Ao entrar em campo contra o Estudiantes, nesta quarta-feira, Marlon Freitas tornou-se recordista no Botafogo. Agora, é o volante quem ocupa o posto de atleta com mais jogos de Conmebol Libertadores na história do Alvinegro. Antes, a alcunha pertencia ao goleiro Gatito Fernández, hoje no Cerro Porteño (PAR).
O camisa 17 chegou à 21ª partida pelo clube carioca na principal competição do continente contra o Estudiantes - foram 16 aparições na campanha do ano passado e cinco nesta temporada. Ele ultrapassou Gatito Fernández, que tem 20 (13 em 2017 e 7 em 2024).
A conquista da Libertadores foi a consagração da volta por cima de Marlon Freitas no Botafogo. Na temporada passada, o volante começou sob alvo de críticas - foi chamado, por exemplo, de pipoqueiro - e marcado pelo episódio da piscadinha contra o Palmeiras em 2023.
Ao longo de 2024, o capitão desenvolveu voz ativa no vestiário, se estabeleceu como um dos grandes líderes do elenco e foi um dos responsáveis por levantar a taça da Libertadores conquistada diante do Atlético-MG.
Já neste ano, Marlon Freitas foi inserido no bandeirão de ídolos da torcida, assim como Luiz Henrique - os dois são os únicos representantes do elenco passado.
Atletas com mais jogos de Libertadores pelo Botafogo:
Marlon Freitas - 21
Gatito Fernández e Gregore - 20
Barboza - 18
Savarino - 17
Mateo Ponte - 16
Jairzinho e Tchê Tchê - 15