Em noite espetacular na Arena Castelão, Botafogo goleia Fortaleza por 5 a 0 com Marçal inspirado e Renato Paiva detonado; um jogo pra dar moral na sequência da temporada



Marçal, Arthur Cabral e Newton - Foto: Vítor Silva/Botafogo


Com 2 gols de Fernando Marçal, lateral-esquerdo, improvisado de zagueiro, e jogando com um jogador a mais desde os cinco minutos da primeira etapa, o desfalcado Botafogo goleou o Fortaleza por 5 a 0 na noite deste sábado (9/8), na Arena Castelão, e conquistou a quarta vitória seguida fora de casa no Campeonato Brasileiro Série A 2025.


Foi também a quarta vitória em quatro jogos do técnico Davide Ancelotti como visitante no comando alvinegro. O Glorioso foi a 29 pontos e subiu para a quinta posição no Brasileirão, antes de voltar à disputa da Libertadores – na quinta-feira 14/8, tem jogo de ida das oitavas de final contra a LDU no Estádio Nilton Santos.


O jogo

A partida começou com o Botafogo tendo uma ótima chance para abrir o placar logo aos 2 minutos e meio, quando Vitinho que não caprichou no cruzamento na área, e a bola não chegou com qualidade pro Arthur Cabral abrir o placar.





O lance que mudaria a partida. Com cinco minutos do primeiro tempo, Gustavo Mancha deu um carrinho por cima e acertou a canela de Danilo. O árbitro Anderson Daronco expulsou o zagueiro do Fortaleza, mas o VAR Thiago Duarte Peixoto recomendou revisão. Daronco foi ao monitor e manteve a decisão de campo. O Fortaleza agora jogaria toda a partida com 10 jogadores.



 

O cenário se desenhou a favor do Botafogo, que abriu o placar aos 14 minutos: Alex Telles cobrou falta da direita e Marçal, de cabeça, na primeira trave, fez 1 a 0. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Savarino quase fez o segundo, de fora da área. No fim do primeiro tempo, o Fortaleza chegou a dar uns sustos, primeiro com Tinga, de cabeça, e depois com Herrera finalizando para fora, após uma saída errada de Newton.

 

Aos 35 minutos do primeiro tempo uma cena engraçada aconteceria, quando Danilo e Savarino trocavam passes, e Danilo iria fazer a devolução, Anderson Daronco acabou bloqueando a jogada, e pediu desculpas para Danilo, após o erro.


 

Aos 38 minutos e meio da etapa inicial, Davide Ancelotti e Andrew ¨Andy¨ Mangan um dos auxiliares técnicos, observam lances e estatísticas da partida no monitor.


 

No entanto, nos minutos de acréscimos, aos 49 minutos do primeiro tempo, o Botafogo marcou o segundo gol: Álvaro Montoro deu um passe açucarado entre os zagueiros, Arthur Cabral a la Fernando Torres nos tempos de Liverpool, entrou na área, e driblou o goleiro Vinícius Silvestre e chutou forte para as redes. Ele, que tem fama de carrasco do Fortaleza quando atuava pelo Ceará: fez 2 a 0 no placar.


 

A torcida do Fortaleza estava completamente irritada com o ocorrido, e até um Chinelo foi atirado no campo da Arena Castelão


O primeiro tempo foi encerrado com o Botafogo tendo essa vantagem no placar, após o intervalo Davide Ancelotti colocou Matheus Martins no lugar Álvaro Montoro.


Um segundo tempo Avassalador e de gols de minutagem



 

O Fogão decidiu o jogo no começo do segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Newton acertou a trave, num bonito chute. Aos três do segundo tempo, Alex Telles cobrou escanteio da esquerda, Arthur Cabral dominou a bola dentro da área, fez a parede e Marçal – ele de novo – chegou estufando a rede: 3 a 0.


 

A torcida do Fortaleza que há havia jogado até chinelo em campo, não teve outro alternativa, a não ser deixar a Arena Castelão, após mais um gol de Fernando Marçal. 


 

Aos 8 minutos do segundo tempo, Savarino cobrou bom escanteio da direita e David Ricardo, ex-Ceará, marcou o quarto, também de cabeça – o primeiro dele pelo Fogão.



Aos 17 minutos e 50 segundos da segunda etapa, aconteceu uma imagem que fez os Botafoguenses se sentirem representados de certa forma, Renato Paiva olhando pro campo com raiva, e olhar vazio, quando o Botafogo já tinha aplicado 4 a 0.




Depois disso, aos 26 minutos e 50 segundos o jogo ficou um longo tempo paralisado por conta do atendimento ao bandeirinha Jorge Eduardo Bernardi, que caiu feio e machucou o ombro, sem conseguir continuar – o quarto-árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn acabou fazendo a função no restante da partida. 


 

Já durante o tempo de acréscimo, aos 47 minutos do segundo tempo, Alex Telles fez ótimo passe Matheus Martins que fechou a conta, com um chute da entrada da área: Botafogo 5 a 0, e ainda tirou o peso de não marcar gol há bastante tempo antes deste lance. 




Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo vira a chave e enfrenta na próxima quinta-feira (14/8) a LDU, às 19h, no Estádio Nilton Santos, pelas oitavas de final da Libertadores. Depois, o Glorioso recebe o Palmeiras no domingo (17/8), às 20h30, também no Niltão, pela 20ª rodada do Brasileirão na abertura do segundo turno.


FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 0 X 5 BOTAFOGO

Estádio: Arena Castelão

Data-Hora: 9/8/2025 – 20h30

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)

Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Renda e público: R$ 577.377,00 / 31.645 torcedores

Cartões amarelos: Renato Paiva, Adam Bareiro e Kuscevic (FOR)

Cartões vermelhos: Gustavo Mancha 5’/1ºT (FOR)

Gols: Marçal 14’/1ºT (0-1), Arthur Cabral 50’/1ºT (0-2), Marçal 3’/2ºT (0-3), David Ricardo 8’/2ºT (0-4) e Matheus Martins 47’/2ºT (0-5)


FORTALEZA: Vinícius Silvestre; Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha e Weverson; Lucas Sasha, Matheus Pereira (Rossetto – Intervalo) e Lucca Prior (Yago Pikachu 19’/2ºT); Herrera (Adam Bareiro 13’/2ºT), Breno Lopes (Kervin Andrade 13’/2ºT) e Deyverson (Gastón Ávila 12’/1ºT) – Técnico: Renato Paiva.


BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho (Mateo Ponte 12’/2ºT), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Newton, Danilo (Huguinho 21’/2ºT) e Savarino (Joaquín Correa 12’/2ºT); Artur, Arthur Cabral (Mastriani 29’/2ºT) e Álvaro Montoro (Matheus Martins – Intervalo) – Técnico: Davide Ancelotti.


Assista aos melhores momentos:


Tabela do Brasileirão 2025 Série A: 

Standings provided by Sofascore


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem