SporTV News: Irlan Simões destrincha situação de domínio da Ares nos cofres da Eagle Football Holdings BidCo desde quando Textor foi afastado do Lyon, e que a Iconic Sports de Jamie Dinan se encaminha para abocanhar boa parte dos 65,4% que JT ainda possui; ENTENDA



Durante o SporTV News, realizado no começo da tarde desta última sexta-feira 23/1, Irlan Simões pesquisador e integrante do observatório Social do Futebol, trouxe o atual cenário da disputa da Ares e Iconic Sports contra John Textor.


Assista abaixo: 



Para mostrar como funciona aí, a Eagle Football Holdings (BidCo) é essa empresa central, esses números que estão aí são aproximados, pode ter uma variação nos últimos meses, mas não é tão fácil encontrar esses números, mas é o cenário que a gente tem assim para dar uma ilustrada de como funciona a Eagle. O John Textor tem 65% do capital dessa empresa ainda, e tem dois acionistas aí muito fortes, a Iconic Sports, que é o caso que eu vou explicar agora, a Ares, que é o caso que estourou no ano passado. Embora só tenha 5% do capital, é o maior credor da Eagle em si, é o grande empréstimo de 300 milhões de euros para a compra do Lyon.


A gente tem a Michelle Kang, que é uma figura que tem uma participação um pouco menor, mas é muito importante. E se vocês verem aí embaixo, eles são proprietários de outros clubes, Kang (Washington Spirit (EUA), o OL Lyonnes (França) e o London City Lionesses (Inglaterra) equipes do futebol feminino) Iconic: Pisa (ITA) e Rangers (ESC); Mark Affolter figura importante na Ares, possui participações no Chelsea (ING), Atlético De Madrid (ESP) e Inter Miami (EUA). Para mostrar que a Eagle em si é uma rede que tem investimento de outras redes, para mostrar como o cenário é complexo no futebol atual. E a Michelle foi a que assumiu o comando do Lyon, no momento que o Textor foi afastado lá na França. E ainda existem outros acionistas ali (Elmwood Partners,Monroe Capital, JP Conte, entre outros) circulando com cerca de 7% do capital. O Jamie Dinan, que é a figura chave ali da Iconic Sports, ele é um cara que tem muita bala na agulha ($$$), muito poder político, poder econômico também. Ele alegou que quando ele chega na Eagle, ele foi um dos primeiros desses grupos de investimento a chegarem na Eagle Futebol Holdings, a promessa era de que, você vai colocar o seu dinheiro aqui, em um prazo X, ali meados de 2024, esse grupo, o Eagle, com os seus novos clubes que nós vamos comprar, ele estará listado na Bolsa de Valores (de Nova York | NYSE), e esse retorno financeiro vai chegar para o seu grupo Iconic Sports.

A Iconic argumenta que a Eagle assinou um contrato dizendo que, caso essa entrada na Bolsa não acontecesse, o investimento da Iconic seria retornado, eles receberiam de volta esses valores com juros etc. Essa é a batalha judicial que existe hoje, o que a Iconic argumenta que deve receber de volta esses valores, estaria aí já na ordem dos 100 milhões de dólares. Caso a Eagle, no caso de João Textor, ainda como acionista majoritário, não pague esse valor, caso sofra a derrota e não pague esse valor, a Iconic vai ter o direito de abocanhar boa parte do capital da Eagle. (Os atuais 65,4% de Textor).

Por que isso é importante? Porque isso faria com que o John Textor perdesse a maior parte das ações e também mudaria a estrutura da governança da Eagle, que já está bastante alterada, desde o caso do Lyon, quando a Ares assume o controle financeiro da Eagle Holdings BidCO para impedir que o John Textor continue endividando a empresa. Esse é o cenário, de um lado a Ares controlando com a chave do cofre, do outro a Iconic Sports ameaçando tomar boa parte do capital que está na mão do John Textor, e John Textor no meio disso tudo soltando um monte de notícia aqui para o Botafogo sem se explicar, razão pela qual inclusive hoje está marcado o protesto de torcedores para buscar onde está o dinheiro, onde está o cheque do João Textor, torcedor botafoguense simplesmente não sabe o que vai acontecer. Comentou Irlan Simões.


Com a Iconic Sports tendo o veredicto final, onde possui 70% de chance de vencer John Textor no julgamento completo (full trial), conseguirão colocar John Textor pra correr. Este julgamento completo na Justiça Comercial Britânica ocorrerá nas próximas semanas. Atualmente a Iconic Sports, na última quarta-feira 21 de Janeiro de 2026, venceu na corte de apelação que Textor conseguiu levar como último recurso, tal apelação visava tudo ser encerrado na corte de apelação da Inglaterra e Gales, sem antes passar por este julgamento completo na Justiça Comercial Britânica. Agora Textor não tem mais nenhum direito de defesa, pois já foi condenado a pagar  £70 Milhões de Libras (R$500,3 Milhões de Reais) para a Iconic Sports de Jamie Dinan.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem