O Acionista Majoritário do futebol do Botafogo com 90% das ações, que já valem cerca de R$2 Bilhões de Reais, John Textor está fora do Lyon. O empresário Norte-Americano do ramo de tecnologia, cinema e do futebol desde 2021, oficializou a saída da liderança da clube, em decisão motivada pelo rebaixamento administrativo do time, além da dificuldade de adaptação do executivo à política local, segundo o próprio admitiu para o repórter André Gallindo.
No lugar, dois nomes foram anunciados: a empresária sul-coreana naturalizada americana Michele Kang na presidência, enquanto o alemão ex-Bayern De Munique, e também diretor na Eagle Football, Michael Gerlinger como CEO do Lyon.
A troca de comando marca um recomeço para o Lyon, que vive momento delicado após a perda da vaga na Ligue 1. Textor, que continuará à frente do grupo Eagle Football, afirmou que seus substitutos recorrerão da decisão que retirou o clube da primeira divisão francesa.
Michele Kang, bilionária do setor de tecnologia voltada à saúde, já havia adquirido o time feminino do Lyon em 2023. Agora, amplia sua atuação ao assumir também a equipe masculina e deve ter papel decisivo no processo de recuperação esportiva e institucional do clube. Michael Gerlinger, por sua vez, chegou à Eagle em março de 2024, após uma longa trajetória de 18 anos no Bayern de Munique. Ele ficará responsável pelas operações do dia a dia do Lyon.
Como a decisão afeta o Botafogo? ⭐
Além da turbulência vivida por Textor no futebol francês, o Botafogo tem parcela significativa na quebra do vínculo entre o empresário e Les Gones. O mandatário pretende direcionar mais atenção ao Botafogo, clube do qual é controlador majoritário. Em entrevista à Globo no sábado, ele afirmou que passará a visitar o Brasil com mais frequência e pretende se envolver mais diretamente nas decisões do Alvinegro.
Além do Glorioso, outra prioridade para Textor será a busca por um novo clube na Inglaterra, times como AFC Sunderland, Brentford e Nottingham Forest despontam como favoritos. Ele vendeu recentemente sua participação no Crystal Palace e segue no comando do Daring Brussels (antigo Rwd Molenbeek), da Bélgica.