Bastos, Savarino, Luiz Henrique e Gregore comemorando o segundo gol do Botafogo contra o Peñarol marcado por Alexander Barboza - Foto Reprodução: Vítor Silva/Botafogo
Uma noite para ficar na história! Com um segundo tempo avassalador, que foi extremamente superior ao péssimo primeiro tempo, o Botafogo goleou o Peñarol por 5 a 0 nesta quarta-feira (23/10/2024), com mais um show da torcida alvinegra no Estádio Nilton Santos, e praticamente carimbou a classificação para a final da Libertadores, dia 30 de novembro de 2024, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
Savarino, marcou duas vezes, Alexander Barboza (que marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra) fez o segundo gol da partida, Luiz Henrique e Igor Jesus marcaram os outros gols da noite. Com o resultado, o Glorioso pode perder por até quatro gols de diferença na quarta-feira que vem, no Campeón del Siglo, em Montevidéu, para encarar Atlético-MG ou River Plate – o Galo venceu o primeiro jogo por 3 a 0.
O jogo
Apesar das expectativas de que o Peñarol viria todo retraído, os uruguaios começaram a partida até tentando alguns ataques. Mas a principal estratégia dos visitantes foi a conivência do árbitro com a cera – além de algumas faltinhas inventadas pelo péssimo árbitro colombiano Andrés Rojas.
O primeiro lance de perigo foi do Peñarol: aos 24 minutos, Rodrigo Pérez tabelou com Maxi Silvera, invadiu a área e chutou para boa importante defesa de John. Por sua vez, o Botafogo não conseguia criar muito e só melhorou na parte final do primeiro tempo, quando Luiz Henrique fez duas jogadas individuais – em uma chutou por cima, e na outra finalizou para Aguerre espalmar.
Mas o Botafogo voltou do intervalo com outra postura e imprimiu um ritmo alucinante. Logo no primeiro minuto, Savarino finalizou de fora e Aguerre espalmou de manchete no canto esquerdo baixo. Aos cinco, enfim saiu o gol: Luiz Henrique enfiou na medida e Savarino tocou cruzado na saída do goleiro, fazendo 1 a 0.
O Niltão explodiu, e abriu-se a porteira. Aos dez minutos, Savarino cobrou escanteio, Igor Jesus conseguiu cabecear no meio da área e a bola sobrou para Alexander Barboza, que levou a melhor sobre o zagueiro e conseguiu finalizar, marcando seu primeiro gol com a camisa alvinegra (e que hora boa!): 2 a 0.
Três minutos depois, Igor Jesus fez a jogada pelo meio, mostrando categoria, deu para Luiz Henrique, que enfiou na direita, Vitinho rolou para trás e Savarino chutou de primeira, contando com a colaboração do goleirão: 3 a 0. Igor Jesus ainda quase fez o quarto aos 20 minutos, de cabeça, mas a bola acabou saindo.
Mesmo com o placar elástico, o Botafogo continuou marcando em cima e buscando o gol. E o quarto gol saiu aos 27, e foi uma obra-prima. Em contra-ataque, Savarino deu a enfiada, Igor Jesus tentou o domínio, a bola escapou e ficou com Luiz Henrique, que avançou e deu um lindo toque por cima do goleiro: 4 a 0.
Pensou que acabou? Pensou errado! Faltava o dele. Aos 33 minutos, Igor Jesus deu para Thiago Almada chutar de primeira, Aguerre espalmou para o alto e o centroavante alvinegro cabeceou para as redes, marcando o quinto do Glorioso. Uma noite para lavar a alma do torcedor alvinegro.
Próximos jogos do Botafogo
Botafogo e Peñarol voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (30/10), às 21h30, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Antes, o Glorioso tem mais um importante jogo pelo Campeonato Brasileiro, sábado (26/10), contra o Red Bull Bragantino, às 19h, no Nabi Abi Chedid.
Assista aos melhores momentos:
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 5 X 0 PEÑAROL
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 23/10/2024 – 21h45
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR: Yadir Acuña (COL)
Renda e público: R$ 4.378.907,50 / 39.393 pagantes / 42.982 presentes
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Igor Jesus, Gregore e Artur Jorge (BOT); Rodrigo Pérez (PEÑ)
Cartões vermelhos: –
Gols: Savarino 5’/2ºT (1-0), Alexander Barboza 10’/2ºT (2-0), Savarino 13’/2ºT (3-0), Luiz Henrique 27’/2ºT (4-0) e Igor Jesus 33’/2ºT (5-0)