O Botafogo vai a campo nesta quinta-feira (29) pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro para iniciar bem a trajetória em 2026 com três pontos em casa, mas, para isso, terá de quebrar um longo jejum. O Alvinegro não sabe o que é vencer o Cruzeiro há 9 anos e 140 dias; 9 anos, 4 meses e 18 dias; 9 Anos e 20 meses; 112 meses e 18 dais; 489 semanas e 4 dias; 3427 dias.
A última vitória do Glorioso foi na edição de 2016, quando foi ao Mineirão e venceu por 2 a 0 com gols do meia Camilo e do centroavante argentino Canales. Desde então, foram seis vitórias da Raposa e nove empates, contando jogos das Séries A e B e da Copa do Brasil. Mas o torcedor lembra da escalação do jogo no dia 11 de setembro de 2016?
O Botafogo foi a campo no Mineirão com: Sidão, Emerson, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis (Gervasio Nuñez); Dudu Cearense, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton (Rodrigo Pimpão) e Sassá (Canales). Técnico: Jair Ventura.
Já o Cruzeiro enfrentou o Fogão com a seguinte escalação: Rafael, Lucas Marques, Manoel, Bruno Rodrigo, Edimar, Ariel Cabral (Lucas Romero), Henrique Lima, De Arrascaeta, Robinho (Willian), Ramón Ábila e Rafael Sóbis (Alisson). Técnico: Mano Menezes.
No ano em questão, ainda com muita dificuldade financeira e um elenco modesto, o Botafogo protagonizou uma arrancada que entrou em destaque nas campanhas recentes do clube.
De cotado para o rebaixamento com o técnico Ricardo Gomes à vaga na Libertadores com Jair Ventura. Dos atletas que foram a campo, apenas Joel Carli segue no clube, mas como coordenador de futebol.
Botafogo corre atrás
Em 2025, na última edição do Brasileirão, o Cruzeiro venceu o Botafogo no primeiro turno, no Nilton Santos, pelo placar de 2 a 0 com gols de Christian e Matheus Pereira. Já no segundo turno, no Mineirão, a Raposa abriu 2 a 0 com a mesma dupla, mas o Glorioso empatou com Marçal e Alex Telles.
Agora em 2026 com o bom trabalho inicial do técnico Martín Anselmi, que para muitos pode surpreender Tite e o Cruzeiro.
