Em sede da GDA Luma de Nova York: João Paulo Magalhães Lins trabalha ao lado de Gabriel de Alba, acordo com antigos credores, em ajustes finais da futura SAF do Botafogo


João Paulo Magalhães Lins e Gabriel de Alba - Foto Reprodução: CNN Brasil e Instagram


As negociações irão definir um novo capítulo na história do Botafogo seguem avançando nos Estados Unidos. O presidente do Botafogo Associativo, João Paulo Magalhães Lins, desembarcou em território Norte-americano no último dia 10 de junho de 2026 para uma série de reuniões estratégicas relacionadas ao futuro da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) alvinegra.


Segundo informações apuradas pela Gazeta Botafogo, a agenda teve início em Miami, na Flórida, onde João Paulo Magalhães participou de encontros com o empresário Gabriel de Alba e conheceu de perto a estrutura operacional da GDA Luma em uma das cidades mais importantes do Estado da Flórida. O movimento é considerado um dos mais importantes desde o início das discussões envolvendo a transição societária que redefinirá o controle da SAF botafoguense.


Após os compromissos em Miami, o dirigente seguiu para Nova York, onde estão concentradas as negociações consideradas mais sensíveis do processo. Em uma das grandes metrópoles do Hemisfério Norte, João Paulo foi convidado por Gabriel de Alba a conhecer a sede principal da GDA Luma, empresa apontada nos bastidores como futura controladora da SAF do Botafogo.


Ajustes financeiros entram na reta final


Fontes próximas às negociações, e apuradas pela Gazeta Botafogo, indicam que a etapa atual está concentrada na conclusão dos ajustes financeiros envolvendo a Ares, principal credora da Eagle BidCo. A estrutura financeira da holding tornou-se ainda mais complexa após a empresa passar a ser administrada judicialmente pela Cork Gully LLP em 27 de março de 2026.


O trabalho das partes tem como objetivo estabelecer uma solução definitiva para as obrigações financeiras existentes e para os compromissos herdados do período de gestão compartilhada, entre Lyon e Botafogo; anteriormente liderados por John Charles Textor.


Nos bastidores, interlocutores afirmam que um dos pontos centrais das discussões é a resolução das questões relacionadas ao chamado "caixa único", mecanismo financeiro que teria sido utilizado para movimentação de recursos, transferências entre diferentes ativos esportivos do grupo, incluindo Botafogo e Lyon.


A expectativa dos envolvidos é que a conclusão desse processo permita encerrar definitivamente as dúvidas e controvérsias que surgiram ao longo dos últimos anos, oferecendo maior previsibilidade financeira e segurança jurídica para todas as partes.


Michele Kang e Michael Gerlinger participarão da fase decisiva


Também participam das tratativas finais a empresária e presidente do OL, Michele Kang e o CEO Michael Gerlinger, atualmente figuras centrais na condução dos assuntos relacionados ao Lyon.


A presença dos dois dirigentes é vista como fundamental para a construção de um entendimento que contemple simultaneamente os interesses dos credores, dos investidores e dos clubes envolvidos.


Pessoas com conhecimento das negociações afirmam que os encontros realizados em Nova York têm sido marcados por um ambiente de cooperação e busca por soluções definitivas, com foco na transparência dos números e na formalização dos compromissos financeiros pendentes.


João Paulo permanece em Nova York


 

De acordo com a apuração da Gazeta Botafogo, João Paulo Magalhães permanece em Nova York acompanhando pessoalmente cada etapa das negociações.


O dirigente teria demonstrado confiança no andamento das conversas e sinalizado que pretende permanecer nos Estados Unidos até que todos os pontos considerados essenciais sejam solucionados.


A avaliação nos bastidores é de que as negociações caminham de forma positiva e que os avanços registrados nas últimas semanas aproximam as partes de um acordo considerado histórico para o futuro da Nova SAF do Botafogo de Futebol e Regatas.


Um novo recomeço para o Botafogo


Caso as tratativas sejam concluídas conforme o esperado, antes do final da Copa Do Mundo (19 de Julho de 2026), o Botafogo poderá iniciar uma nova fase em sua estrutura societária e administrativa. A possível entrada da GDA Luma como controladora da SAF é vista por integrantes do processo como uma oportunidade para estabelecer um modelo de governança mais sólido, com foco em sustentabilidade financeira, profissionalização da gestão e fortalecimento institucional.


Embora ainda existam etapas formais a serem concluídas, o clima entre os participantes das negociações é de otimismo cauteloso. A expectativa é que os próximos dias sejam decisivos para a definição dos termos finais deste grande acordo.


Enquanto isso, João Paulo Magalhães segue em Nova York trabalhando ao lado de Gabriel de Alba na construção do que diversas fontes classificam como um dos momentos mais importantes da história recente do Botafogo.


Se confirmada, a operação poderá representar não apenas uma mudança de controle societário, mas também o encerramento definitivo de um período de incertezas financeiras e a abertura de um novo ciclo para o clube de General Severiano, mais uma vez. O Botafogo voltará forte, e renovado, porém antes será necessário o torcedor ter um pouco de calma, após a passagem do ¨Furacão¨ Textor na parte financeiro do clube. Etapa por etapa, e gestão sólida farão o Botafogo se reconstruir com uma boa perspectiva de futuro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem