A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em parceria com a empresa Genius, concluiu, nesta quarta-feira (28/1), a instalação das câmeras do sistema de impedimento semiautomático (SAOT, na sigla em inglês) no Maracanã, no Rio de Janeiro. Agora, o próximo passo será a habilitação das linhas do sistema, seguida pelo início da fase de testes. Nilton Santos, Arena MRV, Mineirão e Mangueirão serão os próximos estádios a receber os equipamentos.
Assista abaixo a instalação e configuração no Maracanã:
CBF e Genius concluem a instalação do impedimento semiautomático no Maracanã
— brasil (@CBF_Futebol) January 28, 2026
Saiba mais em: https://t.co/mkPXONW8t1 pic.twitter.com/X4fTjefXhz
A implantação no Maracanã foi acompanhada pelo presidente do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem da CBF, Netto Góes. No total, foram instaladas 28 câmeras. Após a habilitação das linhas, o estádio entrará na fase de testes do sistema.
Netto Goés elogiou o término deste estágio. Além disso, demonstrou otimismo pelas instalações em outros estádios.
— Este é um estágio importantíssimo. Estamos acompanhando cada fase da implantação do semiautomático e verificando que a evolução está acontecendo de acordo com nossas expectativas, cumprindo cada etapa necessária do processo para homologação do sistema. O objetivo é que o semiautomático entre em funcionamento cumprindo o padrão de excelência que desejamos. Agora esperamos que esta celeridade seja a mesma para a implantação nos demais estádios — afirmou Góes.
O presidente da CBF, Samir Xaud, enalteceu a importância dos testes, permitindo, assim, a garantia da implementação com segurança.
— A implantação do impedimento semiautomático é um projeto estruturante para o futebol brasileiro. Estamos acompanhando de perto cada etapa, com responsabilidade e rigor técnico, para garantir que o sistema seja implementado com segurança, confiabilidade e dentro dos padrões internacionais. O Maracanã cumpre um papel importante nesse processo, e o nosso foco é assegurar que a tecnologia esteja plenamente homologada antes do uso oficial nas competições — disse.

