz Henrique que tocou rápido pra Marlon Freitas, que tentou um chute, a bola foi pra Almada, que rapidamente tentou um passe, a bola resvalou em Junior Alonso, do Atlético Mineiro, em seguida sobrou pra Luiz Henrique abriu o placar para o Botafogo, após chute forte, sem chances pro goleiro Everson.
O lance do pênalti no LH
— 🦓𝓩𝖊𝖇𝖗𝖆𝕱𝖔𝖌𝖔🔥 (@zebrafog0) July 26, 2025
Apenas na ESPN mostrou esse ângulo
Histórico https://t.co/In4HLBZpaz pic.twitter.com/DfMrFY5R7C
Facundo Tello faz uma péssima arbitragem. Mauro Vigliano do VAR o corrigiu!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2024
Foi muito pênalti em Luiz Henrique. E o bobão do goleiro Everson que usa tinta pra preencher a sua calvície merecia ser expulso!
🎥TV GLOBO pic.twitter.com/dY4JtXOe5l
O Atlético Mineiro sentiu o gol, e o Botafogo aproveitou o bom momento, aos 39 minutos, Igor Jesus cabeceou em disputa aérea contra a marcação de Fausto Vera e Alan Franco, Júnior Alonso se atrapalhou e colocou Guilherme Arana no ¨fogueira¨ com cabeçada errada, que virou bom passe pra Luiz Henrique que correu, e antecipou o lance, e foi tombado dentro da área pelo goleiro Everson, no primeiro momento o árbitro Facundo Tello não tinha marcado nada, o VAR Mauro Vigliano chamou o lance pra revisão e o pênalti foi assinalado.
Penal, bombazo y un gol para soñar ✨🏆
— telefe (@telefe) November 30, 2024
⏱ 44'PT | Atl. Mineiro 0-2 Botafogo
Viví la GRAN FINAL de la #LibertadoresEnTelefe por https://t.co/2ECurz6Kmn con @giraltpablo y @JPVarsky 🎙 #StreamsTelefe #Libertadores pic.twitter.com/a6gZKQPy9o
Na sequência aos 44 minutos do primeiro tempo, Alex Telles marcou o segundo gol, que foi importante demais, ter o 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com 1 jogador a menos.
A torcida do Botafogo em massa, vibrou bastante e comemorou pra demais, com muita alegria, emoção. O primeiro tempo teve 6 minutos de acréscimo. E terminou aos 51 minutos.
Centro de Hulk, cabezazo de Vargas y gol del #Galo ⚽
— telefe (@telefe) November 30, 2024
⏱ 47' | Atl. Mineiro 1-2 Botafogo
La GRAN FINAL de la #LibertadoresEnTelefe por https://t.co/2ECurz6Kmn con @giraltpablo y @JPVarsky 🎙 #Libertadores pic.twitter.com/xOQ21yhpWG
Porém para quem achava que seria fácil, estava enganado, Gabriel Milito técnico do Atlético Mineiro, na ocasião, colocou Eduardo Vargas durante o intervalo. E logo aos 2 minutos do segundo tempo, Hulk cobrou escanteio, Vargas subiu sem marcação e descontou, Atlético Mineiro 1 x 2 Botafogo.
Este gol motivou o Atlético Mineiro a buscar o empate, e o Botafogo teve que se fechar (já que estava com 1 jogador a menos). Aos 7 minutos Hulk cruzou da esquerda e Deyverson de peixinho escorou para fora. Depois aos 18 minutos do segundo tempo, Hulk limpou a jogado pelo lado, chutou forte na bola, e o goleiro John espalmou para escanteio. Dos 20 aos 40 minutos o Botafogo controlou bem, evitando do Atlético Mineiro criar jogadas perigosas.
Graças a Deus, esta bola do Eduardo Vargas não entrou, SENHORAS E SENHORES!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2024
🎥TV GLOBO pic.twitter.com/H1YIHBqy39
Somente aos 41 minutos do segundo tempo, após Mariano ter feito um lançamento para Eduardo Vargas, que perdeu o gol de empate do Atlético Mineiro, foi levar perigo para o goleiro John.
De novo, ufaaaa! pic.twitter.com/qUSb4b5kyN
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2024
Depois aos 47 minutos do segundo tempo, após bom lançamento de Alan Franco, Adryelson atrasou errado, a bola sobrou para Eduardo Vargas, que tentou fazer um gol de cobertura, e perdeu o segundo gol dele naquela tarde e começo da noite em Buenos Aires.
O GOL DA CONFIRMAÇÃO DO TÍTULO! 🔥🏆 E é do ARTILHEIRO DA LIBERTADORES! Júnior Santos aproveitou a sobra e marcou o terceiro!#LibertadoresNaESPN pic.twitter.com/elIVGyCjLR
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) November 30, 2024
Mas estava escrito que o Botafogo seria o campeão da Libertadores de 2025, com muita raça, suor, lágrimas, predestinação e bom futebol. Aos 51 minutos do segundo tempo, após 7 minutos de acréscimo ter sido informado pelo árbitro Facundo Tello. Júnior Santos fez boa jogada, driblou e passou pela marcação dupla de Junior Alonso e Rodrigo Bataglia, Mariano só observou, na sequência tocou pra Matheus Martins que antes de chutar, a bola foi afastada por Alan Franco, e assim como começou terminaria, a bola sobrou pra Júnior Santos que definiu o placar da decisão: Atlético Mineiro 1 x 3 Botafogo. Fantasma de que o Botafogo não ganhava nada no século 21, foi vencido e destruído. Histórico!
O ARTUR JORGE FOI À LOUCURA COM O GOL DO JÚNIOR SANTOS! 🔥🏆#LibertadoresNaESPN #Libertadores #AtléticoMG #Botafogo pic.twitter.com/orOSYwycQV
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) November 30, 2024
Outro momento que ficou marcado, foi quando o técnico Artur Jorge vibrou logo após o gol da decisão feito por Júnior Santos, o técnico vibrou, e após ter recebido um toque de Luiz Henrique, rolou rapidamente no gramado evitando a queda por completo, e voltou para festejar com Carlos Eduardo e o goleiro John.
Artur Jorge e Adryelson foram para a dança, após a conquista:
Artur Jorge passando na sua timeline dançando CUMBIA VILLERA no Mâs Monumental, junto de Adryelson
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 1, 2024
VALEU MISTER, ESTE MOMENTO ESTÁ MARCADO EM NOSSA HISTÓRIA!
🎥ESPN do Brasil pic.twitter.com/H1bSsnf2CW
Adryelson e Artur Jorge caindo na Cumbia no Monumental De Núñez passando na sua TIMELINE
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2024
Somos campeões, família Botafogo. É muita emoção. Merecemos demais.
🎥TV GLOBO pic.twitter.com/yIqll1y1BV
Antes da entrega da taça, Deyverson reconheceu que o Botafogo foi melhor:
Devido a vibração, entusiasmo de 1 ano atrás, passou desapercebido pelos Botafoguenses, mas até o Deyverson teve que reconhecer que o Botafogo foi melhor que o Atlético Mineiro. Destaque para o corte da câmera após Luiz Henrique, Almada e Igor Jesus estarem comemorando.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2025
🎥GLOBO pic.twitter.com/jg8KYc94r4
A entrega da taça da Libertadores, por Alejandro Domínguez, Presidente da Conmebol ao elenco do Botafogo
Recordar é viver, ainda mais quando é histórico e memorável, há exatamente 1 ano atrás o Botafogo De Futebol e Regatas era campeão da Libertadores em 30/11/2024#NoGritoNão #NoApitoNão #NaBolaEComBomFutebolSim
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) November 30, 2025
🎥Globo pic.twitter.com/0tLrfeFOr1
Relembre a final marcante de 2024:
Reveja | Assista a final de novo na íntegra:
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 3 BOTAFOGO
Estádio: Mâs Monumental
Data-Hora: 30/11/2024 – 17h
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Público: 62.000 pagantes e 72 mil presentes
Cartões amarelos: Battaglia, Lyanco, Fausto Vera e Hulk (CAM); Alex Telles, Thiago Almada, Igor Jesus e Vitinho (BOT)
Cartões vermelhos: Gregore 0:30 segundos, creditado em 1’/1ºT (BOT)
Gols: Luiz Henrique 35’/1ºT (0-1), Alex Telles 43’/1ºT (0-2), Vargas 1’/2ºT (1-2) e Júnior Santos 51’/2ºT (1-3)
ATLÉTICO-MG: Everson; Lyanco (Mariano – Intervalo), Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Vargas – Intervalo), Fausto Vera (Bernard – Intervalo), Alan Franco e Guilherme Arana; Hulk, Paulinho e Deyverson (Alan Kardec 30’/2ºT) – Técnico: Gabriel Milito.
BOTAFOGO: John; Vitinho, Alexander Barboza, Adryelson e Alex Telles (Marçal 12’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas e Savarino (Danilo Barbosa 12’/2ºT); Luiz Henrique (Matheus Martins 33’/2ºT), Igor Jesus (Allan 47’/2ºT) e Thiago Almada (Júnior Santos 33’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.
Que não demore muito, e em breve novamente o Botafogo conquiste a Libertadores, afinal a América do Sul quando é pintada de preto e branco, fica bem mais bonita!

